Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio

jovem escrevendo

PNLD 2021 – OBJETO 2: MUDANÇAS E ESCOLHA DAS OBRAS

O Novo Ensino Médio propõe uma série de mudanças que exigem novas ferramentas e soluções didáticas. Por isso, o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2021 – está diferente. Confira tudo o que mudou e como sua escola vai receber os materiais didáticos.

O Novo Ensino Médio e a divisão do PNLD 2021

O Ensino Médio agora é dividido em duas partes: Formação Geral Básica (FGB), com currículo comum a todos os estudantes, e Itinerários Formativos, parte flexível do currículo que introduz o trabalho com projetos integradores e projetos de vida.

Para distribuir as obras didáticas, o PNLD 2021 também foi dividido: Objeto 1 para escolha das obras de Projetos Integradores e Projeto de Vida; Objeto 2 para obras por Área do Conhecimento e Específicas.

A escolha do Objeto 1 ocorreu em 2020. Em 2021, ocorrerá a escolha do Objeto 2.

PNLD 2021 – Objeto 2: como funciona?

Em 2021, ocorrerá a escolha do Objeto 2, com obras por Área do Conhecimento e obras Específicas.

As obras por Área do Conhecimento e Específicas substituirão as obras ‘disciplinares’. Ou seja, não serão mais distribuídas as coleções tradicionais por componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, etc).

Em vez disso, serão distribuídas quatro coleções de obras, uma para cada Área do Conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias) e mais três obras Específicas (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com Matemática e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Língua Inglesa).

Como são as obras por Área do Conhecimento e Específicas?

 

As obras por Área do Conhecimento são apresentadas em coleções com seis volumes cada. Os volumes são do tipo não sequenciais e são autocontidos no que se refere à progressão das abordagens das habilidades e das competências específicas, assim como da articulação com as competências gerais, com os temas contemporâneos e com as culturas juvenis, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

As três obras Específicas são apresentadas em volumes únicos independentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com Matemática e suas Tecnologias.

Todas as obras apresentam: livro do estudante impresso, manual do professor impresso e material digital do professor (videotutoriais). Na obra da Área do Conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias e na obra Específica de Língua Inglesa, há coletâneas de áudios disponíveis no Material Digital do Estudante e do Professor.

PNLD 2021 – Objeto 2: quantas obras a escola pode escolher?

Veja todas as obras que sua escola poderá escolher no Objeto 2 do PNLD 2021:

  • Obras de Linguagens e suas Tecnologias em 6 volumes.
  • Obras de Matemática e suas Tecnologias em 6 volumes.
  • Obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em 6 volumes.
  • Obras de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em 6 volumes.
  • Obra didática Específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com Matemática e suas Tecnologias, em volume único.
  • Obra didática Específica de Língua Portuguesa, em volume único.
  • Obra didática Específica de Língua Inglesa, em volume único.

Total: 27 obras, sendo 24 das coleções por Área do Conhecimento e 3 de obras Específicas

SM EDUCAÇÃO NO PNLD 2021 – OBJETO 2

A SM Educação teve suas obras 100% aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 2, e está participando do programa com obras nas quatro Áreas do conhecimento e obras Específicas. Para a área de Matemática e suas tecnologias, temos duas obras aprovadas.

As obras aprovadas da SM Educação apoiam o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores, incentivam o protagonismo e a autonomia do estudante, valorizam as culturas juvenis e dialogam com temas contemporâneos de interesse do jovem, entre outros benefícios que tornam a aprendizagem mais significativa.

Clique na aba “Nossas soluções” e confira na íntegra todas as obras da SM Educação aprovadas no Objeto 2. Faça a melhor escolha para a formação integral dos jovens no Novo Ensino Médio!