CÓDIGO DA OBRA

  • 0
  • 0
  • 5
  • 9
  • P
  • 2
  • 1
  • 5
  • 0
  • 5

Ser Protagonista
Linguagens e suas tecnologias

Proposta

A obra Ser Protagonista – Projetos Integradores de Linguagens e suas Tecnologias –é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para o Ensino Médio.

A obra promove o ensino-aprendizagem contextualizado e centrado no estudante, valorizando suas vivências e trabalhando os temas de interesse da cultura jovem. A obra mobiliza habilidades, competências, atitudes e valores, promovendo a educação integral para o exercício da cidadania.

São propostos ao longo da obra seis projetos de temas diversos, baseados na metodologia de projetos de trabalho. O estudante tem protagonismo para resolver os problemas propostos e ao longo das atividades construir um produto final, mobilizando diversas competências durante as etapas e atividades propostas. Os projetos trabalham temas contemporâneos transversais à qualquer área do Ensino Médio.

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista
Imagem de jovem usando o notebook

Destaques

•Trilhas disciplinares: trabalho com conteúdos específicos de Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte para solucionar um problema proposto considerando a didática de cada um dos componentes curriculares;

•Diversidade de atividades: debates, leituras, seminários, pesquisas, oficinas, atividades práticas, entre outras que mobilizam diferentes habilidades e garantem o protagonismo dos alunos;

•Mapas mentais e avaliações: presentes em todos os projetos, permitem que o estudante acompanhe o percurso dos estudos e mobiliza a autoavaliação ao final;

•Orientações ao professor: cronograma para o professor organizar o projeto dos alunos, entre outras sugestões e informações de orientação.

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

Título da obra: Ser Protagonista Projetos Integradores Linguagens e suas Tecnologias

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias

Volume Único

Número de páginas de cada volume
Livro do aluno: 208
Livro do professor: 304

Nova edição: 1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da obra de Projetos Integradores – Linguagens e suas Tecnologias.
• 6 videotutoriais para o professor.
• Manual do professor impresso.

Eliana Pougy

Bacharela em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP).

Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (USP).

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

Doutora em Teoria Política com foco em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Autora de livros didáticos e paradidáticos.

André Vilela

Licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Autor de livros didáticos

Carolina Rosignoli

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Licenciada em Letras pela FE-USP.

Mestra em Letras pela FFLCH-USP.

Coordenadora pedagógica da rede particular de ensino e formadora de docentes.

João Pires

Licenciado em Letras pela PUC-SP.

Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

Autor e curador de material didático digital.

Professor e assistente de coordenação de tecnologia educacional na rede particular de ensino.

Luiz Greco

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física (EEF) da USP.

Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – Grupo de Atividades Especializadas de São Paulo (ISPE-GAE).

Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a construção da Autonomia Moral pela Universidade de Franca (Unifran-SP).

Professor na rede particular de ensino e formador de docentes.

Projeto 1

STEAM

Jogos e desafios

Fechar Projeto

Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Temas Contemporâneos: Ciência e tecnologia; diversidade cultural

Problema: Como sair da posição de consumidor para a de produtor de jogos?

Descrição do projeto

O projeto incentiva os alunos a usarem as próprias vivências com jogos diversos, como os de tabuleiro, os de sorte, os eletrônicos, os corporais, etc., para apresentar conteúdos das diferentes linguagens: jogos de tabuleiro africanos em Educação Física, regras de jogo, em Língua Inglesa, jogo de palavras e slam, em Língua Portuguesa, e arte interativa e realidade virtual em Arte, com o objetivo de promover reflexões e lançar mão de conhecimentos e procedimentos da área de Linguagens e suas Tecnologias para que os alunos se distanciem da posição de consumidores e passem a atuar como produtores de jogos. Como produto final do projeto, os alunos vão criar uma narrativa de video game e organizar uma oficina de jogos na escola.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Juventudes? Juventudes!

Fechar Projeto

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Temas Contemporâneos: Direitos da criança e do adolescente; diversidade cultural; educação em direitos humanos

Problema: Por que expressar quem somos, sendo jovens?

