• A+
  • A-

Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Ser Protagonista integra Filosofia, Geografia, História e Sociologia, dialogando de forma interdisciplinar. As obras oferecem ao estudante um arcabouço teórico e conceitual relevante para cada área, apresentando diferentes visões de mundo e conectando teoria e prática.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Código da coleção 0103 P26 01 01 204 816

Proposta da coleção

A obra está baseada em referências normativas e diretrizes para o Ensino Médio, especialmente por meio do trabalho com os objetos de conhecimento, as competências e as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular. Além de sugerir propostas que mobilizam os temas contemporâneos transversais.

As propostas de ensino e de aprendizagem da coleção têm como foco partir da realidade dos educandos, sempre que possível, problematizando-as e relacionando-as em níveis locais, regionais e mundiais. São fruto de realidades socioeconômicas, políticas e culturais diversificadas e complexas, que podem ser mais bem compreendidas de um ponto de vista interdisciplinar que rompa com a fragmentação do saber.

Para isso, numa visão mais ampla, as estratégias pedagógicas e metodológicas apresentadas na coleção são:

  • Ênfase na metodologia de pesquisa;
  • Abordagens que incentivam a interculturalidade e a decolonialidade;
  • Uso de metodologias ativas, com foco na resolução de problemas e no incentivo do protagonismo juvenil;
  • Apresentação de conteúdos que visam ressignificar os espaços tradicionais da escola.

Pontos fortes

Abordagem de temas atuais e de contextos ilustrativos da realidade dos estudantes, em sua diversidade nacional e regional

Considerando a diversidade das escolas e dos jovens brasileiros, a proposta de trabalhar com temas atuais e contextos ilustrativos aproxima a abordagem própria das Ciências Sociais da esfera cotidiana dos estudantes, evidenciando os nexos de sentido entre a perspectiva acadêmica-científica e a compreensão da realidade. Como consequência, os estudantes se apropriam das ferramentas conceituais e as utilizam para identificar as permanências e transformações da sociedade brasileira ao longo do processo histórico, bem como as semelhanças e diferenças com outros contextos socioculturais.

Trabalho sistemático com atividades reflexivas e situações de aprendizagem

A adoção de uma linguagem dialogada e de três tipos de boxes com propostas diferentes garantem o trabalho sistemático com atividades em paralelo ao estudo dos temas. Essas situações de aprendizagem incentivam a autonomia e o protagonismo do estudante, colocando-o como agente ativo no seu percurso formativo.

Promove a educação para a transformação social com abordagens que incentivam a interculturalidade e a decolonialidade

É com o objetivo de valorizar outras matrizes de pensamento que se promove o respeito e a valorização dos conhecimentos e saberes da comunidade, além de conscientizar os estudantes sobre as responsabilidades individuais e coletivas em relação aos espaços físicos e culturais.

Autores

Filosofia

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.

Editora responsável: Valéria Vaz

Geografia

Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena.

História

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.

Editora responsável: Valéria Vaz

Sociologia

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.

Editora responsável: Valéria Vaz

Composição da oferta

Livro impresso, 4 volumes:

  • Ser Protagonista Filosofia – Volume único (LE e LP)
  • Ser Protagonista Geografia – Volume único (LE e LP)
  • Ser Protagonista História – Volume único (LE e LP)
  • Ser Protagonista Sociologia – Volume único (LE e LP)

Objetos digitais:

Tipo

Filosofia Geografia História Sociologia

Podcast

3 3 3

3

Vídeo

3 3 3

3

Infográfico clicável

2 2 2

2

Carrossel de imagens 2 2 2

2

 

Ensino Médio

Baixar PDF

Ensino Médio

Baixar PDF

Ensino Médio

Baixar PDF

Ensino Médio

Baixar PDF