Diferencial
A coleção desenvolve a habilidade de identificar e compreender as diversas realidades recorrentes da ação do homem no espaço ao longo do tempo.
A obra favorece o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, relacionando os processos históricos e seus desdobramentos no espaço. Ou seja, os alunos são estimulados a perceber a influência dos tempos sociais e dos tempos da natureza na construção e reconstrução do espaço.
Pontos fortes
O ensino da geografia apresentado incentiva o questionamento sobre apropriação e a transformação da natureza, a organização dos territórios, a transformação dos lugares e as relações entre o local, o regional, o nacional e o global.
Destaques
- Abordagem por meio de diferentes linguagens e gêneros textuais – música, poema, charge, infográfico, entrevista, textos jornalísticos, fotografias, mapas e outros.
- Leitura de paisagem como atividade recorrente e fundamental para se conhecer os processos de construção do espaço e interpretar o mundo em que vivemos.
- As relações espaço-temporais – enfoque das particularidades dos tempos naturais e tempos sociais para análise do espaço geográfico.
- Trabalho de campo – sair de sala para explorar elementos naturais, sociais e culturais. Qualquer lugar pode ser considerado para uma aula de campo (dentro ou fora da escola).
- Representações – seção especial com objetivo de familiarizar os estudantes com termos específicos, contribuindo para alfabetização cartográfica e desenvolvimento do raciocínio geográfico.
Autores
Fernando dos Santos Sampaio
- Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
- Doutor em Geografia Humana pela USP.
- Professor de Geografia em escolas da rede pública e particular e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Marlon Clovis Medeiros
- Licenciado em Geografia pelo Centro de Ciências da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
- Mestre em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
- Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 248 | 336 |
7 | 248 | 336 |
8 | 264 | 352 |
9 | 264 | 352 |