CÓDIGO DA OBRA

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Ser Protagonista
Matemática e suas tecnologias

Proposta

A obra Ser protagonista – Projetos Integradores Matemática e suas Tecnologias é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para o Ensino Médio. A proposta de projetos integradores apoia o estudante para desenvolver competências e habilidades de aprender, gerenciar informações, usar de forma responsável a cultura digital, tomar decisões de maneira autônoma, conviver e aprender com as diferenças.

Ao longo da obra, são apresentados projetos nos quais o estudante se depara com problemas do mundo real, articulando assim os objetos de conhecimento previstos pela BNCC. A obra promove o engajamento entre os estudantes por meio das atividades de cooperação e trabalho em equipe.

Cada um dos projetos está organizado em etapas: Preparação, Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação. As etapas desenvolvem de forma integrada competências diversas e, ao final do ciclo, o estudante terá compreendido o papel da área de Matemática e suas Tecnologias para o desenvolvimento de cada projeto e sua solução.

Os temas de cada projeto são diferentes, porém integrados, e baseiam-se na metodologia STEAM, relacionando Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática para resolver os problemas propostos.

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista
Imagem de jovem usando o notebook

Destaques

• Temas contemporâneos: projetos com temas transversais compatíveis com o interesse dos jovens;

• Trabalho com a cultura digital: incentiva o uso crítico e a construção de atividades com a cultura digital;

• Linguagem clara e acessível: facilita a compreensão dos conceitos pelos estudantes;

• Autonomia dos estudantes: promove a tomada de decisões com autonomia, exercitando o senso crítico e o protagonismo;

• Trabalho em equipe: momentos dedicados a conversas e debates em grupos;

• Autoavaliação: incentiva a autocrítica e o autoconhecimento dos estudantes.

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

Título da obra: Ser protagonista – Projetos Integradores Matemática e suas Tecnologias

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias

Volume Único

Número de páginas de cada volume
Livro do aluno: 184
Livro do professor: 284

1ª edição

Composição da oferta

A obra Ser Protagonista – Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias é composta de um volume único, formada por seis projetos integradores, dedicado ao estudante e de um volume único dedicado ao professor. Há também seis videotutoriais para o professor.

Daniel Romão da Silva

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE), da USP.

Doutor em Educação pela FE–USP.

Pesquisador na área de Educação Matemática.

Professor e coordenador pedagógico de Matemática no Ensino Básico desde 2008.

Projeto 1

STEAM

Construção de máquinas

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Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como desenvolver uma máquina que solucione um problema ou atue como parte importante de sua solução?

Descrição do projeto

Como é possível facilitar ou simplificar algumas tarefas humanas? Uma das possibilidades é a criação de dispositivos. Pensando nisso, neste projeto o aluno vai refletir sobre o assunto e desenvolver uma máquina que minimize um problema do cotidiano.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Revitalização de praças públicas

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Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como revitalizar um espaço público de convivência e lazer da comunidade?

Descrição do projeto

Todos nós temos potencial para transformar a sociedade e atuar decisivamente em nossa comunidade, e é nessa premissa que este projeto se fundamenta. Visando à capacitação para uma participação ativa na sociedade, o projeto aponta para a relação do jovem com a cidade e os espaços públicos segundo a perspectiva do exercício da cidadania. Mobilizando habilidades de argumentação e incentivando o diálogo entre moradores do entorno e os frequentadores do espaço público, este projeto permite vivenciar experiências sociais que complementam as experiências típicas da vivência escolar. Pensando na área de Matemática e suas tecnologias, as atividades que demandam a construção do senso numérico, geométrico e proporcional viabilizam o estabelecimento de conexões entre a matemática escolar e o dia a dia, dando sentido a elas.

Projeto 3

Midiaeducação

Criptografia e privacidade na internet

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Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como criar um vídeo que articule as noções de privacidade na internet como um direito de todo cidadão e os recursos para garantir esse direito?

