voltar

Alive!

Compreendendo o ensino da Língua Inglesa como uma atividade social sempre em movimento, a coleção permite o engajamento dos estudantes ao envolvê-los na construção de conhecimentos que contribuem para o exercício da cidadania e favorecem a relação cultural de diferentes falantes da Língua Inglesa.
Língua Inglesa
Código da coleção 0098 P24 01 00 200 090
CONHEÇA A COLEÇÃO

Diferencial

A intencionalidade da obra é oferecer aos professores e estudantes uma relação no uso prático da língua, considerando contextos de falantes não nativos. Isso significa reconhecer as variações na pronúncia e escrita em diferentes países.

As atividades e textos propostos levam os estudantes ao caminho da reflexão, comunicação e interação em um mundo mediado pela linguagem. Apoiam-se em uma visão de aprendizagem dinâmica, processual e em constante evolução. A obra também reconhece que os estudantes e contextos educacionais são distintos, e cada um segue uma trilha de aprendizagem própria.

Pontos fortes

A coleção se organiza com base nas quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita ou leitura (reading), compreensão oral (listening), produção escrita (writing) e produção oral (speaking). Sendo que essas habilidades não ocorrem de modo isolado nas práticas sociais.

Destaques

  • O enfoque de um tema transversal contemporâneo se fundamenta na problematização da realidade, na associação das habilidades e competências, articulando com a resolução de problemas. Ex.: economia, meio ambiente, saúde, cidadania.
  • Desenvolvimento do multiletramento e aplicação do Pensamento computacional – seção Research in action – estimulando atitude investigativa, habilidade para detectar e solucionar problemas no contexto de mundo do jovem.
  • Interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação, favorecendo a conexão entre os saberes. Estudo de conteúdos de diferentes componentes curriculares por meio da Língua Inglesa confere novo significado ao aprendizado.
  • Uso de portfólios para registro da produção textual em diferentes modelos ao longo da coleção: rede social, revista, página web, scrapbook
  • Concepção sociointeracional – atividades que privilegiam aprendizagem em pares e trabalho colaborativo. Tarefas em duplas ou pequenos grupos, discussões em sala.
  • Trabalho com vocabulário passa pelo desenvolvimento de compreensão e produção, tanto da escrita quanto da oralidade. Não são abordados de forma isolada. Vocabulary corner, Let’s play e Learning strategies.

Autores

Junia Braga

  • Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.
  • Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

Marcos Racilan

  • Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG.
  • Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
  • Professor de Língua Inglesa no Cefet-MG.

Ronaldo Gomes

  • Mestre em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.
  • Doutor em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.
  • Professor de Língua Inglesa na FALE-UFMG.

Composição da obra

Número de páginas de cada volume:

Volume  Livro do estudante  Livro do professor 
6 192 280
7 200 288
8 200 288
9 208 296

6° ano

Baixar PDF

7° ano

Baixar PDF

8° ano

Baixar PDF

9° ano

Baixar PDF