Proposta da coleção
As estratégias pedagógicas e metodológicas entram em consonância por meio dos três pilares que alicerçam a coleção. São eles:
Decolonialidade: essa perspectiva convida à reflexão acerca das relações de poder e de seus impactos na educação e da criação de espaços nos quais vozes marginalizadas sejam reconhecidas e valorizadas por meio da ampliação da visão de mundo dos estudantes e de sua conscientização social. Assim, nesta coleção reconhecemos a língua espanhola com suas múltiplas vozes e realidades, em contraposição a uma visão hegemônica e eurocêntrica.
Interculturalidade: este pilar promove a interação entre culturas, reconhece que todas devem ter os mesmos direitos e que não existe uma melhor que a outra. Também tenta romper com qualquer tipo de exclusão, preconceito e estereótipos. Assim, por meio da abordagem de diferentes culturas, em especial as dos países falantes de espanhol, e do diálogo com a diversidade brasileira, a coleção enfatiza o respeito aos muitos modos de ver, pensar, agir e viver no mundo. Desta forma, este pilar promove propostas educativas mais inclusivas, equitativas, que oportunizam a reflexão crítica e o respeito mútuo.
Contextualização: na obra este pilar é entendido como uma prática que impulsiona o envolvimento. Assim, para envolver os estudantes, é preciso contextualizar as propostas e promover diálogos significativos com o mundo que está sendo compartilhado, seja o hispanofalante, o local ou o global. A contextualização é uma estratégia pedagógica que aproxima os objetos de conhecimento dos saberes que os estudantes já possuem, para tornar a aprendizagem mais situada e significativa.
Pontos fortes
Temas relevantes para os estudantes
Os temas de cada Viaje são atuais e fazem parte do universo dos estudantes de Ensino Médio. Além de permitirem a aproximação do mundo dos estudantes à escola, possibilitam o ensino contextualizado da língua espanhola, tornando a aprendizagem muito mais significativa e instigante. Alguns dos temas abordados são: países falantes de espanhol e sua diversidade, recursos naturais desses países e preservação do meio ambiente, povos tradicionais falantes de espanhol, técnicas para estudo, intersecções socioculturais, a influência nas redes sociais, alimentação saudável, combate a preconceitos, entre outros.
Variedade de gêneros discursivos e atividades contextualizadas
Em toda a seção En el camino, os eixos de leitura, oralidade e produção textual estão em diálogo com os temas apresentados e trazem uma variedade de gêneros discursivos e seus campos de atuação. Artigos científicos, reportagens, notícias, leis, poemas e outros gêneros são abordados de forma a considerar a faixa etária dos estudantes e seus conhecimentos prévios.
Produção textual e metodologias ativas
A seção Desembarque traz uma proposta de produção textual dividida em etapas que envolvem desde o planejamento, a pesquisa e a escrita, até a revisão e o compartilhamento das produções. Nessa seção, os estudantes exercem a autonomia, a análise crítica e a criatividade, fazendo pesquisas e escolhas que vão orientar as produções.
Livro do Professor com orientações pertinentes
O Livro do Professor traz explicações fundamentais para o entendimento das bases teórico-metodológicas da obra, sugestões de cronograma para planejamento anual do professor, orientações didáticas, curiosidades, referências bibliográficas para ampliar os assuntos discutidos e atividades extras que auxiliam na prática docente no dia a dia.
Autores
Ludmila Coimbra, Carlos Silva Júnior e Selma Leão.
Composição da oferta
- Puentes Língua Espanhola – Volume único (LE e LP)
Objetos digitais:
Tipo |
Quantidade |
Vídeo |
3 |
Podcast |
3 |
Áudio |
39 |
Carrossel de imagens |
2 |
Infográfico interativo |
3 |
Mapa clicável |
1 |