Descrição do projeto

Em todos os períodos históricos, os conhecimentos tecnológicos alavancaram o desenvolvimento humano. Se há diferença entre o que aconteceu anteriormente aos dias da sociedade tecnológica, e que hoje as transformações são caracterizadas pela enorme velocidade com que são criadas e logo se tornam obsoletas. Essas transformações aumentaram drasticamente o acesso às informações – e isso não e necessariamente bom em todos os momentos. Para transitar com liberdade e segurança por esses novos caminhos, e preciso conhecer os fundamentos, as seguranças e as fragilidades desse acesso. Conhecer as boas praticas da busca e do compartilhamento de informações e fundamental na sociedade contemporânea. E, do mesmo modo, conhecer o direito à privacidade digital e utilizar tais conhecimentos para fazer valer esse direito também e um exercício de cidadania.

Projeto 4

Mediação de conflitos

Dialogando com a comunidade

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Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como promover um encontro com a comunidade para dialogar sobre a vulnerabilidade dos jovens?

Descrição do projeto

Os jovens, muitas vezes, vivem em ambientes onde a violência está presente. E ela pode se manifestar de diversas maneiras, sendo tanto física quanto emocional. Neste projeto será feita uma leitura dos dados levantados em uma pesquisa sobre a vulnerabilidade juvenil à violência. Após essa etapa, o aluno vai elaborar uma pesquisa sobre violência contra a juventude. Essa tarefa mobiliza habilidades de escuta, de comunicação não violenta e de senso crítico, além de contribuir para a construção de identidades em cenários e experiências sociais que se confrontam com as da cultura escolar.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Economia solidária e as cooperativas escolares

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Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como elaborar a proposta de criação de uma cooperativa escolar, considerando sua área de atuação, planejamento e desenvolvimento de produtos, estratégias e métodos de administração?

Descrição do projeto

O Ensino Médio encerra a etapa da educação básica; a partir dessa fase, os jovens precisam dar prosseguimento a seu projeto de vida, que pode ser tanto a continuação dos estudos quanto a escolha de uma atividade profissional. É importante, então, que essas escolhas sejam realizadas por indivíduos cientes de suas opções, responsabilidades e poder de mudança, que estejam abertos a debates e que sejam capazes de defender suas ideias e acolher outros pontos de vista. Essas habilidades podem (e precisam) ser desenvolvidas durante a vivência escolar. Nesse sentido, a criação da cooperativa escolar permite que a turma coloque em prática essas ações. Ao trabalhar neste projeto, os alunos aprimoram as habilidades necessárias e aprendem novos procedimentos relacionados à proposição, ao debate, à aprovação e à implementação de propostas; além de lidar com problemas concretos de administração e planejamento, ouvir a comunidade e compreender suas reivindicações e necessidades (que nem sempre são a mesma coisa). Todas essas ações demandam grande protagonismo, que é o tema integrador deste projeto. A perspectiva da economia solidária constitui um impulso para o protagonismo juvenil. A organização em cooperativas favorece a atuação dos jovens no desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades de sua própria comunidade.

Projeto 6

Midiaeducação

Criando um jornal: água e desenvolvimento sustentável

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Projeto 6

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como produzir e distribuir um caderno de jornal com o tema principal do uso sustentável da água na comunidade?

Descrição do projeto

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os jovens já se organizam em grêmios ou associações estudantis. Inerente a esse tipo de associação estão as atividades de comunicação externa. É preciso produzir documentos que informem à comunidade sobre ações, eventos e resoluções que ocorrem no âmbito da associação, o que possibilita aos estudantes vivenciar práticas relativas ao trato com a informação. Para escrever uma notícia ou uma reportagem, o jornalista precisa conhecer o assunto, verificar se as fontes são dignas de confiança – o que chamamos de fidedignidade –, se as informações são atuais, se o assunto tem relevância e, além disso, escrever bem para alcançar o leitor. As atividades deste projeto oferecem a possibilidade de entrar em contato com temas de relevância para os novos modelos de desenvolvimento – a sustentabilidade e a reflexão sobre o uso da água – e depois compartilhar o conhecimento com sua comunidade, na forma de jornal. O aluno aprenderá conteúdos relevantes para o dia a dia e exercitará a escrita sobre temas fundamentais para a sociedade. Afinal, não é gratificante transmitir para um grupo social um conhecimento tão importante como a compreensão da conta de consumo de água? O projeto se enquadra no espírito de uma aprendizagem significativa, com a finalidade de aprimorar habilidades socioemocionais por meio de negociação de ideias, elaboração de estratégias, argumentação e convencimento, além de dialogar e colaborar com os colegas.

