CÓDIGO DA OBRA

  • 0
  • 0
  • 5
  • 3
  • P
  • 2
  • 1
  • 5
  • 0
  • 8

Ser Protagonista
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Proposta

Ser Protagonista: Projetos Integradores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a nova obra da SM Educação para o Ensino Médio, totalmente de acordo com a BNCC. A obra apoia o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, valoriza seus conhecimentos prévios e contextualiza os novos aprendizados de acordo as culturas juvenis.

Ao longo de seis projetos propostos, são explorados diversos temas integradores que guiam o estudante para propor a solução de problemas e permitir o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. As metodologias ativas envolvem o aluno no processo de construção das atividades de acordo com os objetivos estabelecidos.

Com a obra, os estudantes terão uma aprendizagem autônoma e participativa, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais, como o pensamento crítico, o respeito ao próximo, a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, a comunicação e o trabalho em grupo. A interdisciplinaridade está presente na proposta da obra, levando os estudantes a relacionarem diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento dos projetos.

 

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista
Imagem de jovem usando o notebook

Destaques

Investigação científica: incentiva o aluno a refletir sobre situações cotidianas e a promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade
Páginas exemplares: p. 14 / p. 48-58 / p.188

Intervenção sociocultural: temas que desenvolvem a mediação e a intervenção sociocultural para propor soluções a questões que afetam a sociedade e o meio ambiente.
Páginas exemplares: p.67 / p.124 / p.145

Processos criativos: idealização e execução de processos criativos permitem ao estudante praticar diferentes tipos de expressão para construir e propor soluções de problemas.
Páginas exemplares: p. 38-39 / p. 63 / p. 134 – 135

Processos criativos: idealização e execução de processos criativos permitem ao estudante praticar diferentes tipos de expressão para construir e propor soluções de problemas.
Páginas exemplares: p. 98 – 100 / p. 142 – 143 / p. 149

Atividades de metodologias ativas: auxiliam o professor a tornar as aulas mais significativas e próximas a realidade do estudante.
Páginas exemplares: p. 55 / p. 60 / p. 101

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

Título da obra: Ser Protagonista Projetos Integradores Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Segmento: Ensino Médio

Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Número de páginas:
Livro do aluno: 204
Livro do professor: 284

1ª edição

Composição da oferta

Livro do Estudante impresso;
Manual do Professor impresso;
Material Digital do Professor, composto de seis vídeos sobre as propostas da obra.

Valéria Vaz - Editora Responsável

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e Mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Professora do Ensino Fundamental na rede pública. Editora de livros didáticos.

Marciel Consani (coordenação)

Bacharel em Instrumento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Tecnologias Interativas aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador do Ensino Superior da rede particular e pública.

Alexandre Fillietaz

Bacharel em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Coordenador e professor do Ensino Superior da rede particular.

Claudia Valeria de Oliveira

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Advogada e mediadora de conflitos comunitários. Consultora em planejamento estratégico e projetos sociais para o Terceiro Setor.

Francisco Martins Garcia

Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editor e autor de livros paradidáticos e didáticos.

Karla Isabel de Souza

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mestra e Doutora em Educação pela UNICAMP.

Mestra em Engenharia de Mídias pela Universidade de Poitiers – França. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Alcalá de

Henares – Espanha.

Professora do Ensino Fundamental e Médio.

Coordenadora em curso do Ensino Superior.

Projeto 1

STEAM

Fazedores do espaço

Fechar Projeto

Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como refletir sobre o conhecimento científico experimental – realizado tanto pelas sociedades indígenas como pela ciência contemporânea – acerca do Universo, dos astros, do movimento das estrelas, entre outros aspectos?

Descrição do projeto

Vivemos em uma época de grandes inovações tecnológicas. Para conseguirmos analisar criticamente as questões relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, é preciso entender os efeitos sociais desse processo e saber como o avanço tecnológico leva ao bem-estar comum e às mudanças que afetam a humanidade. Neste trabalho seguiremos uma trajetória que levará a uma reflexão sobre o conhecimento científico experimental – realizado tanto pelas sociedades indígenas como pela ciência contemporânea – acerca do Universo, dos astros, do movimento das estrelas, entre outros aspectos.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Viver em comunidade

Fechar Projeto

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como formar um olhar crítico dos alunos, a respeito do seu lugar de vivência e seu reconhecimento de que as ações comunitárias, sociais e culturais fazem parte do processo de formação de cidadãos conscientes?

