Proposta da coleção
A obra do componente curricular Educação Digital colabora para o desenvolvimento de competências digitais e computacionais, conforme preconizado na BNCC Computação, por meio da abordagem de temas vinculados a três eixos estruturantes. São eles:
- Mundo digital: envolve a capacidade de entender, utilizar e criar tecnologias digitais de maneira consciente, inclusiva e ética. Abrange a compreensão do funcionamento das tecnologias, desde a infraestrutura até suas implicações sociais.
- Cultura digital: tem como foco a compreensão do impacto que as tecnologias digitais exercem nas dinâmicas sociais, nas decisões políticas e nos dilemas éticos do mundo contemporâneo. Esse eixo envolve um conjunto de habilidades e conhecimentos que capacitam os indivíduos a atuar de maneira crítica e ativa na sociedade digital, englobando a responsabilidade e a cidadania digital.
- Pensamento computacional: está relacionado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas para a resolução de problemas e para o uso de técnicas e ferramentas da Computação para enfrentar desafios em diversas áreas do conhecimento.
Pontos fortes
Conteúdo contextualizado
Os conhecimentos disponibilizados na obra são apresentados e desenvolvidos de maneira contextualizada, favorecendo a compreensão dos estudantes devido às relações que podem ser estabelecidas com a realidade cotidiana deles.
Mobilização da cultura juvenil
A obra conecta o conteúdo ao cotidiano das juventudes brasileiras, dialogando com referências do universo dos estudantes para tornar os temas mais relevantes e engajadores. Essa abordagem valoriza seus conhecimentos prévios e experiências, promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Atividades práticas e engajadoras
A proposição de atividades variadas e baseadas em metodologias ativas promovem uma aprendizagem prática, colaborativa e reflexiva, que demandam diferentes habilidades e conhecimentos.
Projetos interdisciplinares
Os projetos propostos na obra incentivam o uso de tecnologias digitais, por meio da programação e robótica, para resolução de problemas e criação de soluções tecnológicas que impactam a sociedade. Os estudantes são incentivados a desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, a cooperação e o pensamento crítico.
Autores
Brunna Paulussi; Diogo Rodriguez; André Meller
Composição da oferta
- Livro impresso: volume único de Educação Digital (LE e LP)
- Livro digital enriquecido de objetos digitais
Recursos digitais do volume:
Tipo |
Volume único |
Vídeo |
3 |
Carrossel de imagem |
2 |
Infográfico clicável |
3 |
Podcast |
3 |
Mapa clicável |
1 |