SEÇÕES

Abertura

Fechar seção

Na abertura são apresentados o tema do projeto, o tema integrador e as etapas na qual ele está organizado. Além disso, uma imagem e um texto introduzem o tema a ser desenvolvido.

Página exemplar: 154 e 155.

Antes de dar o play

Fechar seção

Nesta dupla são apresentados os objetivos e a justificativa do projeto, além das competências gerais e as competências e habilidades específicas da área de Matemática e suas Tecnologias que serão desenvolvidas no projeto.

Página exemplar: 44 e 45.

 

Etapas do projeto

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As laterais de algumas páginas sinalizam o início de uma nova etapa do projeto.

Página exemplar: pags 46, 60, 96 e 98.

Atividades

Fechar seção

Ao longo de todas as etapas do projeto são propostas atividades que contribuem para a confecção do produto final.

Página exemplar: 50.

 

Hora da conversa

Fechar seção

Os itens propostos neste momento proporcionam que os estudantes conversem e troquem ideias e, assim, avancem no projeto.

Página exemplar:  91.

 

Vamos refletir

Fechar seção

Esses boxes apresentam propostas de reflexão sobre tópicos importantes para o desenvolvimento do projeto.

Página exemplar: 58

Para explorar

Fechar seção

São apresentadas indicações de outras fontes, como filmes, sites e livros para que o estudante conheça mais sobre o tema abordado.

Página exemplar: 84.

Ampliando ideias

Fechar seção

Os boxes Ampliando ideias apresentam textos ou atividades que buscam expandir o conhecimento sobre um assunto.

Página exemplar: 18

Proposta

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista

A obra Ser protagonista – Projetos Integradores Matemática e suas Tecnologias é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para o Ensino Médio. A proposta de projetos integradores apoia o estudante para desenvolver competências e habilidades de aprender, gerenciar informações, usar de forma responsável a cultura digital, tomar decisões de maneira autônoma, conviver e aprender com as diferenças.

Ao longo da obra, são apresentados projetos nos quais o estudante se depara com problemas do mundo real, articulando assim os objetos de conhecimento previstos pela BNCC. A obra promove o engajamento entre os estudantes por meio das atividades de cooperação e trabalho em equipe.

Cada um dos projetos está organizado em etapas: Preparação, Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação. As etapas desenvolvem de forma integrada competências diversas e, ao final do ciclo, o estudante terá compreendido o papel da área de Matemática e suas Tecnologias para o desenvolvimento de cada projeto e sua solução.

Os temas de cada projeto são diferentes, porém integrados, e baseiam-se na metodologia STEAM, relacionando Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática para resolver os problemas propostos.

Destaques

Imagem de jovem usando o notebook

• Temas contemporâneos: projetos com temas transversais compatíveis com o interesse dos jovens;

• Trabalho com a cultura digital: incentiva o uso crítico e a construção de atividades com a cultura digital;

• Linguagem clara e acessível: facilita a compreensão dos conceitos pelos estudantes;

• Autonomia dos estudantes: promove a tomada de decisões com autonomia, exercitando o senso crítico e o protagonismo;

• Trabalho em equipe: momentos dedicados a conversas e debates em grupos;

• Autoavaliação: incentiva a autocrítica e o autoconhecimento dos estudantes.

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Título da obra: Ser protagonista – Projetos Integradores Matemática e suas Tecnologias

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias

Volume Único

Número de páginas de cada volume
Livro do aluno: 184
Livro do professor: 284

1ª edição

Composição da oferta

A obra Ser Protagonista – Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias é composta de um volume único, formada por seis projetos integradores, dedicado ao estudante e de um volume único dedicado ao professor. Há também seis videotutoriais para o professor.

