Proposta da coleção
Esta coleção do componente Arte se estrutura em dois volumes para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Ela mobiliza as linguagens de artes visuais, teatro, dança e música, promovendo a interdisciplinaridade e abordagens integradas entre as artes e outros componentes curriculares.
Os estudantes têm contato com os diferentes modos de fazer, apreciar e contextualizar por meio da Abordagem Triangular. A obra articula observação, experimentação, prática e reflexão, valorizando os contextos culturais e sociais para a construção de repertórios estéticos e críticos.
A obra também estimula o desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC, promovendo a autonomia, o protagonismo e o pensamento crítico. Assim, torna os estudantes sujeitos de sua própria aprendizagem, integrando também os temas contemporâneos transversais de forma orgânica.
A coleção também promove atitudes, valores universais e competências socioemocionais, incentivando a colaboração e a resolução de conflitos. Isso contribui para uma formação cidadã consciente, pautada na ética, na liberdade, na justiça e na solidariedade.
E pensando nas demandas do século XXI, a obra proporciona o apoio à alfabetização e ao letramento, além de fomentar habilidades da computação. Além disso, garante uma aprendizagem consistente e significativa, favorecendo a criatividade e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Pontos fortes
1. Equilíbrio entre conhecimentos, contextualização e fazer artístico
A coleção equilibra o estudo conceitual das linguagens artísticas, a contextualização sociocultural e a prática criativa. Através de seções como Pesquise!, Curtiu? e Explore, experimente e crie!, o estudante compreende a arte como forma de conhecimento e identidade. O boxe Multiteca complementa esse percurso, conectando o aprendizado escolar ao mundo e ampliando o repertório cultural.
2. Conjunto e variedade de atividades
Propostas diversificadas garantem progressão na alfabetização e na aprendizagem artística. Avaliações diagnósticas e somativas ocorrem em Boas-vindas e Até breve!, enquanto a Ciranda resgata conhecimentos prévios. Destaque para a seção Explore, experimente e crie!, núcleo do fazer artístico, e o ícone Saber Ser, que promove empatia, cooperação e respeito.
3. Interdisciplinaridade em sintonia com os conteúdos do componente
O componente Arte é tratado como um espaço de diálogo entre saberes. O boxe Arte e… relaciona temas contemporâneos a áreas como História, Geografia e Ciências, enquanto o selo Artes integradas entrelaça artes visuais, música, dança e teatro em processos criativos. Essa abordagem favorece uma leitura crítica do mundo e da arte como fenômeno social.
4. Práticas de criação
Pautada na Abordagem Triangular (fazer, ler e contextualizar), a obra prioriza a prática na seção Explore, experimente e crie!. As atividades orientadas, com materiais acessíveis e passo a passo, incentivam o protagonismo, o trabalho em equipe e a reflexão crítica dos estudantes sobre suas próprias produções e as de seus pares.
5. Pesquisa e cultura digital
A coleção fomenta o “aprender a aprender” com a seção Pesquise!, envolvendo a comunidade escolar e familiares no processo investigativo. A seção Universo digital promove a alfabetização digital e as habilidades de Computação da BNCC, capacitando os estudantes a criar, comunicar e refletir criticamente sobre o ambiente digital.
Autores
Artes visuais
Aline Galvão de Lima e Fabiano Moreira
Teatro
Mariana Lima Muniz
Música
Maurilio Rocha
Dança
Ana Cristina Carvalho Pereira
Composição da oferta
- Livro impresso: 2 volumes da coleção do componente curricular Arte (LE e LP)
- Livro digital em HTML5 com objetos digitais: 2 volumes da coleção do componente curricular Arte (LE e LP). Objetos digitais por volume:
| Tipo | 1 | 2 |
| Áudio | 10 | 10 |
| Infográfico clicável | 6 | 6 |