Descrição do projeto

A compreensão dos direitos artísticos, culturais e políticos e a construção colaborativa do conhecimento são fundamentais para incentivar os jovens a ter engajamento social e para permitir que exerçam o protagonismo, tornando-se agentes de transformações. Este projeto possibilita a formação de um olhar crítico dos alunos, a respeito do seu lugar de vivência e seu reconhecimento de que as ações comunitárias, sociais e culturais fazem parte do processo de formação de cidadãos conscientes.

Projeto 3

Midiaeducação

O mapa da mídia

Fechar Projeto

Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como orientar os jovens a usar a internet de forma adequada?

Descrição do projeto

As crianças e os adolescentes brasileiros têm cada vez mais acesso à internet e, consequentemente, entram mais cedo em contato com informações divulgadas por esse meio.

O uso cotidiano, entretanto, não garante uma apropriação crítica dos conteúdos nem o domínio de ferramentas que poderiam auxiliar na contextualização pedagógica das informações acessadas.

Cabe então à escola encarregar-se de compreender a influência da mídia na sociedade e, principalmente, na educação e formação dos jovens, colocando-se em favor de uma sociedade mais plural, justa e democrática.

Projeto 4

Mediação de conflitos

A paz que faz sentido

Fechar Projeto

Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como reconhecer uma situação de conflito e apresentar sua melhor alternativa de solução?

Descrição do projeto

A escola é um lugar de socialização onde as diferenças aparecem de forma mais significativa. Perceber e respeitar as diferenças é exercer o reconhecimento da alteridade, ou seja, de que o outro faz parte do meu mundo e, se eu existo, é porque posso me comunicar com esse outro. Assim, a comunicação é a base de toda relação e, consequentemente, da mediação, da negociação e da formação e resolução de conflitos, pois existimos na linguagem, seja ela verbal, seja não verbal.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Empreendendo o futuro

Fechar Projeto

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como ensinar aos jovens da comunidade interna e externa como é possível ser protagonista de um negócio próprio e empreendedor?

Descrição do projeto

Este projeto foi elaborado para que você possa descobrir as principais características exigidas de um empreendedor em diversas áreas da vida e, principalmente, no mercado de trabalho. Esse exercício lhe dará a oportunidade de refletir sobre escolhas relativas à sua atuação profissional na sociedade, tanto por meio da abertura de um novo negócio como por sua atuação como intraempreendedor, ou empreendedor interno, que trabalha em uma organização em busca da obtenção de qualidade de vida e de uma sociedade mais humana.

Projeto 6

STEAM

Tecnologia, arte e ficção científica

Fechar Projeto

Projeto 6

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como produzir evento voltado para a comunidade escolar e a comunidade externa para mostrar de que maneira as questões científicas estão inseridas na cultura?

Descrição do projeto

O projeto vai auxilia o aluno a valorizar o conhecimento científico, artístico e tecnológico. Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre questões relacionadas a desenvolvimento científico e tecnológico ao longo do tempo. Compreender os efeitos sociais desses processos, reconhecendo que os avanços das técnicas levam, idealmente, ao bem-estar comum e a mudanças que afetam populações inteiras.

 

SEÇÕES

Abertura do projeto

Fechar seção

Apresenta texto, imagem e questões para que o estudante inicie uma reflexão sobre o tema que será estudado.

Página exemplar:  p. 74 – 75 / p. 106 – 107 /p. 138 – 139

Etapas do projeto

Fechar seção

Página dupla com a apresentação das competências e habilidades que será desenvolvido em cada percurso. A seção apresenta também um panorama das ações que serão realizadas em todo o projeto.

