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O PNLD é um programa destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de Educação Básica e às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas.
1. Aprimorar o processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas de Educação Básica, com a consequente melhoria da qualidade da educação.
2. Garantir padrão de qualidade do material de apoio à prática educativa utilizado nas escolas públicas de educação básica.
3. Democratizar o acesso às fontes de informação e cultura.
4. Fomentar a leitura e o estímulo à atitude investigativa dos estudantes.
5. Apoiar a atualização, a autonomia e o desenvolvimento profissional do professor.
6. Apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Regularmente, o Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada:
I. Educação Infantil
II. Anos iniciais do Ensino Fundamental
III. Anos finais do Ensino Fundamental
IV. Ensino Médio
A oferta de materiais didáticos para escolha no PNLD dos Anos Iniciais será diferente. Teremos ofertas separadas por objetos:
OBJETO 01: Obras Didáticas
OBJETO 02: Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem
OBJETO 03: Obras Literárias
OBJETO 04: Obras Pedagógicas para Professores e Gestores, e Recursos Educacionais Digitais.
A escola deve escolher Obras Didáticas por área e/ou por componente ou especialidade, conforme abaixo:
Obras por área:
I. Língua Portuguesa
II. Arte e Educação Física
III. Matemática
IV. Ciências da Natureza
V. Ciências Humanas
Obras por componente ou especialidade:
I. Arte
II. Educação Física
III. Geografia
IV. História
V. Projetos Integradores
Para o estudante:
Para o aluno, a coleção da área de Arte e Educação Física é composta apenas por livros de Arte.
Para o professor:
(Exceto Arte e Educação Física, que acompanham adicionalmente mais dois volumes dedicados a Educação Física).
Para o estudante:
Para o professor:
A escola deve escolher os Livros e Manuais de Práticas e Acompanhamento de Aprendizagem por área e/ou por componente ou especialidade, conforme abaixo:
Obras por área:
I. Língua Portuguesa
II. Matemática
III. Ciências da Natureza
IV. Ciências Humanas
Obras por componente ou especialidade:
I. Arte
II. Geografia
III. História
Para o estudante:
Para o professor:
Para o estudante:
Para o professor:
A escola deve escolher obras literárias conforme abaixo:
Obras da categoria 1:
Obras da categoria 2:
Para o estudante, em ambas as categorias:
O videotutorial para o estudante não é obrigatório.
Para o professor, em ambas as categorias:
O videotutorial para o professor não é obrigatório.
A escola deve escolher obras pedagógicas para professores e gestores, e recursos educacionais digitais, conforme abaixo:
Obras pedagógicas:
Obras de apoio à prática educativa e gestão escolar com o tema Avaliações Educacionais.
Recursos educacionais digitais por área:
I. Língua Portuguesa
II. Arte e Educação Física
III. Matemática
IV. Ciências da Natureza
V. Ciências Humanas
Para o professor:
O videotutorial para o professor não é obrigatório.
Para o gestor:
O videotutorial para o gestor não é obrigatório.
Para o professor:
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