Proposta da coleção
A obra tem como proposta didático-pedagógica os seguintes objetivos:
- Consolidar e aprofundar os conhecimentos linguísticos adquiridos na etapa anterior da Educação Básica.
- Desenvolver nos estudantes competências que lhes permitam engajar-se de maneira significativa em atividades de uso da linguagem.
- Levar os estudantes a reconhecerem e utilizarem a língua inglesa como ferramenta de acesso a diversas informações, grupos sociais e culturais de diferentes países.
- Promover a aprendizagem colaborativa e solidariedade para possibilitar o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para enfrentar os desafios que o mundo atual apresenta.
- Construir conhecimentos e participar das reflexões que colaborem para a formação de pessoas éticas e solidárias, que contribuirão com uma sociedade não sexista, inclusiva, democrática e justa.
Esse conjunto de intencionalidades também se reflete na versão digital da coleção, em um ambiente de aprendizagem com funcionalidades variadas que auxiliam o aprendizado e a autoavaliação pelo estudante, quanto facilitam a prática docente.
Pontos fortes
Realidade do aluno como pano de fundo para as atividades
As atividades com leitura de imagens, compreensão leitora de textos, bem como as de produção escrita e oral partem de uma reflexão sobre a realidade do aluno ou levam a essa reflexão. Essa abordagem estimula a participação do aluno e propicia a inclusão daqueles que, de alguma forma, se mostram resistentes ao aprendizado da língua inglesa. Além disso, contribui para o aprendizado ser significativo e conectado com o mundo que os cerca.
Ética do cuidado: competências socioemocionais
Uma das características marcantes desta obra é a ênfase em atividades que promovem a ética do cuidado, entendida como o cuidado consigo mesmo, com os outros e com o ambiente ao redor. Essa abordagem visa não apenas ao desenvolvimento de competências linguísticas, mas também ao fortalecimento de habilidades socioemocionais essenciais para a convivência em um mundo diverso e interconectado. Por meio dessas atividades, os alunos são incentivados a reconhecer o outro como sujeito único, com suas particularidades e histórias, fomentando o respeito às diferenças individuais e culturais.
Escolha de temas das unidades
Os temas selecionados para as unidades desta obra foram cuidadosamente escolhidos para transcender o simples aprendizado da língua inglesa, conectando o conteúdo à vida prática dos alunos e às demandas do mundo contemporâneo. Cada unidade foi estruturada para abordar assuntos que vão ao encontro dos interesses, desafios e aspirações dos estudantes, garantindo que o aprendizado se torne significativo e relevante.
Livro do Professor: muito mais que instruções
O livro do professor desta obra foi projetado para ser muito mais do que um guia prático de aplicação das atividades em sala de aula. Ele é uma ferramenta rica e abrangente que oferece aos educadores o suporte necessário para maximizar o potencial pedagógico do material, ao mesmo tempo, em que promove reflexões e discussões fundamentais para o ensino contemporâneo.
Autores
Eduardo Amos e Renata Condi.
Composição da oferta
Livro impresso, 1 volume:
- Dome Língua Inglesa – Volume único (LE e LP)
Objetos digitais:
Tipo |
Quantidade |
Vídeo |
3 |
Infográfico |
3 |
Carrossel |
2 |
Mapa clicável |
1 |
Podcast |
2 |
Áudio |
45 |