Página exemplar: p. 10 – 11 /p. 44 – 45 / p. 76 – 77

Abertura do percurso

Fechar seção

Na abertura do percurso são apresentados textos, imagens e atividades que incentivam o estudante a apresentar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado no projeto.

Página exemplar: p. 46 – 47 / p. 64- 65 / p. 120 – 121

Pesquisa em ação

Fechar seção

Proposta de pesquisa orientada para o estudante obter mais informações e desenvolver ações de protagonismo.

Páginas exemplares: p. 56-57 / p. 60 /p. 66

Elaborar

Fechar seção

Nesta seção, é proposta uma atividade prática de encerramento sobre os conteúdos do percurso.

Páginas exemplares: p. 69 / p. 95 / p. 101

Produto final

Fechar seção

Apresenta uma proposta de trabalho final, que deve ser realizada em grupo e que consolida os assuntos estudado nos percursos.

Páginas exemplares: p. 38 – 39 / p. 70 – 71 /p. 134 – 135

Autoavaliação

Fechar seção

Seção com perguntas que auxiliam o estudante a refletir sobre os objetivos propostos inicialmente em cada projeto e o conhecimento adquirido.

Páginas exemplares: p. 40 / p. 72 /p. 136

Para ampliar

Fechar seção

Indicações de sites, livros e vídeos comentados que permitem o aprofundamento dos temas trabalhados durante o desenvolvimento dos percursos.

Páginas exemplares: p. 73 / p. 105 / p. 137

BOXES

Caixa de reflexão

Fechar box

Boxe com textos e atividades para o aluno desenvolver a capacidades de leitura e argumentação a partir de diferentes fontes de pesquisa.

Páginas exemplares: p. 61 / p. 87 / p. 130

Interação

Fechar box

Conjunto de atividades para serem desenvolvidas em dupla ou grupo.

Páginas exemplares: p. 50 / p. 59 / p. 91

 

Glossário

Fechar box

Boxe com o significado de palavras e expressões destacadas nos textos.

Páginas exemplares: p. 54 / p. 78 /p. 89

Proposta

Capa do livro Ciências da natureza e suas tecnologias da coleção Ser Protagonista

Ser Protagonista: Projetos Integradores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a nova obra da SM Educação para o Ensino Médio, totalmente de acordo com a BNCC. A obra apoia o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, valoriza seus conhecimentos prévios e contextualiza os novos aprendizados de acordo as culturas juvenis.

Ao longo de seis projetos propostos, são explorados diversos temas integradores que guiam o estudante para propor a solução de problemas e permitir o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. As metodologias ativas envolvem o aluno no processo de construção das atividades de acordo com os objetivos estabelecidos.

Com a obra, os estudantes terão uma aprendizagem autônoma e participativa, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais, como o pensamento crítico, o respeito ao próximo, a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, a comunicação e o trabalho em grupo. A interdisciplinaridade está presente na proposta da obra, levando os estudantes a relacionarem diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento dos projetos.

 

Destaques

Imagem de jovem usando o notebook

Investigação científica: incentiva o aluno a refletir sobre situações cotidianas e a promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade
Páginas exemplares: p. 14 / p. 48-58 / p.188

Intervenção sociocultural: temas que desenvolvem a mediação e a intervenção sociocultural para propor soluções a questões que afetam a sociedade e o meio ambiente.
Páginas exemplares: p.67 / p.124 / p.145

Processos criativos: idealização e execução de processos criativos permitem ao estudante praticar diferentes tipos de expressão para construir e propor soluções de problemas.
Páginas exemplares: p. 38-39 / p. 63 / p. 134 – 135

Processos criativos: idealização e execução de processos criativos permitem ao estudante praticar diferentes tipos de expressão para construir e propor soluções de problemas.
Páginas exemplares: p. 98 – 100 / p. 142 – 143 / p. 149

Atividades de metodologias ativas: auxiliam o professor a tornar as aulas mais significativas e próximas a realidade do estudante.
Páginas exemplares: p. 55 / p. 60 / p. 101

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Título da obra: Ser Protagonista Projetos Integradores Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Segmento: Ensino Médio

Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Número de páginas:
Livro do aluno: 204
Livro do professor: 284

1ª edição

Composição da oferta

Livro do Estudante impresso;
Manual do Professor impresso;
Material Digital do Professor, composto de seis vídeos sobre as propostas da obra.

