CÓDIGO DA OBRA

  • 0
  • 1
  • 0
  • 4
  • P
  • 2
  • 1
  • 5
  • 0
  • 9

Parceria Evoluir
Planejando a jornada

Proposta da obra

Planejando a jornada: um guia para seu Projeto de Vida é uma nova obra da Editora Evoluir, em parceria com a SM Educação, para o Ensino Médio. A obra está totalmente de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio. O principal objetivo da obra é apoiar aos estudantes, orientados e estimulados pelo professor, no processo de elaboração consciente, criativo e prazeroso de um Projeto de Vida pessoal.

A obra integra diferentes áreas do conhecimento, abordando o Projeto de Vida na escola como um componente curricular transversal. O Projeto de Vida construído pelo aluno é individual, porém sempre em contato com a experiência coletiva da turma e sob orientação do educador. As metodologias ativas são recomendadas para potencializar o trabalho proposto na coleção.

A obra está organizada em três dimensões ou etapas: Autoconhecimento, Viver em Sociedade e O Mundo do Trabalho. O conteúdo das etapas é permeado por três principais perguntas reflexivas para o estudante:

  • Quem sou eu e como posso ser melhor, mais livre e feliz?
  • Uma vez que vivemos todos em sociedade, então, como posso colaborar para torná-la mais justa e generosa?
  • Ao refletir sobre esses temas, qual a atividade, profissional ou não, que me realizará e me capacitará para contribuir com a construção do mundo que eu desejo?

Por meio dessa abordagem, a obra guia ao estudante no desenvolvimento de diversos aspectos importantes para sua formação, como autoconhecimento e pensamento crítico sobre si e sobre os outros, bem como o conhecimento do mundo e de seu lugar como sujeito na sociedade.

Capa do Livro Planejando a jornada - Manual do professor
Imagem de jovem usando o notebook

Conheça os destaques da coleção

  • Ferramenta de Planejamento Pessoal: a obra propõe que o aluno elabore um plano detalhado ao final de cada uma das três etapas/dimensões abordadas (Autoconhecimento, Viver em Sociedade e O Mundo do Trabalho). A elaboração desse plano parte da identificação dos objetivos pessoais de cada um para chegar à proposição concreta de ações a serem realizadas em um prazo definido.
  • Ikigai: propósito de vida. Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de viver” ou “força motriz para viver”. Como forma de fechar a etapa de elaboração escrita do Projeto de Vida, propomos que o aluno faça o seu ikigai, um exercício orientado para uma aproximação ao seu propósito de vida. O estudante poderá explorar ainda mais o autoconhecimento e a experimentação dos campos da sua vida relacionados às dimensões trabalhadas na obra. A atividade apresenta um diagrama explicativo composto pelas seguintes esferas da vida: aquilo que alguém ama, aquilo que o mundo precisa, aquilo que alguém pode ser pago para fazer e, finalmente, aquilo que um indivíduo é bom em fazer. Do cruzamento dessas esferas, surgem algumas atribuições: missão, paixão, profissão e vocação.
  • Autoavaliação com construção de portfólio: permite que o jovem seja protagonista de sua própria aprendizagem, já que o portfólio possibilita ao estudante acompanhar detalhadamente sua trajetória e responsabilizar-se por sua própria aprendizagem.
Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

  • Título da coleção: Planejando a jornada: um guia para seu Projeto de Vida
  • Autor: Bia Monteiro
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Projeto de vida
  • Organização: volume único
  • 1ª edição, 2020
  • Número de páginas
    • Livro do aluno – 176
    • Manual do professor – 251

 

Composição da oferta

  • Volume único impresso da coleção de Projeto de Vida;
  • Manual do professor;
  • 3 videotutoriais (direcionados ao professor).

Beatriz Monteiro

Formou-se em Psicologia e, nos últimos 20 anos, já escreveu mais de 30 livros para crianças e jovens. Seus temas preferidos são cidadania, meio ambiente, sustentabilidade e também como podemos ser mais conscientes e ativos na escolha dos rumos da nossa vida! Seus trabalhos já foram acolhidos por escolas, secretarias de educação, ministérios e pela UNESCO.