Descrição do projeto

Neste projeto, os alunos mergulham nos diversos movimentos juvenis ocorridos ao longo do tempo para compreender a forma como os jovens vêm buscando seus direitos e se manifestando em diferentes linguagens e formas culturais a fim de reconhecê-las e valorizá-las. Para isso, em Educação Física, os alunos vão aprender sobre os valores e a história da prática do skate; em Língua Inglesa, os alunos vão conhecer movimentos femininos que lutam e lutaram por direitos das mulheres; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer a Tropicália e analisar letras de músicas e poemas desse movimento; em Arte os alunos vão estudar o rap e as culturas periféricas. Como produto final do projeto, os alunos vão criar um festival de música e organizar uma mostra cultural na escola.

Projeto 3

Midiaeducação

Luz, câmera, microfone, ação!

Fechar Projeto

Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Temas Contemporâneos: Ciência e tecnologia; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; educação em direitos humanos; educação ambiental

Problema: Como praticar a cidadania por meio das mídias?

Descrição do projeto

Este projeto incentiva o estudo das diferentes mídias por meio das linguagens para compreender a produção e a divulgação midiáticas a fim de transformar a comunicação e a convivência das pessoas. Para isso, em Educação Física os alunos vão explorar o futebol e analisar a influência da mídia sobre esse esporte; em Língua Inglesa, eles vão conhecer e explorar o podcast e refletir sobre a internet; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer o gênero documentário; em Arte, vão conhecer e analisar a videoarte para compreender a produção midiática. Como produto final, eles vão criar um festival de cinema e organizar uma mostra cultural na escola.

Projeto 4

Mediação de conflitos

Convivendo!

Fechar Projeto

Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Temas Contemporâneos: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; educação em direitos humanos; vida familiar e social

Problema: Outras formas de convivência são possíveis?

Descrição do projeto

O projeto busca provocar os alunos a refletir e experimentar diferentes maneiras de se comunicar usando as linguagens, em busca da boa convivência e da corresponsabilidade. Para isso, em Educação Física, os alunos vão analisar e experimentar a capoeira e alguns jogos cooperativos; em Língua Inglesa, eles vão refletir sobre casos de bullying; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer o conceito de ciberbullying; em Arte, eles vão conhecer e experimentar danças circulares para valorizar e divulgar a cultura de paz. Como produto final do projeto, os alunos vão criar um grupo de mediadores de conflito e organizar um encontro pela paz na escola.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Virada cultural

Fechar Projeto

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Intervenção e mediação sociocultural

Temas Contemporâneos: Diversidade cultural; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; educação em direitos humanos

Problema: Como organizar uma virada cultural na escola?

Descrição do projeto

Neste projeto, os alunos vão se reunir em grupos para produzir curtas-metragens de ficção com o objetivo de sensibilizar e provocar as pessoas a refletir sobre um tema socialmente relevante. Para chegar a essa produção final, vão definir um tema de interesse social e pesquisar um conto relacionado a essa temática. Depois de buscar mais informações sobre o assunto e debatê-lo oralmente, vão adaptar o conto para um roteiro de filme e, por fim, gravá-lo em formato de curta-metragem de ficção. Ao final, vão planejar a divulgação desses vídeos e organizar uma exibição pública dos filmes para a comunidade. Também poderão inscrever os curtas-metragens em festivais nacionais e internacionais de cinema.

Projeto 6

Midiaeducação

Fome de quê?

Fechar Projeto

Projeto 6

Midiaeducação

Tema Integrador: Midieducação

Problema: Como criar um vídeo com o passo a passo de receitas brasileiras e saudáveis?

Descrição do projeto

 

O projeto traz discussões sobre cultura e alimentação no mundo contemporâneo e incentiva a reflexão acerca de modelos e produtos que podemos criar para tentar sanar parte dos problemas relacionados à produção de alimentos industrializados. Para isso, em Educação Física, os alunos vão conhecer algumas culturas tradicionais brasileiras e experimentar práticas de ginástica para aumentar a consciência corporal; em Língua Inglesa, eles vão conhecer os modos de alimentação de diferentes famílias ao redor do mundo e compartilhar receitas; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer diferentes pratos e críticas gastronômicas; em Arte, eles vão apreciar uma instalação artística para valorizar as culturas tradicionais. Como produto final deste projeto, os alunos vão produzir um vídeo com o passo a passo de receitas brasileiras e saudáveis e organizar um festival gastronômico-cultural na escola.