Daniel Romão da Silva

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE), da USP.

Doutor em Educação pela FE–USP.

Pesquisador na área de Educação Matemática.

Professor e coordenador pedagógico de Matemática no Ensino Básico desde 2008.

Projeto 1

STEAM

Construção de máquinas

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Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como desenvolver uma máquina que solucione um problema ou atue como parte importante de sua solução?

Descrição do projeto

Como é possível facilitar ou simplificar algumas tarefas humanas? Uma das possibilidades é a criação de dispositivos. Pensando nisso, neste projeto o aluno vai refletir sobre o assunto e desenvolver uma máquina que minimize um problema do cotidiano.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Revitalização de praças públicas

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Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como revitalizar um espaço público de convivência e lazer da comunidade?

Descrição do projeto

Todos nós temos potencial para transformar a sociedade e atuar decisivamente em nossa comunidade, e é nessa premissa que este projeto se fundamenta. Visando à capacitação para uma participação ativa na sociedade, o projeto aponta para a relação do jovem com a cidade e os espaços públicos segundo a perspectiva do exercício da cidadania. Mobilizando habilidades de argumentação e incentivando o diálogo entre moradores do entorno e os frequentadores do espaço público, este projeto permite vivenciar experiências sociais que complementam as experiências típicas da vivência escolar. Pensando na área de Matemática e suas tecnologias, as atividades que demandam a construção do senso numérico, geométrico e proporcional viabilizam o estabelecimento de conexões entre a matemática escolar e o dia a dia, dando sentido a elas.

Projeto 3

Midiaeducação

Criptografia e privacidade na internet

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Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como criar um vídeo que articule as noções de privacidade na internet como um direito de todo cidadão e os recursos para garantir esse direito?

Descrição do projeto

Em todos os períodos históricos, os conhecimentos tecnológicos alavancaram o desenvolvimento humano. Se há diferença entre o que aconteceu anteriormente aos dias da sociedade tecnológica, e que hoje as transformações são caracterizadas pela enorme velocidade com que são criadas e logo se tornam obsoletas. Essas transformações aumentaram drasticamente o acesso às informações – e isso não e necessariamente bom em todos os momentos. Para transitar com liberdade e segurança por esses novos caminhos, e preciso conhecer os fundamentos, as seguranças e as fragilidades desse acesso. Conhecer as boas praticas da busca e do compartilhamento de informações e fundamental na sociedade contemporânea. E, do mesmo modo, conhecer o direito à privacidade digital e utilizar tais conhecimentos para fazer valer esse direito também e um exercício de cidadania.

Projeto 4

Mediação de conflitos

Dialogando com a comunidade

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Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como promover um encontro com a comunidade para dialogar sobre a vulnerabilidade dos jovens?

Descrição do projeto

Os jovens, muitas vezes, vivem em ambientes onde a violência está presente. E ela pode se manifestar de diversas maneiras, sendo tanto física quanto emocional. Neste projeto será feita uma leitura dos dados levantados em uma pesquisa sobre a vulnerabilidade juvenil à violência. Após essa etapa, o aluno vai elaborar uma pesquisa sobre violência contra a juventude. Essa tarefa mobiliza habilidades de escuta, de comunicação não violenta e de senso crítico, além de contribuir para a construção de identidades em cenários e experiências sociais que se confrontam com as da cultura escolar.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Economia solidária e as cooperativas escolares

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Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como elaborar a proposta de criação de uma cooperativa escolar, considerando sua área de atuação, planejamento e desenvolvimento de produtos, estratégias e métodos de administração?