Projeto 1

JEITOS DE SER

Fechar Projeto

Projeto 1

JEITOS DE SER

Projeto 2

O BEM DE TODOS NÓS

Fechar Projeto

Projeto 2

O BEM DE TODOS NÓS

Projeto 3

AGIR NO MUNDO

Fechar Projeto

Projeto 3

AGIR NO MUNDO

SEÇÕES

Conceito

Fechar seção

A abertura de cada capítulo traz um breve texto, bem como imagens, onde o conceito em questão é apresentado. A relação entre imagem e texto deve servir como um trampolim para que a turma, junto ao professor, possa expandir os temas ali abordados. Dessa maneira, cada capítulo não se fecha em si mesmo, mas procura aproximar o assunto da realidade cotidiana, favorecendo a participação ativa e propositiva.

Páginas exemplares: p. 24-25.

Pensar

Fechar seção

Como forma de explorar experiências de vida com o conceito apresentado na abertura de cada capítulo, são propostas ao aluno perguntas reflexivas para discussão em grupo ou para reflexão pessoal. Os conhecimentos prévios são acionados e o raciocínio é desenvolvido por meio de uma aproximação mais crítica e reflexiva, buscando também explorar habilidades argumentativas.

Páginas exemplares: p. 26.

Sentir

Fechar seção

Aqui são sugeridas vivências pessoais e coletivas cujo propósito é que o aluno experimente aquele conceito a partir dos seus recursos emocionais e sensoriais. A proposta é ampliar o repertório do aluno sobre o conceito estudado, abrindo espaço para que o conhecimento socioemocional seja fortalecido.

Páginas exemplares: p. 26.

Fazer

Fechar seção

Em sequência aos movimentos cognitivo e socioemocional, apresentamos uma sugestão de atividade prática a ser realizada prioritariamente em grupo, na qual o conceito em estudo poderá ser praticado. Essas atividades guardam semelhança com atividades já realizadas nas escolas. A diferença é que, neste caso, o momento em que são realizadas – ou seja, após os movimentos de reflexão e vivência – contribui para que a internalização do aprendizado seja mais poderosa.

Páginas exemplares: p. 26.

Para saber mais

Fechar seção

A fim de ampliar o conhecimento, propomos um conteúdo adicional relacionado ao tema que pode ser um texto, um livro, uma música ou um vídeo.

Páginas exemplares: p. 27.

Registro

Fechar seção

Encerrando cada capítulo, propomos a realização de uma atividade para o registro pessoal do que foi refletido e vivenciado. As propostas de registros são variadas e podem estar ligadas a produção de textos, desenhos, poemas, podcasts, posts na internet, etc. No final do ano, formarão um portfólio do Projeto de Vida do estudante.

Páginas exemplares: p. 27.

Proposta da obra

Capa do Livro Planejando a jornada - Manual do professor

Planejando a jornada: um guia para seu Projeto de Vida é uma nova obra da Editora Evoluir, em parceria com a SM Educação, para o Ensino Médio. A obra está totalmente de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio. O principal objetivo da obra é apoiar aos estudantes, orientados e estimulados pelo professor, no processo de elaboração consciente, criativo e prazeroso de um Projeto de Vida pessoal.

A obra integra diferentes áreas do conhecimento, abordando o Projeto de Vida na escola como um componente curricular transversal. O Projeto de Vida construído pelo aluno é individual, porém sempre em contato com a experiência coletiva da turma e sob orientação do educador. As metodologias ativas são recomendadas para potencializar o trabalho proposto na coleção.

A obra está organizada em três dimensões ou etapas: Autoconhecimento, Viver em Sociedade e O Mundo do Trabalho. O conteúdo das etapas é permeado por três principais perguntas reflexivas para o estudante:

  • Quem sou eu e como posso ser melhor, mais livre e feliz?
  • Uma vez que vivemos todos em sociedade, então, como posso colaborar para torná-la mais justa e generosa?
  • Ao refletir sobre esses temas, qual a atividade, profissional ou não, que me realizará e me capacitará para contribuir com a construção do mundo que eu desejo?

Por meio dessa abordagem, a obra guia ao estudante no desenvolvimento de diversos aspectos importantes para sua formação, como autoconhecimento e pensamento crítico sobre si e sobre os outros, bem como o conhecimento do mundo e de seu lugar como sujeito na sociedade.

