voltar

Geração Alpha Geografia

Entendendo o espaço geográfico como aquele historicamente produzido pelas sociedades humanas, a coleção oferece condições para os estudantes refletirem sobre suas próprias relações sociais e suas relações com o meio, permitindo maior capacidade de participação social.
Geografia
Código da coleção 0104 P24 01 00 208 050
CONHEÇA A COLEÇÃO

Diferencial

A coleção desenvolve a habilidade de identificar e compreender as diversas realidades recorrentes da ação do homem no espaço ao longo do tempo.

A obra favorece o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, relacionando os processos históricos e seus desdobramentos no espaço. Ou seja, os alunos são estimulados a perceber a influência dos tempos sociais e dos tempos da natureza na construção e reconstrução do espaço.

Pontos fortes

O ensino da geografia apresentado incentiva o questionamento sobre apropriação e a transformação da natureza, a organização dos territórios, a transformação dos lugares e as relações entre o local, o regional, o nacional e o global.

Destaques

  • Abordagem por meio de diferentes linguagens e gêneros textuais – música, poema, charge, infográfico, entrevista, textos jornalísticos, fotografias, mapas e outros.
  • Leitura de paisagem como atividade recorrente e fundamental para se conhecer os processos de construção do espaço e interpretar o mundo em que vivemos.
  • As relações espaço-temporais – enfoque das particularidades dos tempos naturais e tempos sociais para análise do espaço geográfico.
  • Trabalho de campo – sair de sala para explorar elementos naturais, sociais e culturais. Qualquer lugar pode ser considerado para uma aula de campo (dentro ou fora da escola).
  • Representações – seção especial com objetivo de familiarizar os estudantes com termos específicos, contribuindo para alfabetização cartográfica e desenvolvimento do raciocínio geográfico.

Autores

Fernando dos Santos Sampaio

  • Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Doutor em Geografia Humana pela USP.
  • Professor de Geografia em escolas da rede pública e particular e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Marlon Clovis Medeiros

  • Licenciado em Geografia pelo Centro de Ciências da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
  • Mestre em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
  • Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste.

Composição da obra

Número de páginas de cada volume:

Volume  Livro do estudante  Livro do professor 
6 248 336
7 248 336
8 264 352
9 264 352

6° ano

Baixar PDF

7° ano

Baixar PDF

8° ano

Baixar PDF

9° ano

Baixar PDF