Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio

jovem escrevendo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como objetivo avaliar e disponibilizar às escolas públicas da educação básica obras e materiais de apoio à prática educativa. O PNLD 2021 é destinado à escolha de material didático para o segmento do Ensino Médio.

Para apoiar as escolas na implementação das mudanças do Ensino Médio, essa edição do programa apresenta algumas mudanças no formato dos materiais ofertados e na organização do processo de escolha. A escolha será dividida em cinco objetos, sendo que, em 2020, educadores e gestores poderão selecionar as obras do Objeto 1 – Obras Didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida, para uso no ano letivo de 2021.

Veja a seguir as obras do Objeto 1, disponíveis para escolha em 2021:

  • Projetos Integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias
  • Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias
  • Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Projetos Integradores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Projeto de Vida

A escola poderá escolher um livro didático de Projetos Integradores para cada área do conhecimento (4 livros) e um livro de Projeto de Vida. Cada obra é apresentada em volume único e oferece 6 projetos integradores, baseados nos temas: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Protagonismo Juvenil, Midiaeducação, Mediação de Conflitos, e 2 temas de escolha da editora.

Os temas trabalham as competências gerais da BNCC de maneira integrada, permitindo que o estudante desenvolva sua aprendizagem por meio dos projetos interdisciplinares.

Continue acompanhando a SM Educação e saiba tudo sobre o processo de escolha do PNLD 2021.

A Educação nos Move!