Proposta da coleção
A obra está baseada em referências normativas e diretrizes para o Ensino Médio, especialmente por meio do trabalho com os objetos de conhecimento, as competências e as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular. Além de sugerir propostas que mobilizam os temas contemporâneos transversais.
As propostas de ensino e de aprendizagem da coleção têm como foco partir da realidade dos educandos, sempre que possível, problematizando-as e relacionando-as em níveis locais, regionais e mundiais. São fruto de realidades socioeconômicas, políticas e culturais diversificadas e complexas, que podem ser mais bem compreendidas de um ponto de vista interdisciplinar que rompa com a fragmentação do saber.
Para isso, numa visão mais ampla, as estratégias pedagógicas e metodológicas apresentadas na coleção são:
- Ênfase na metodologia de pesquisa;
- Abordagens que incentivam a interculturalidade e a decolonialidade;
- Uso de metodologias ativas, com foco na resolução de problemas e no incentivo do protagonismo juvenil;
- Apresentação de conteúdos que visam ressignificar os espaços tradicionais da escola.
Pontos fortes
Abordagem de temas atuais e de contextos ilustrativos da realidade dos estudantes, em sua diversidade nacional e regional
Considerando a diversidade das escolas e dos jovens brasileiros, a proposta de trabalhar com temas atuais e contextos ilustrativos aproxima a abordagem própria das Ciências Sociais da esfera cotidiana dos estudantes, evidenciando os nexos de sentido entre a perspectiva acadêmica-científica e a compreensão da realidade. Como consequência, os estudantes se apropriam das ferramentas conceituais e as utilizam para identificar as permanências e transformações da sociedade brasileira ao longo do processo histórico, bem como as semelhanças e diferenças com outros contextos socioculturais.
Trabalho sistemático com atividades reflexivas e situações de aprendizagem
A adoção de uma linguagem dialogada e de três tipos de boxes com propostas diferentes garantem o trabalho sistemático com atividades em paralelo ao estudo dos temas. Essas situações de aprendizagem incentivam a autonomia e o protagonismo do estudante, colocando-o como agente ativo no seu percurso formativo.
Promove a educação para a transformação social com abordagens que incentivam a interculturalidade e a decolonialidade
É com o objetivo de valorizar outras matrizes de pensamento que se promove o respeito e a valorização dos conhecimentos e saberes da comunidade, além de conscientizar os estudantes sobre as responsabilidades individuais e coletivas em relação aos espaços físicos e culturais.
Autores
Filosofia
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.
Editora responsável: Valéria Vaz
Geografia
Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.
História
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.
Editora responsável: Valéria Vaz
Sociologia
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.
Editora responsável: Valéria Vaz
Composição da oferta
Livro impresso, 4 volumes:
- Ser Protagonista Filosofia – Volume único (LE e LP)
- Ser Protagonista Geografia – Volume único (LE e LP)
- Ser Protagonista História – Volume único (LE e LP)
- Ser Protagonista Sociologia – Volume único (LE e LP)
Objetos digitais:
Tipo |
Filosofia | Geografia | História | Sociologia |
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Vídeo |
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Infográfico clicável |
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Carrossel de imagens | 2 | 2 | 2 |
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