Conheça os destaques da coleção

Imagem de jovem usando o notebook
  • Ferramenta de Planejamento Pessoal: a obra propõe que o aluno elabore um plano detalhado ao final de cada uma das três etapas/dimensões abordadas (Autoconhecimento, Viver em Sociedade e O Mundo do Trabalho). A elaboração desse plano parte da identificação dos objetivos pessoais de cada um para chegar à proposição concreta de ações a serem realizadas em um prazo definido.
  • Ikigai: propósito de vida. Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de viver” ou “força motriz para viver”. Como forma de fechar a etapa de elaboração escrita do Projeto de Vida, propomos que o aluno faça o seu ikigai, um exercício orientado para uma aproximação ao seu propósito de vida. O estudante poderá explorar ainda mais o autoconhecimento e a experimentação dos campos da sua vida relacionados às dimensões trabalhadas na obra. A atividade apresenta um diagrama explicativo composto pelas seguintes esferas da vida: aquilo que alguém ama, aquilo que o mundo precisa, aquilo que alguém pode ser pago para fazer e, finalmente, aquilo que um indivíduo é bom em fazer. Do cruzamento dessas esferas, surgem algumas atribuições: missão, paixão, profissão e vocação.
  • Autoavaliação com construção de portfólio: permite que o jovem seja protagonista de sua própria aprendizagem, já que o portfólio possibilita ao estudante acompanhar detalhadamente sua trajetória e responsabilizar-se por sua própria aprendizagem.

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.
  • Título da coleção: Planejando a jornada: um guia para seu Projeto de Vida
  • Autor: Bia Monteiro
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Projeto de vida
  • Organização: volume único
  • 1ª edição, 2020
  • Número de páginas
    • Livro do aluno – 176
    • Manual do professor – 251

 

Composição da oferta

  • Volume único impresso da coleção de Projeto de Vida;
  • Manual do professor;
  • 3 videotutoriais (direcionados ao professor).

Beatriz Monteiro

Formou-se em Psicologia e, nos últimos 20 anos, já escreveu mais de 30 livros para crianças e jovens. Seus temas preferidos são cidadania, meio ambiente, sustentabilidade e também como podemos ser mais conscientes e ativos na escolha dos rumos da nossa vida! Seus trabalhos já foram acolhidos por escolas, secretarias de educação, ministérios e pela UNESCO.

Projeto 1

JEITOS DE SER

Fechar Projeto

Projeto 1

JEITOS DE SER

Projeto 2

O BEM DE TODOS NÓS

Fechar Projeto

Projeto 2

O BEM DE TODOS NÓS

Projeto 3

AGIR NO MUNDO

Fechar Projeto

Projeto 3

AGIR NO MUNDO

SEÇÕES

Conceito

Fechar seção

A abertura de cada capítulo traz um breve texto, bem como imagens, onde o conceito em questão é apresentado. A relação entre imagem e texto deve servir como um trampolim para que a turma, junto ao professor, possa expandir os temas ali abordados. Dessa maneira, cada capítulo não se fecha em si mesmo, mas procura aproximar o assunto da realidade cotidiana, favorecendo a participação ativa e propositiva.

Páginas exemplares: p. 24-25.

Pensar

Fechar seção

Como forma de explorar experiências de vida com o conceito apresentado na abertura de cada capítulo, são propostas ao aluno perguntas reflexivas para discussão em grupo ou para reflexão pessoal. Os conhecimentos prévios são acionados e o raciocínio é desenvolvido por meio de uma aproximação mais crítica e reflexiva, buscando também explorar habilidades argumentativas.

Páginas exemplares: p. 26.

Sentir

Fechar seção

Aqui são sugeridas vivências pessoais e coletivas cujo propósito é que o aluno experimente aquele conceito a partir dos seus recursos emocionais e sensoriais. A proposta é ampliar o repertório do aluno sobre o conceito estudado, abrindo espaço para que o conhecimento socioemocional seja fortalecido.

Páginas exemplares: p. 26.

Fazer

Fechar seção

Em sequência aos movimentos cognitivo e socioemocional, apresentamos uma sugestão de atividade prática a ser realizada prioritariamente em grupo, na qual o conceito em estudo poderá ser praticado. Essas atividades guardam semelhança com atividades já realizadas nas escolas. A diferença é que, neste caso, o momento em que são realizadas – ou seja, após os movimentos de reflexão e vivência – contribui para que a internalização do aprendizado seja mais poderosa.

Páginas exemplares: p. 26.

Para saber mais

Fechar seção

A fim de ampliar o conhecimento, propomos um conteúdo adicional relacionado ao tema que pode ser um texto, um livro, uma música ou um vídeo.

Páginas exemplares: p. 27.

Registro

Fechar seção

Encerrando cada capítulo, propomos a realização de uma atividade para o registro pessoal do que foi refletido e vivenciado. As propostas de registros são variadas e podem estar ligadas a produção de textos, desenhos, poemas, podcasts, posts na internet, etc. No final do ano, formarão um portfólio do Projeto de Vida do estudante.

Páginas exemplares: p. 27.