Diferencial
Sua proposta valoriza os conhecimentos prévios do estudante e, a partir da abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), contextualiza os desafios atuais do mundo, desenvolve habilidades e valores, como o respeito à diversidade cultural, e permite a troca de ideias na sala de aula.
Apresenta as artes por meio da experiência sensorial com os materiais; favorece a expressão, apreciação, fruição e experimentação de procedimentos e técnicas artísticas em processos de criação.
Pontos fortes
Apoiada nas metodologias ativas e nos fundamentos da aprendizagem colaborativa, a nova edição da coleção Rumos da Arte incentiva os estudantes a refletirem criticamente sobre a relação das artes com os contextos históricos e sociais nos quais são produzidas. Também os estimula a se relacionarem com as manifestações artísticas de várias maneiras possíveis, entendendo e explorando sua interação com outros componentes curriculares e outras áreas do conhecimento.
Destaques
- A coleção trabalha as seis dimensões do conhecimento artístico – criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão – por meio da Abordagem Triangular. Essa abordagem propõe ensino da arte com interação entre contextualização, produção e leitura de imagem.
- Ampliação do repertório cultural para além das obras célebres, valorizando os artistas pouco conhecidos e as culturas das comunidades regionais.
- O ensino da arte no fazer e ver a arte, que permite a contextualização de diferentes áreas e ciências. A contextualização, por sua vez, como abertura para a interdisciplinaridade e para a leitura social.
- Temas e linguagem que favorecem os interesses e necessidades da juventude no processo criativo.
Autores
Mariana Lima Muniz
- Título Superior em Teatro pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (Espanha).
- Doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha).
- Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Autora de livro didático de Arte.
- Atriz e diretora teatral.
Maurilio Rocha
- Estudos Avançados em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
- Pós-doutor pelo Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal).
- Professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
- Autor de livro didático de Arte.
- Músico.
Rodrigo Vivas
- Licenciado em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
- Mestre em História pela UFMG.
- Doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- Professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
- Diretor de Ação Cultural da UFMG.
- Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
Ana Cristina Carvalho Pereira
- Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).
- Mestra em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
- Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG.
- Professora da Escola de Belas Artes da UFMG.
- Maître, bailarina e coreógrafa.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 128 | 176 |
7 | 128 | 176 |
8 | 128 | 176 |
9 | 128 | 176 |