Diferencial
Para além de contemplar as bases teóricas que norteiam os processos avaliativos, a coleção tem uma preocupação em discutir abordagens e estratégias pensando na escola, no município, no estado, no país e no mundo, suas funções e usos e, ainda, como elas podem impactar o dia a dia na sala de aula e nas famílias.
A autora tem o cuidado de mostrar como a teoria pode ser aplicada na prática pedagógica diária do professor e na liderança do gestor. Para isso, ela apoia-se em sua experiência de muitos anos atuando na educação para compartilhar seus aprendizados na implementação de ações efetivas no processo de avaliação escolar.
Dessa forma, conversa com o leitor ajudando-o a pensar sobre as metas a serem alcançadas, o planejamento necessário para atingi-las, como avaliá-las e, assim, obter dados e evidências do desenvolvimento dos estudantes para seguir o trabalho planejado ou corrigir a rota, quando necessário.
Destaques
- Capítulos que dialogam com o leitor, relatando experiências vividas e propondo reflexões aos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
- Orientação para a prática, apresentando exemplos, alternativas e estratégias úteis para a implementação de ações.
- Capítulo voltado para o trabalho envolvendo a família, de modo a promover um ambiente de diálogo e compromisso com os objetivos educacionais.
Autores
Silvia Regina Robles Juhas
- Fonoaudióloga pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
- Psicopedagoga pelas Faculdades Integradas “Campos Salles”. Especialista na docência da Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Pós-graduada em Ensino de língua em contexto de imersão dupla pela Utah Valley University.
- Atuou como supervisora pedagógica, responsável pela formação de professores e o desenvolvimento do currículo e de materiais didáticos.
- Autora de coleção didática de Língua Portuguesa e assessora de escolas públicas e privadas em Língua Portuguesa.
- Coordenadora do Programa de Imersão Dupla em português no Estado de Utah, EUA, atuando na formação de professores e no desenvolvimento do currículo dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
Composição da coleção
Material | Número de páginas | |
Livro do Educador | 112 | |
Livro do Gestor | 64 |