SEÇÕES

O que você precisa saber antes de começar os projetos

Fechar seção

Esta seção explica aos alunos o que é a Base Nacional Comum Curricular e apresenta a relação de habilidades e competências trabalhadas na obra para que eles possam acompanhar as próprias aprendizagens.

Páginas exemplares: 6 e 7

Abertura de projeto

Fechar seção

Todos os projetos iniciam com uma abertura em página dupla que têm como função apresentar o título do projeto, seu tema integrador e a relação de habilidades e competências que serão desenvolvidas. As aberturas trazem fotos relacionadas a cada projeto, um breve texto de apresentação e questões que mapeiam os conhecimentos dos alunos sobre o tema que será discutido. Nesse primeiro momento de perguntas, os professores podem fazer uma avaliação diagnóstica e adaptar o projeto conforme as necessidades dos alunos.

Páginas exemplares: p. 8 e 9; p. 42 e 43; p. 76 e 77; p. 110 e 111; p. 144 e 145; p. 176 e 177.

Qual é o problema?

Fechar seção

Esta seção introduz o problema que vai nortear os projetos e apresenta questionamentos relacionados a esse problema.

Páginas exemplares: p. 10; p. 44; p. 78; p. 112; p. 146; p. 178.

Tramas e enredos

Fechar seção

A seção tem como objetivo contextualizar o problema para os alunos e apresentar a relação dele com a área de Linguagens e suas Tecnologias.

Páginas exemplares: p. 12; p. 46; p. 80; p. 114; p. 148; p. 180.

Traçando a rota

Fechar seção

Esta seção apresenta aos alunos o objetivo e a justificativa do projeto e traz um mapa mental para que eles conheçam o percurso que vão trilhar e qual será o produto final do projeto.

Páginas exemplares: p. 15; p. 49; p. 83; p. 117; p. 151; p. 183.

Soluções possíveis e imagináveis

Fechar seção

Nesta seção são apresentadas as Trilhas disciplinares de Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte. Ao percorrer essas Trilhas, os alunos descobrem diferentes caminhos para resolver o problema proposto no projeto. Em casa uma das trilhas são trabalhados conteúdos específicos dos componentes curriculares relacionados à temática central, respeitando a didática de cada disciplina.

Em Educação Física, os conteúdos estão organizados em uma sequência didática dividida nas subseções Fruir e compreender; Construir valores; Investigar; Experimentar; e Traçando o mapa e Avaliação, sendo estas duas últimas recorrentes em todas as Trilhas e dedicadas à retomada dos conteúdos e a avaliação dos alunos. Em Língua Inglesa, as subseções são Reading and listening; Understanding English; Intercultural dimension; Writing and speaking; Mapping our route e Evaluation. Na Trilha de Língua Portuguesa, os conteúdos estão organizados nas seções Ler e ouvir; Entendendo a Língua Portuguesa; Escrever e falar; Traçando o mapa e Avaliação. Em Arte, os conteúdos estão apresentados nas seções Apreciar; Refletir e criticar; Criar; Traçando o mapa e Avaliação.

Páginas exemplares: p. 16; p. 50; p. 84; p. 118; p. 152; p. 184.

Para concluir

Fechar seção

Esta seção apresenta a proposta de produção final do projeto na atividade do Mãos à obra, que traz orientações claras para auxiliar os alunos a criar o produto final. Na subseção Boca no trombone, encontram-se explicações de como compartilhar e divulgar as produções por meio de oficinas, mostras culturais, festivais e outros eventos abertos à comunidade.

Páginas exemplares: p. 38; p. 72; p. 106; p. 140; p. 172; p. 204.

Para avaliar

Fechar seção

A seção traz em Traçando o mapa um mapa mental com os conteúdos abordados em cada Trilha e a síntese final do projeto. Além disso, na Autoavaliação, os alunos são convidados a refletir sobre os próprios aprendizados.

Páginas exemplares: p. 40; p. 74; p. 108; p. 142; p. 174; p. 206.