Valéria Vaz - Editora Responsável

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e Mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Professora do Ensino Fundamental na rede pública. Editora de livros didáticos.

Marciel Consani (coordenação)

Bacharel em Instrumento pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Tecnologias Interativas aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador do Ensino Superior da rede particular e pública.

Alexandre Fillietaz

Bacharel em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Coordenador e professor do Ensino Superior da rede particular.

Claudia Valeria de Oliveira

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Advogada e mediadora de conflitos comunitários. Consultora em planejamento estratégico e projetos sociais para o Terceiro Setor.

Francisco Martins Garcia

Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editor e autor de livros paradidáticos e didáticos.

Karla Isabel de Souza

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mestra e Doutora em Educação pela UNICAMP.

Mestra em Engenharia de Mídias pela Universidade de Poitiers – França. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Alcalá de

Henares – Espanha.

Professora do Ensino Fundamental e Médio.

Coordenadora em curso do Ensino Superior.

Projeto 1

STEAM

Fazedores do espaço

Fechar Projeto

Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como refletir sobre o conhecimento científico experimental – realizado tanto pelas sociedades indígenas como pela ciência contemporânea – acerca do Universo, dos astros, do movimento das estrelas, entre outros aspectos?

Descrição do projeto

Vivemos em uma época de grandes inovações tecnológicas. Para conseguirmos analisar criticamente as questões relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, é preciso entender os efeitos sociais desse processo e saber como o avanço tecnológico leva ao bem-estar comum e às mudanças que afetam a humanidade. Neste trabalho seguiremos uma trajetória que levará a uma reflexão sobre o conhecimento científico experimental – realizado tanto pelas sociedades indígenas como pela ciência contemporânea – acerca do Universo, dos astros, do movimento das estrelas, entre outros aspectos.

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Viver em comunidade

Fechar Projeto

Projeto 2

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como formar um olhar crítico dos alunos, a respeito do seu lugar de vivência e seu reconhecimento de que as ações comunitárias, sociais e culturais fazem parte do processo de formação de cidadãos conscientes?

Descrição do projeto

A compreensão dos direitos artísticos, culturais e políticos e a construção colaborativa do conhecimento são fundamentais para incentivar os jovens a ter engajamento social e para permitir que exerçam o protagonismo, tornando-se agentes de transformações. Este projeto possibilita a formação de um olhar crítico dos alunos, a respeito do seu lugar de vivência e seu reconhecimento de que as ações comunitárias, sociais e culturais fazem parte do processo de formação de cidadãos conscientes.

Projeto 3

Midiaeducação

O mapa da mídia

Fechar Projeto

Projeto 3

Midiaeducação

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como orientar os jovens a usar a internet de forma adequada?

Descrição do projeto

As crianças e os adolescentes brasileiros têm cada vez mais acesso à internet e, consequentemente, entram mais cedo em contato com informações divulgadas por esse meio.

O uso cotidiano, entretanto, não garante uma apropriação crítica dos conteúdos nem o domínio de ferramentas que poderiam auxiliar na contextualização pedagógica das informações acessadas.

Cabe então à escola encarregar-se de compreender a influência da mídia na sociedade e, principalmente, na educação e formação dos jovens, colocando-se em favor de uma sociedade mais plural, justa e democrática.

Projeto 4

Mediação de conflitos

A paz que faz sentido

Fechar Projeto

Projeto 4

Mediação de conflitos

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como reconhecer uma situação de conflito e apresentar sua melhor alternativa de solução?

Descrição do projeto

A escola é um lugar de socialização onde as diferenças aparecem de forma mais significativa. Perceber e respeitar as diferenças é exercer o reconhecimento da alteridade, ou seja, de que o outro faz parte do meu mundo e, se eu existo, é porque posso me comunicar com esse outro. Assim, a comunicação é a base de toda relação e, consequentemente, da mediação, da negociação e da formação e resolução de conflitos, pois existimos na linguagem, seja ela verbal, seja não verbal.

