Diferencial
A coleção estabelece como objetivo de ensino os conhecimentos que mobilizam situações de comunicação nas instâncias de leitura, escuta e produção de texto (escritos ou orais). Conhecimentos que se referem às características propriamente ditas dos textos, gêneros e linguísticos.
O material é elaborado de maneira a articular a ação docente a partir dos eixos: leitura, produção de texto, oralidade, análise linguística/semiótica. As produções textuais são estruturadas em sequências que ajudam os estudantes na organização do pensamento: proposta (contextualização), planejamento (etapas numeradas), avaliação e reescrita.
Destaques
- Associação entre textos e contextos – sujeito capaz de agir no mundo por meio da linguagem.
- Textos principais dos capítulos e as atividades podem gerar oportunidades para interação com demais componentes curriculares – interação interdisciplinar.
- Texto em estudo – atividades que propiciam a compreensão e a interpretação de textos lidos ou assistidos, e o estudo de gêneros.
- A estrutura gramatical, linguística da seção Língua em Estudo e a ortografia da seção Escrita em pauta são processos para levar os estudantes à produção de gêneros escritos, orais e multimodais na seção Agora é com você.
- Atividades – conjunto significativo de atividades que permeiam toda a coleção.
Autores
Cibele Lopreste Costa
- Bacharela em Letras, Mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
- Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede particular.
Everaldo Nogueira
- Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade de Guarulhos (UNG).
- Especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto Alberto Mesquita de Camargo da Universidade São Judas Tadeu (USJT).
- Mestre e Doutor em Língua Portuguesa pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Professor e coordenador de Língua Portuguesa na rede particular.
Greta Marchetti
- Bacharela e licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
- Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
- Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular.
Maria Virgínia Scopacasa
- Bacharela e licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
- Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular.
Mirella L. Cleto
- Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
- Professora de Língua Portuguesa na rede particular.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 280 | 400 |
7 | 304 | 424 |
8 | 296 | 416 |
9 | 304 | 424 |