BOXES

Técnicas e tecnologias

Fechar box

Este boxe aborda um aspecto técnico importante relacionado às linguagens e aos assuntos discutidos nos projetos.

Páginas exemplares: p. 35; p. 66; p. 102; p. 137; p. 170; p. 200.

Mundo do trabalho

Fechar box

O boxe traz informações sobre uma profissão que está ligada à área de Linguagens e suas Tecnologias e se relaciona à temática dos projetos.

Páginas exemplares: p. 12; p. 67; p. 104; p. 138; p. 164; p. 168; p. 181.; p. 185.

Um pouco de história

Fechar box

Este boxe traz um recorte histórico com informações sobre os conteúdos abordados em cada projeto.

Páginas exemplares: p. 28; p. 29; p. 51; p. 60; p. 61; p. 85; p. 103; p. 119; p. 168; p. 201.

Para explorar

Fechar box

Neste boxe, são apresentadas sugestões de livros, vídeos, artigos, filmes e sites, além de dicas de visitação, para auxiliar os alunos em suas pesquisas e ampliar seus repertórios.

Páginas exemplares: p. 11; p. 18; p. 59; p. 97; p. 115; p. 121; p. 149; p. 188; p. 196; p. 201.

Para refletir

Fechar box

O boxe traz propostas de atividades de reflexão crítica e de debate para o exercício da argumentação.

Páginas exemplares: p. 11; p. 48; p. 62; p. 78; p. 82; p. 86; p. 102; p. 115; p. 119; p. 120; p. 179.

Para praticar

Fechar box

Neste boxe há jogos, experimentações e vivências variados e relacionados aos conteúdos do projeto.

Páginas exemplares: p. 10; p. 14; p. 34; p. 68; p. 103; p. 104; p. 136; p. 170.

Para pesquisar

Fechar box

Este boxe propõe pesquisas sobre os mais diversos assuntos para ampliar o repertório dos alunos sobre as linguagens.

Páginas exemplares: p. 11; p. 18; p. 19; p. 36; p. 47; p. 51; p. 63; p. 67; p. 116; p. 121; p. 148; p. 150; p. 196; p. 201.

Proposta

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista

A obra Ser Protagonista – Projetos Integradores de Linguagens e suas Tecnologias –é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para o Ensino Médio.

A obra promove o ensino-aprendizagem contextualizado e centrado no estudante, valorizando suas vivências e trabalhando os temas de interesse da cultura jovem. A obra mobiliza habilidades, competências, atitudes e valores, promovendo a educação integral para o exercício da cidadania.

São propostos ao longo da obra seis projetos de temas diversos, baseados na metodologia de projetos de trabalho. O estudante tem protagonismo para resolver os problemas propostos e ao longo das atividades construir um produto final, mobilizando diversas competências durante as etapas e atividades propostas. Os projetos trabalham temas contemporâneos transversais à qualquer área do Ensino Médio.

Destaques

Imagem de jovem usando o notebook

•Trilhas disciplinares: trabalho com conteúdos específicos de Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte para solucionar um problema proposto considerando a didática de cada um dos componentes curriculares;

•Diversidade de atividades: debates, leituras, seminários, pesquisas, oficinas, atividades práticas, entre outras que mobilizam diferentes habilidades e garantem o protagonismo dos alunos;

•Mapas mentais e avaliações: presentes em todos os projetos, permitem que o estudante acompanhe o percurso dos estudos e mobiliza a autoavaliação ao final;

•Orientações ao professor: cronograma para o professor organizar o projeto dos alunos, entre outras sugestões e informações de orientação.

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Título da obra: Ser Protagonista Projetos Integradores Linguagens e suas Tecnologias

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias

Volume Único

Número de páginas de cada volume
Livro do aluno: 208
Livro do professor: 304

Nova edição: 1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da obra de Projetos Integradores – Linguagens e suas Tecnologias.
• 6 videotutoriais para o professor.
• Manual do professor impresso.

Eliana Pougy

Bacharela em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP).

Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (USP).

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

Doutora em Teoria Política com foco em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Autora de livros didáticos e paradidáticos.

