Proposta da coleção
Esta coleção tem como função dialogar com o compromisso com a educação integral estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a relação entre o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais e os sujeitos e suas experiências de vida.
Um dos princípios se fundamenta na concepção da juventude como fase importante da vida, percebe os jovens como sujeitos sociais, reconhece a diversidade entre eles como valor e cria condições para que construam sua identidade e estruturem seu projeto de vida. Por isso, esta obra busca propiciar o desenvolvimento de jovens protagonistas que conheçam seus interesses e anseios e se posicionem com fundamento em suas escolhas, decisões e ações, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
Nesta coleção, deu-se também atenção ao contexto educacional contemporâneo, com suas características e seus desafios, levando em consideração as seguintes questões:
- Como garantir aprendizagens significativas, promover o desenvolvimento de competências e, ao mesmo tempo, dialogar com os interesses dos jovens estudantes, de modo a proporcionar uma relação positiva com o conhecimento?
- Como construir uma coleção que responda de maneira não fragmentada aos princípios estabelecidos?
- Como preparar as novas gerações para conduzir com autonomia situações de grande complexidade, seja no contexto escolar, seja em outros âmbitos da vida?
Pontos fortes
Conjunto de exercícios
Apresenta exercícios em quantidade adequada ao cotidiano do estudante e do professor, em diferentes complexidades, abordando diferentes aspectos do conteúdo. Sempre que o tema permite, o material apresenta problemas relacionados a outras áreas do conhecimento ou assuntos do dia a dia.
Trabalho com diferentes tecnologias
São utilizadas novas mídias e tecnologias educacionais para favorecer as aprendizagens. Recomenda recursos de acesso gratuito na internet, de modo que não haja impedimento para resolver os problemas propostos, evitando dificuldades para aqueles que não têm familiaridade com o computador.
Temas atuais, linguagem clara e acessível
Os textos e as atividades foram idealizados para auxiliar o professor no desenvolvimento das aulas, especialmente no que diz respeito à fundamentação teórica de cada tema e também para permitir ao estudante desenvolver autonomia em relação à leitura e à compreensão dos assuntos.
Momentos para conversa e reflexão em grupo
É proposto o trabalho em grupo e momentos para conversa em diversas oportunidades, pois aprender com o outro é essencial para a formação do jovem, para as demandas complexas da vida cotidiana ou para o pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Autores
Fabricio Eduardo Ferreira; Katia Stocco Smole; Maria Ignez Diniz
Composição da oferta
- Livro impresso: 3 volumes da coleção Ser Protagonista Matemática – 1º ao 3º ano do ensino médio (Livros do Estudante e Livros do Professor).
- Livro digital: 3 volumes de Matemática – 1º ao 3º ano do ensino médio (Livros do Estudante e Livros do Professor)
Recursos digitais por volume:
Tipo |
Vol. 1 | Vol. 2 |
Vol. 3 |
Vídeo |
3 | 3 |
3 |
Carrossel de imagem com 4 imagens |
2 | 2 |
2 |
Infográfico clicável |
3 | 3 |
3 |
Podcast |
3 | 3 |
3 |
Mapa clicável |
1 | 1 |
1 |