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Empreendendo o futuro

Fechar Projeto

Projeto 5

Protagonismo juvenil

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como ensinar aos jovens da comunidade interna e externa como é possível ser protagonista de um negócio próprio e empreendedor?

Descrição do projeto

Este projeto foi elaborado para que você possa descobrir as principais características exigidas de um empreendedor em diversas áreas da vida e, principalmente, no mercado de trabalho. Esse exercício lhe dará a oportunidade de refletir sobre escolhas relativas à sua atuação profissional na sociedade, tanto por meio da abertura de um novo negócio como por sua atuação como intraempreendedor, ou empreendedor interno, que trabalha em uma organização em busca da obtenção de qualidade de vida e de uma sociedade mais humana.

Projeto 6

STEAM

Tecnologia, arte e ficção científica

Fechar Projeto

Projeto 6

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como produzir evento voltado para a comunidade escolar e a comunidade externa para mostrar de que maneira as questões científicas estão inseridas na cultura?

Descrição do projeto

O projeto vai auxilia o aluno a valorizar o conhecimento científico, artístico e tecnológico. Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre questões relacionadas a desenvolvimento científico e tecnológico ao longo do tempo. Compreender os efeitos sociais desses processos, reconhecendo que os avanços das técnicas levam, idealmente, ao bem-estar comum e a mudanças que afetam populações inteiras.

 

SEÇÕES

Abertura do projeto

Fechar seção

Apresenta texto, imagem e questões para que o estudante inicie uma reflexão sobre o tema que será estudado.

Página exemplar:  p. 74 – 75 / p. 106 – 107 /p. 138 – 139

Etapas do projeto

Fechar seção

Página dupla com a apresentação das competências e habilidades que será desenvolvido em cada percurso. A seção apresenta também um panorama das ações que serão realizadas em todo o projeto.

Página exemplar: p. 10 – 11 /p. 44 – 45 / p. 76 – 77

Abertura do percurso

Fechar seção

Na abertura do percurso são apresentados textos, imagens e atividades que incentivam o estudante a apresentar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado no projeto.

Página exemplar: p. 46 – 47 / p. 64- 65 / p. 120 – 121

Pesquisa em ação

Fechar seção

Proposta de pesquisa orientada para o estudante obter mais informações e desenvolver ações de protagonismo.

Páginas exemplares: p. 56-57 / p. 60 /p. 66

Elaborar

Fechar seção

Nesta seção, é proposta uma atividade prática de encerramento sobre os conteúdos do percurso.

Páginas exemplares: p. 69 / p. 95 / p. 101

Produto final

Fechar seção

Apresenta uma proposta de trabalho final, que deve ser realizada em grupo e que consolida os assuntos estudado nos percursos.

Páginas exemplares: p. 38 – 39 / p. 70 – 71 /p. 134 – 135

Autoavaliação

Fechar seção

Seção com perguntas que auxiliam o estudante a refletir sobre os objetivos propostos inicialmente em cada projeto e o conhecimento adquirido.

Páginas exemplares: p. 40 / p. 72 /p. 136

Para ampliar

Fechar seção

Indicações de sites, livros e vídeos comentados que permitem o aprofundamento dos temas trabalhados durante o desenvolvimento dos percursos.

Páginas exemplares: p. 73 / p. 105 / p. 137

BOXES

Caixa de reflexão

Fechar box

Boxe com textos e atividades para o aluno desenvolver a capacidades de leitura e argumentação a partir de diferentes fontes de pesquisa.

Páginas exemplares: p. 61 / p. 87 / p. 130

Interação

Fechar box

Conjunto de atividades para serem desenvolvidas em dupla ou grupo.

Páginas exemplares: p. 50 / p. 59 / p. 91

 

Glossário

Fechar box

Boxe com o significado de palavras e expressões destacadas nos textos.

Páginas exemplares: p. 54 / p. 78 /p. 89