André Vilela

Licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Autor de livros didáticos

Carolina Rosignoli

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Licenciada em Letras pela FE-USP.

Mestra em Letras pela FFLCH-USP.

Coordenadora pedagógica da rede particular de ensino e formadora de docentes.

João Pires

Licenciado em Letras pela PUC-SP.

Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

Autor e curador de material didático digital.

Professor e assistente de coordenação de tecnologia educacional na rede particular de ensino.

Luiz Greco

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física (EEF) da USP.

Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – Grupo de Atividades Especializadas de São Paulo (ISPE-GAE).

Especialista em Relações Interpessoais na Escola e a construção da Autonomia Moral pela Universidade de Franca (Unifran-SP).

Professor na rede particular de ensino e formador de docentes.

Projeto 1

STEAM

Jogos e desafios

Fechar Projeto

Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Temas Contemporâneos: Ciência e tecnologia; diversidade cultural

Problema: Como sair da posição de consumidor para a de produtor de jogos?

Descrição do projeto

O projeto incentiva os alunos a usarem as próprias vivências com jogos diversos, como os de tabuleiro, os de sorte, os eletrônicos, os corporais, etc., para apresentar conteúdos das diferentes linguagens: jogos de tabuleiro africanos em Educação Física, regras de jogo, em Língua Inglesa, jogo de palavras e slam, em Língua Portuguesa, e arte interativa e realidade virtual em Arte, com o objetivo de promover reflexões e lançar mão de conhecimentos e procedimentos da área de Linguagens e suas Tecnologias para que os alunos se distanciem da posição de consumidores e passem a atuar como produtores de jogos. Como produto final do projeto, os alunos vão criar uma narrativa de video game e organizar uma oficina de jogos na escola.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Juventudes? Juventudes!

Fechar Projeto

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Temas Contemporâneos: Direitos da criança e do adolescente; diversidade cultural; educação em direitos humanos

Problema: Por que expressar quem somos, sendo jovens?

Descrição do projeto

Neste projeto, os alunos mergulham nos diversos movimentos juvenis ocorridos ao longo do tempo para compreender a forma como os jovens vêm buscando seus direitos e se manifestando em diferentes linguagens e formas culturais a fim de reconhecê-las e valorizá-las. Para isso, em Educação Física, os alunos vão aprender sobre os valores e a história da prática do skate; em Língua Inglesa, os alunos vão conhecer movimentos femininos que lutam e lutaram por direitos das mulheres; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer a Tropicália e analisar letras de músicas e poemas desse movimento; em Arte os alunos vão estudar o rap e as culturas periféricas. Como produto final do projeto, os alunos vão criar um festival de música e organizar uma mostra cultural na escola.

Projeto 3

Midiaeducação

Luz, câmera, microfone, ação!

Fechar Projeto

Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Temas Contemporâneos: Ciência e tecnologia; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; educação em direitos humanos; educação ambiental

Problema: Como praticar a cidadania por meio das mídias?

Descrição do projeto

Este projeto incentiva o estudo das diferentes mídias por meio das linguagens para compreender a produção e a divulgação midiáticas a fim de transformar a comunicação e a convivência das pessoas. Para isso, em Educação Física os alunos vão explorar o futebol e analisar a influência da mídia sobre esse esporte; em Língua Inglesa, eles vão conhecer e explorar o podcast e refletir sobre a internet; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer o gênero documentário; em Arte, vão conhecer e analisar a videoarte para compreender a produção midiática. Como produto final, eles vão criar um festival de cinema e organizar uma mostra cultural na escola.

Projeto 4

Mediação de conflitos

Convivendo!

Fechar Projeto

Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Temas Contemporâneos: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras; educação em direitos humanos; vida familiar e social

Problema: Outras formas de convivência são possíveis?

Descrição do projeto

O projeto busca provocar os alunos a refletir e experimentar diferentes maneiras de se comunicar usando as linguagens, em busca da boa convivência e da corresponsabilidade. Para isso, em Educação Física, os alunos vão analisar e experimentar a capoeira e alguns jogos cooperativos; em Língua Inglesa, eles vão refletir sobre casos de bullying; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer o conceito de ciberbullying; em Arte, eles vão conhecer e experimentar danças circulares para valorizar e divulgar a cultura de paz. Como produto final do projeto, os alunos vão criar um grupo de mediadores de conflito e organizar um encontro pela paz na escola.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Virada cultural

Fechar Projeto

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Intervenção e mediação sociocultural

Temas Contemporâneos: Diversidade cultural; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; educação em direitos humanos

Problema: Como organizar uma virada cultural na escola?

