Diferencial
Ao valorizar o estudo dos diversos vestígios e registros, a obra promove os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise que conduzem à produção de um saber próprio da História.
Os conteúdos são organizados com base na sequência cronológica e na simultaneidade histórica de diversas culturas em diferentes espaços, que funciona como um fio condutor, oferecendo aos estudantes a compreensão dos processos históricos.
Pontos fortes
Esta coleção, além de considerar essencial o trabalho com os conteúdos disciplinares, traduzidos em conhecimentos acumulados pelas diversas sociedades ao longo do tempo, pensa na formação daqueles que terão de tomar decisões e agir em um mundo em permanente mudança.
Considera também as diversas temporalidades históricas, identificando as semelhanças e diferenças dos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais.
Destaques
- Uso de diferentes fontes históricas – compreensão de que a escrita da história ocorre por meio dos vestígios que restaram da experiência de indivíduos e de sociedades em outro tempo histórico e espaço.
- A obra se constitui em uma perspectiva de História Integrada dos conhecimentos da História Geral, da América e do Brasil, sem perder de vista processos importantes da África e Ásia.
- Interação – planejamento e realização de projetos, integrando aprendizado dos conteúdos das diversas unidades.
- Ampliando horizontes é uma seção que enfatiza a história de diferentes sujeitos que nem sempre fizeram parte da chamada historiografia tradicional, o que possibilita valorização da diversidade cultural.
Autores
Ana Lúcia Lana Nemi
- Bacharela e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
- Mestra em História Social pela FFLCH-USP.
- Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- Professora do curso de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Anderson Roberti dos Reis
- Licenciado em História pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).
- Mestre em História Cultural pela Unicamp.
- Doutor em História Social pela FFLCH-USP.
- Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Débora Yumi Motooka
- Bacharela e Licenciada em História pela FFLCH-USP.
- Professora de História em escolas da rede particular.
Editora responsável: Valéria Vaz
- Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
- Especialista em Linguagens Visuais e Mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).
- Editora de livros didáticos.
Composição da obra
Número de páginas de cada volume:
Volume | Livro do estudante | Livro do professor |
6 | 248 | 344 |
7 | 248 | 344 |
8 | 256 | 352 |
9 | 272 | 368 |