voltar

Geração Alpha Língua Portuguesa

Os textos atuam como norteadores da ação docente para reflexão dos eixos de ensino da Língua Portuguesa, criando espaço para debates, reflexões e letramento. A coleção mantém alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao preparar o jovem para uso das diferentes linguagens.
Língua Portuguesa
Código da coleção 0100 P24 01 00 200 010
CONHEÇA A COLEÇÃO

Diferencial

A coleção estabelece como objetivo de ensino os conhecimentos que mobilizam situações de comunicação nas instâncias de leitura, escuta e produção de texto (escritos ou orais). Conhecimentos que se referem às características propriamente ditas dos textos, gêneros e linguísticos.

O material é elaborado de maneira a articular a ação docente a partir dos eixos: leitura, produção de texto, oralidade, análise linguística/semiótica. As produções textuais são estruturadas em sequências que ajudam os estudantes na organização do pensamento: proposta (contextualização), planejamento (etapas numeradas), avaliação e reescrita.

Destaques

  • Associação entre textos e contextos – sujeito capaz de agir no mundo por meio da linguagem.
  • Textos principais dos capítulos e as atividades podem gerar oportunidades para interação com demais componentes curriculares – interação interdisciplinar.
  • Texto em estudo – atividades que propiciam a compreensão e a interpretação de textos lidos ou assistidos, e o estudo de gêneros.
  • A estrutura gramatical, linguística da seção Língua em Estudo e a ortografia da seção Escrita em pauta são processos para levar os estudantes à produção de gêneros escritos, orais e multimodais na seção Agora é com você.
  • Atividades – conjunto significativo de atividades que permeiam toda a coleção.

Autores

Cibele Lopreste Costa

  • Bacharela em Letras, Mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede particular.

Everaldo Nogueira

  • Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade de Guarulhos (UNG).
  • Especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto Alberto Mesquita de Camargo da Universidade São Judas Tadeu (USJT).
  • Mestre e Doutor em Língua Portuguesa pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Professor e coordenador de Língua Portuguesa na rede particular.

Greta Marchetti

  • Bacharela e licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
  • Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular.

Maria Virgínia Scopacasa

  • Bacharela e licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular.

Mirella L. Cleto

  • Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
  • Professora de Língua Portuguesa na rede particular.

Composição da obra

Número de páginas de cada volume:

Volume  Livro do estudante  Livro do professor 
6 280 400
7 304 424
8 296 416
9 304 424

6° ano

Baixar PDF

7° ano

Baixar PDF

8º Ano

Baixar PDF

9º Ano

Baixar PDF