Descrição do projeto

Neste projeto, os alunos vão se reunir em grupos para produzir curtas-metragens de ficção com o objetivo de sensibilizar e provocar as pessoas a refletir sobre um tema socialmente relevante. Para chegar a essa produção final, vão definir um tema de interesse social e pesquisar um conto relacionado a essa temática. Depois de buscar mais informações sobre o assunto e debatê-lo oralmente, vão adaptar o conto para um roteiro de filme e, por fim, gravá-lo em formato de curta-metragem de ficção. Ao final, vão planejar a divulgação desses vídeos e organizar uma exibição pública dos filmes para a comunidade. Também poderão inscrever os curtas-metragens em festivais nacionais e internacionais de cinema.

Projeto 6

Midiaeducação

Fome de quê?

Fechar Projeto

Projeto 6

Midiaeducação

Tema Integrador: Midieducação

Problema: Como criar um vídeo com o passo a passo de receitas brasileiras e saudáveis?

Descrição do projeto

 

O projeto traz discussões sobre cultura e alimentação no mundo contemporâneo e incentiva a reflexão acerca de modelos e produtos que podemos criar para tentar sanar parte dos problemas relacionados à produção de alimentos industrializados. Para isso, em Educação Física, os alunos vão conhecer algumas culturas tradicionais brasileiras e experimentar práticas de ginástica para aumentar a consciência corporal; em Língua Inglesa, eles vão conhecer os modos de alimentação de diferentes famílias ao redor do mundo e compartilhar receitas; em Língua Portuguesa, os alunos vão conhecer diferentes pratos e críticas gastronômicas; em Arte, eles vão apreciar uma instalação artística para valorizar as culturas tradicionais. Como produto final deste projeto, os alunos vão produzir um vídeo com o passo a passo de receitas brasileiras e saudáveis e organizar um festival gastronômico-cultural na escola.

SEÇÕES

O que você precisa saber antes de começar os projetos

Fechar seção

Esta seção explica aos alunos o que é a Base Nacional Comum Curricular e apresenta a relação de habilidades e competências trabalhadas na obra para que eles possam acompanhar as próprias aprendizagens.

Páginas exemplares: 6 e 7

Abertura de projeto

Fechar seção

Todos os projetos iniciam com uma abertura em página dupla que têm como função apresentar o título do projeto, seu tema integrador e a relação de habilidades e competências que serão desenvolvidas. As aberturas trazem fotos relacionadas a cada projeto, um breve texto de apresentação e questões que mapeiam os conhecimentos dos alunos sobre o tema que será discutido. Nesse primeiro momento de perguntas, os professores podem fazer uma avaliação diagnóstica e adaptar o projeto conforme as necessidades dos alunos.

Páginas exemplares: p. 8 e 9; p. 42 e 43; p. 76 e 77; p. 110 e 111; p. 144 e 145; p. 176 e 177.

Qual é o problema?

Fechar seção

Esta seção introduz o problema que vai nortear os projetos e apresenta questionamentos relacionados a esse problema.

Páginas exemplares: p. 10; p. 44; p. 78; p. 112; p. 146; p. 178.

Tramas e enredos

Fechar seção

A seção tem como objetivo contextualizar o problema para os alunos e apresentar a relação dele com a área de Linguagens e suas Tecnologias.

Páginas exemplares: p. 12; p. 46; p. 80; p. 114; p. 148; p. 180.

Traçando a rota

Fechar seção

Esta seção apresenta aos alunos o objetivo e a justificativa do projeto e traz um mapa mental para que eles conheçam o percurso que vão trilhar e qual será o produto final do projeto.

Páginas exemplares: p. 15; p. 49; p. 83; p. 117; p. 151; p. 183.

