Diferencial
A obra apresenta temas do interesse da faixa etária de cada ano e permite ajustes em casos de estudantes com maior vantagem linguística em relação à maioria. O conteúdo foi elaborado com o cuidado de apresentar abordagem intercultural, ampliando a visão de mundo e respeitando as culturas de diferentes povos.
O objetivo é propiciar ao professor um material que facilite o trabalho no dia a dia e funcione como uma ferramenta útil e significativa. Quanto ao estudante, a proposta é oferecer um material interessante e estimulante, com diversificação de estratégias.
Pontos fortes
A obra busca o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (compreensão e produção escrita; compreensão e produção oral). Está organizada em seções cujos enfoques são direcionados a princípios e estratégias particulares a cada uma delas.
Destaques
- Uso da língua materna nos volumes em pontos específicos das unidades, tornando possível ao estudante orientar-se por meio dos enunciados com mais autonomia.
- Inferência – estratégia de leitura que leva em consideração o conhecimento prévio e o repertório cultural do estudante. Permite organização e interação do leitor com o texto. Reading corner, Focus on culture e Open your ear.
- Unidade “zero” – Getting set – sondagem inicial que pode ser usada pelo professor como indicador daquilo que os estudantes sabem antes de iniciar o 6º ano.
- Autoavaliação (Self-assessment) ao final de todas as unidades, em todos os volumes (8 por ano).
- Seções de conscientização linguística, incluindo vocabulário e gramática. Além de boxes com atividades complementares – sempre cuidando da integração das habilidades.
Autores
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por SM Educação.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 152 | 232 |
7 | 152 | 232 |
8 | 152 | 232 |
9 | 168 | 248 |