Diferencial
A intencionalidade da obra é oferecer aos professores e estudantes uma relação no uso prático da língua, considerando contextos de falantes não nativos. Isso significa reconhecer as variações na pronúncia e escrita em diferentes países.
As atividades e textos propostos levam os estudantes ao caminho da reflexão, comunicação e interação em um mundo mediado pela linguagem. Apoiam-se em uma visão de aprendizagem dinâmica, processual e em constante evolução. A obra também reconhece que os estudantes e contextos educacionais são distintos, e cada um segue uma trilha de aprendizagem própria.
Pontos fortes
A coleção se organiza com base nas quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita ou leitura (reading), compreensão oral (listening), produção escrita (writing) e produção oral (speaking). Sendo que essas habilidades não ocorrem de modo isolado nas práticas sociais.
Destaques
- O enfoque de um tema transversal contemporâneo se fundamenta na problematização da realidade, na associação das habilidades e competências, articulando com a resolução de problemas. Ex.: economia, meio ambiente, saúde, cidadania.
- Desenvolvimento do multiletramento e aplicação do Pensamento computacional – seção Research in action – estimulando atitude investigativa, habilidade para detectar e solucionar problemas no contexto de mundo do jovem.
- Interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação, favorecendo a conexão entre os saberes. Estudo de conteúdos de diferentes componentes curriculares por meio da Língua Inglesa confere novo significado ao aprendizado.
- Uso de portfólios para registro da produção textual em diferentes modelos ao longo da coleção: rede social, revista, página web, scrapbook…
- Concepção sociointeracional – atividades que privilegiam aprendizagem em pares e trabalho colaborativo. Tarefas em duplas ou pequenos grupos, discussões em sala.
- Trabalho com vocabulário passa pelo desenvolvimento de compreensão e produção, tanto da escrita quanto da oralidade. Não são abordados de forma isolada. Vocabulary corner, Let’s play e Learning strategies.
Autores
Junia Braga
- Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.
- Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.
Marcos Racilan
- Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG.
- Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
- Professor de Língua Inglesa no Cefet-MG.
Ronaldo Gomes
- Mestre em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.
- Doutor em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.
- Professor de Língua Inglesa na FALE-UFMG.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 192 | 280 |
7 | 200 | 288 |
8 | 200 | 288 |
9 | 208 | 296 |