Soluções possíveis e imagináveis

Fechar seção

Nesta seção são apresentadas as Trilhas disciplinares de Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte. Ao percorrer essas Trilhas, os alunos descobrem diferentes caminhos para resolver o problema proposto no projeto. Em casa uma das trilhas são trabalhados conteúdos específicos dos componentes curriculares relacionados à temática central, respeitando a didática de cada disciplina.

Em Educação Física, os conteúdos estão organizados em uma sequência didática dividida nas subseções Fruir e compreender; Construir valores; Investigar; Experimentar; e Traçando o mapa e Avaliação, sendo estas duas últimas recorrentes em todas as Trilhas e dedicadas à retomada dos conteúdos e a avaliação dos alunos. Em Língua Inglesa, as subseções são Reading and listening; Understanding English; Intercultural dimension; Writing and speaking; Mapping our route e Evaluation. Na Trilha de Língua Portuguesa, os conteúdos estão organizados nas seções Ler e ouvir; Entendendo a Língua Portuguesa; Escrever e falar; Traçando o mapa e Avaliação. Em Arte, os conteúdos estão apresentados nas seções Apreciar; Refletir e criticar; Criar; Traçando o mapa e Avaliação.

Páginas exemplares: p. 16; p. 50; p. 84; p. 118; p. 152; p. 184.

Para concluir

Fechar seção

Esta seção apresenta a proposta de produção final do projeto na atividade do Mãos à obra, que traz orientações claras para auxiliar os alunos a criar o produto final. Na subseção Boca no trombone, encontram-se explicações de como compartilhar e divulgar as produções por meio de oficinas, mostras culturais, festivais e outros eventos abertos à comunidade.

Páginas exemplares: p. 38; p. 72; p. 106; p. 140; p. 172; p. 204.

Para avaliar

Fechar seção

A seção traz em Traçando o mapa um mapa mental com os conteúdos abordados em cada Trilha e a síntese final do projeto. Além disso, na Autoavaliação, os alunos são convidados a refletir sobre os próprios aprendizados.

Páginas exemplares: p. 40; p. 74; p. 108; p. 142; p. 174; p. 206.

BOXES

Técnicas e tecnologias

Fechar box

Este boxe aborda um aspecto técnico importante relacionado às linguagens e aos assuntos discutidos nos projetos.

Páginas exemplares: p. 35; p. 66; p. 102; p. 137; p. 170; p. 200.

Mundo do trabalho

Fechar box

O boxe traz informações sobre uma profissão que está ligada à área de Linguagens e suas Tecnologias e se relaciona à temática dos projetos.

Páginas exemplares: p. 12; p. 67; p. 104; p. 138; p. 164; p. 168; p. 181.; p. 185.

Um pouco de história

Fechar box

Este boxe traz um recorte histórico com informações sobre os conteúdos abordados em cada projeto.

Páginas exemplares: p. 28; p. 29; p. 51; p. 60; p. 61; p. 85; p. 103; p. 119; p. 168; p. 201.

Para explorar

Fechar box

Neste boxe, são apresentadas sugestões de livros, vídeos, artigos, filmes e sites, além de dicas de visitação, para auxiliar os alunos em suas pesquisas e ampliar seus repertórios.

Páginas exemplares: p. 11; p. 18; p. 59; p. 97; p. 115; p. 121; p. 149; p. 188; p. 196; p. 201.

Para refletir

Fechar box

O boxe traz propostas de atividades de reflexão crítica e de debate para o exercício da argumentação.

Páginas exemplares: p. 11; p. 48; p. 62; p. 78; p. 82; p. 86; p. 102; p. 115; p. 119; p. 120; p. 179.

Para praticar

Fechar box

Neste boxe há jogos, experimentações e vivências variados e relacionados aos conteúdos do projeto.

Páginas exemplares: p. 10; p. 14; p. 34; p. 68; p. 103; p. 104; p. 136; p. 170.

Para pesquisar

Fechar box

Este boxe propõe pesquisas sobre os mais diversos assuntos para ampliar o repertório dos alunos sobre as linguagens.

Páginas exemplares: p. 11; p. 18; p. 19; p. 36; p. 47; p. 51; p. 63; p. 67; p. 116; p. 121; p. 148; p. 150; p. 196; p. 201.