Diferencial
A obra apresenta aos estudantes ideias e conceitos epistemológicos no contexto investigativo, contribuindo no desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas, análise de informações, argumentação e tomada de decisão baseada em fatos.
Pontos fortes
Na coleção há uma preocupação em reconhecer que a ciência, em especial Ciências da Natureza, tem uma abordagem própria no reconhecimento e análise sobre os problemas. Ao mesmo tempo que busca evitar a fragmentação dos conhecimentos com propostas e contextualizações interdisciplinares.
Destaques
- Desenvolvimento do letramento científico na proposição de reflexões sobre a origem das ciências.
- Ciência Dinâmica – como acontece a elaboração das teorias, além de pontuar a importância das divergências na construção do conhecimento.
- Relação entre conteúdos estudados e questões importantes da sociedade, por meio de textos de circulação social.
- Proposição de planejamento e realização de projetos temáticos, consolidando a interdisciplinaridade e envolvendo conhecimentos desenvolvidos ao longo de todas as unidades do ano.
Autores
Ana Luiza Petillo Nery
- Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
- Doutora em Ciências pela USP.
- Professora de Química.
André Catani
- Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- Professor de Ciências e Biologia.
João Batista Aguilar
- Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela USP.
- Mestre em Ecologia pela USP.
- Doutor em Ciências pela USP.
- Professor de Ciências e Biologia.
Gustavo Isaac Killner
- Bacharel e licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP).
- Mestre em Ciências pela USP.
- Doutor em Educação pela USP.
- Licenciado em Pedagogia pela USP.
- Especialista em Ensino Mediado por Computadores pela Universidade de Tsukuba, Japão.
- Especialista em Formação de Professores para Cursos Semipresenciais e de Educação a Distância pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
- Professor de Ciências, Física e Teorias de Currículo e de Ensino e Aprendizagem.
Editor responsável: André Zamboni
- Licenciado em Ciências Biológicas pela Unicamp.
- Especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp.
- Editor de livros didáticos.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 256 | 336 |
7 | 256 | 344 |
8 | 224 | 304 |
9 | 264 | 344 |