Descrição do projeto

O Ensino Médio encerra a etapa da educação básica; a partir dessa fase, os jovens precisam dar prosseguimento a seu projeto de vida, que pode ser tanto a continuação dos estudos quanto a escolha de uma atividade profissional. É importante, então, que essas escolhas sejam realizadas por indivíduos cientes de suas opções, responsabilidades e poder de mudança, que estejam abertos a debates e que sejam capazes de defender suas ideias e acolher outros pontos de vista. Essas habilidades podem (e precisam) ser desenvolvidas durante a vivência escolar. Nesse sentido, a criação da cooperativa escolar permite que a turma coloque em prática essas ações. Ao trabalhar neste projeto, os alunos aprimoram as habilidades necessárias e aprendem novos procedimentos relacionados à proposição, ao debate, à aprovação e à implementação de propostas; além de lidar com problemas concretos de administração e planejamento, ouvir a comunidade e compreender suas reivindicações e necessidades (que nem sempre são a mesma coisa). Todas essas ações demandam grande protagonismo, que é o tema integrador deste projeto. A perspectiva da economia solidária constitui um impulso para o protagonismo juvenil. A organização em cooperativas favorece a atuação dos jovens no desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades de sua própria comunidade.

Projeto 6

Midiaeducação

Criando um jornal: água e desenvolvimento sustentável

Fechar Projeto

Projeto 6

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como produzir e distribuir um caderno de jornal com o tema principal do uso sustentável da água na comunidade?

Descrição do projeto

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os jovens já se organizam em grêmios ou associações estudantis. Inerente a esse tipo de associação estão as atividades de comunicação externa. É preciso produzir documentos que informem à comunidade sobre ações, eventos e resoluções que ocorrem no âmbito da associação, o que possibilita aos estudantes vivenciar práticas relativas ao trato com a informação. Para escrever uma notícia ou uma reportagem, o jornalista precisa conhecer o assunto, verificar se as fontes são dignas de confiança – o que chamamos de fidedignidade –, se as informações são atuais, se o assunto tem relevância e, além disso, escrever bem para alcançar o leitor. As atividades deste projeto oferecem a possibilidade de entrar em contato com temas de relevância para os novos modelos de desenvolvimento – a sustentabilidade e a reflexão sobre o uso da água – e depois compartilhar o conhecimento com sua comunidade, na forma de jornal. O aluno aprenderá conteúdos relevantes para o dia a dia e exercitará a escrita sobre temas fundamentais para a sociedade. Afinal, não é gratificante transmitir para um grupo social um conhecimento tão importante como a compreensão da conta de consumo de água? O projeto se enquadra no espírito de uma aprendizagem significativa, com a finalidade de aprimorar habilidades socioemocionais por meio de negociação de ideias, elaboração de estratégias, argumentação e convencimento, além de dialogar e colaborar com os colegas.

SEÇÕES

Abertura

Fechar seção

Na abertura são apresentados o tema do projeto, o tema integrador e as etapas na qual ele está organizado. Além disso, uma imagem e um texto introduzem o tema a ser desenvolvido.

Página exemplar: 154 e 155.

Antes de dar o play

Fechar seção

Nesta dupla são apresentados os objetivos e a justificativa do projeto, além das competências gerais e as competências e habilidades específicas da área de Matemática e suas Tecnologias que serão desenvolvidas no projeto.

Página exemplar: 44 e 45.

 

Etapas do projeto

Fechar seção

As laterais de algumas páginas sinalizam o início de uma nova etapa do projeto.

Página exemplar: pags 46, 60, 96 e 98.

Atividades

Fechar seção

Ao longo de todas as etapas do projeto são propostas atividades que contribuem para a confecção do produto final.

Página exemplar: 50.

 

Hora da conversa

Fechar seção

Os itens propostos neste momento proporcionam que os estudantes conversem e troquem ideias e, assim, avancem no projeto.

Página exemplar:  91.

 

Vamos refletir

Fechar seção

Esses boxes apresentam propostas de reflexão sobre tópicos importantes para o desenvolvimento do projeto.

Página exemplar: 58

Para explorar

Fechar seção

São apresentadas indicações de outras fontes, como filmes, sites e livros para que o estudante conheça mais sobre o tema abordado.

Página exemplar: 84.

Ampliando ideias

Fechar seção

Os boxes Ampliando ideias apresentam textos ou atividades que buscam expandir o conhecimento sobre um assunto.

Página exemplar: 18