Proposta da coleção
As estratégias pedagógicas e metodológicas entram em consonância por meio dos três pilares que alicerçam a coleção. São eles:
Competências e habilidades: pilar alinhado com os pressupostos, as competências e as habilidades da BNCC para Educação Básica / Ensino Médio.
Culturas juvenis: a obra contempla as diversas culturas juvenis, uma vez que há uma diversidade de jovens e juventudes no Brasil e no mundo – basta considerar fatores como gênero, local de residência, cor de pele e a cultura da comunidade em que estão inseridos. Por isso, a obra dialoga com diferentes formas de promover culturas juvenis, respeitando os perfis variados de jovens que frequentam as escolas do Ensino Médio no Brasil. Dessa forma, os temas apresentados nos capítulos valorizam os conhecimentos desses jovens e ampliam seu repertório, instigando a curiosidade intelectual.
Interdisciplinaridade: nas aulas de Educação Física e nos projetos integrados da área de Linguagens e suas Tecnologias, o objetivo não é trabalhar exclusivamente com aspectos formais das linguagens, mas abordá-las como práticas sociais com sentido e significado para quem as produz e interpreta. Assim, por meio dos capítulos temáticos, o livro possibilita o trabalho integrado da Educação Física com outros componentes curriculares do Ensino Médio.
Esses pilares foram pensados para o trabalho com a BNCC, seus TCTs, competências gerais e específicas e habilidades.
Esse conjunto de intencionalidades também se reflete na versão digital da coleção, por meio de vídeos, áudios, podcasts, carrosséis de imagens, mapa e infográficos. Juntos, esses recursos de aprendizagem ampliam ainda mais os conhecimentos dos estudantes, trazendo curiosidades e interatividade, para tornar o processo de aprendizagem mais instigante e significativo.
Pontos fortes
Atividades práticas e metodologias ativas
Em toda a obra é possível notar uma gama diversificada de diferentes atividades, desde as que envolvem as práticas corporais, com ilustrações, até as de pesquisa. Assim, vivenciando com o corpo o que se estuda em sala de aula, este livro torna a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Trabalho com diferentes tecnologias
São utilizadas novas mídias e tecnologias educacionais para favorecer as aprendizagens. Recomenda recursos de acesso gratuito na internet, de modo que não haja impedimento para resolver os problemas propostos, evitando dificuldades para aqueles que não têm familiaridade com o computador.
Temas relevantes para o estudante
Em cada capítulo, diferentes textos e temas incentivam os estudantes a analisar e debater questões do seu cotidiano, como políticas públicas de lazer, redes sociais e padrões de beleza, representatividade periférica, indígena, negra e feminina nos esportes, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre outros.
Práticas de pesquisa
A obra propõe práticas de pesquisa diversificadas, incentivando os estudantes a serem sujeitos ativos na construção do conhecimento. Ao investigar as manifestações da Cultura Corporal de Movimento em contextos locais e globais, desenvolvem habilidades analíticas, críticas e argumentativas, essenciais para sua formação cidadã e acadêmica.
Livro do professor com orientações pertinentes
O Livro do Professor traz explicações fundamentais para o entendimento das bases teórico-metodológicas da obra, sugestões de cronograma para planejamento anual do professor, orientações didáticas, curiosidades, referências bibliográficas para ampliar os assuntos discutidos e atividades extras que auxiliam na prática docente no dia a dia.
Autores
Isabel Filgueiras, Tiemi Okimura Kerr e Denise Falcão.
Composição da oferta
- Livro impresso: volume único (LE e LP).
- Livro digital com recursos digitais diversos (Livros do Estudante e Livros do Professor).
Recursos digitais por volume:
Tipo | |
Vídeo | 3 |
Podcast | 3 |
Áudio | 39 |
Carrossel de fotos | 2 |
Infográfico interativo | 3 |
Mapa clicável | 1 |
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
versões em processo de avaliação