voltar

Rumos da Arte

Desenvolver o olhar crítico para a arte é um dos principais objetivos da coleção, que explora a arte como componente curricular e sua relação com a história e a sociedade.
Arte
Código da coleção 0004 P24 01 00 200 060
CONHEÇA A COLEÇÃO

Diferencial

Sua proposta valoriza os conhecimentos prévios do estudante e, a partir da abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), contextualiza os desafios atuais do mundo, desenvolve habilidades e valores, como o respeito à diversidade cultural, e permite a troca de ideias na sala de aula.

Apresenta as artes por meio da experiência sensorial com os materiais; favorece a expressão, apreciação, fruição e experimentação de procedimentos e técnicas artísticas em processos de criação.

Pontos fortes

Apoiada nas metodologias ativas e nos fundamentos da aprendizagem colaborativa, a nova edição da coleção Rumos da Arte incentiva os estudantes a refletirem criticamente sobre a relação das artes com os contextos históricos e sociais nos quais são produzidas. Também os estimula a se relacionarem com as manifestações artísticas de várias maneiras possíveis, entendendo e explorando sua interação com outros componentes curriculares e outras áreas do conhecimento.

Destaques

  • A coleção trabalha as seis dimensões do conhecimento artístico – criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão – por meio da Abordagem Triangular. Essa abordagem propõe ensino da arte com interação entre contextualização, produção e leitura de imagem.
  • Ampliação do repertório cultural para além das obras célebres, valorizando os artistas pouco conhecidos e as culturas das comunidades regionais.
  • O ensino da arte no fazer e ver a arte, que permite a contextualização de diferentes áreas e ciências. A contextualização, por sua vez, como abertura para a interdisciplinaridade e para a leitura social.
  • Temas e linguagem que favorecem os interesses e necessidades da juventude no processo criativo.

Autores

Mariana Lima Muniz

  • Título Superior em Teatro pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (Espanha).
  • Doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha).
  • Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Autora de livro didático de Arte.
  • Atriz e diretora teatral.

Maurilio Rocha

  • Estudos Avançados em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
  • Pós-doutor pelo Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal).
  • Professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
  • Autor de livro didático de Arte.
  • Músico.

Rodrigo Vivas

  • Licenciado em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
  • Mestre em História pela UFMG.
  • Doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
  • Diretor de Ação Cultural da UFMG.
  • Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Ana Cristina Carvalho Pereira

  • Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).
  • Mestra em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
  • Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG.
  • Professora da Escola de Belas Artes da UFMG.
  • Maître, bailarina e coreógrafa.

Composição da obra

Número de páginas de cada volume:

Volume Livro do estudante Livro do professor
6 128 176
7 128 176
8 128 176
9 128 176

6° ano

Baixar PDF

7° ano

Baixar PDF

8° ano

Baixar PDF

9° ano

Baixar PDF