Diferencial
A obra aborda a matemática como uma ciência com características próprias de investigação e linguagem presente nas mais diversas situações da vida social.
Assegura que os estudantes reconheçam a importância dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, além de estimular a investigação.
Pontos fortes
Na obra, investigação envolve todo o tipo de atividade acompanhada de situações problematizadoras que leve à busca ativa de dados ou informações. A proposta visa ao desenvolvimento do pensar e do agir de maneira científica no ensino da matemática, considerando também os conteúdos conceituais.
Destaques
- Processos matemáticos – envolve resolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos e de modelagem como desenvolvimento de competências para o letramento matemático e pensamento computacional.
- Educação Financeira na seção Ampliando Horizontes – a proposta é fornecer informações, dados e conhecimentos específicos que permitam aos estudantes fazer boas escolhas financeiras.
- Desenvolver o interesse dos estudantes por estratégias de resolução de problemas, de maneira que se tornem capazes de compreender, identificar informações pertinentes, tomar decisões e saber comunicá-las.
- Destaque em temas que tratam da história da matemática e curiosidades relacionadas à matemática no dia a dia.
- Retomada e integração dos conteúdos dos capítulos como uma avaliação na seção Atividades Integradas. É possível observar dificuldades que ainda persistam e retomar conceitos.
Autores
Carlos N. C. de Oliveira
- Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).
- Especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA).
- Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Professor e coordenador de ensino de Matemática.
Felipe Fugita
- Professor de Matemática.
- Licenciado em Matemática pelo IME-USP.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 328 | 436 |
7 | 312 | 430 |
8 | 256 | 374 |
9 | 312 | 430 |