CÓDIGO DA OBRA

  • 0
  • 0
  • 5
  • 5
  • P
  • 2
  • 1
  • 5
  • 0
  • 9

Jovem Protagonista
Projeto de Vida

Proposta

A obra Jovem Protagonista – Projeto de Vida para Ensino Médio é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para a última etapa da Educação Básica. A obra vai permitir a construção do projeto de vida do estudante, partindo da reflexão e planejamento.

O projeto de vida na obra é abordado como componente curricular transversal, apoiando o jovem em sua formação e inserção profissional, de forma a promover uma formação integral para exercício pleno da cidadania.

O conteúdo da obra é organizado de acordo com os três eixos correspondentes à formação cognitiva e socioemocional: o eixo pessoal (dimensão do autoconhecimento), o eixo cidadão (dimensão da expansão e exploração) e o eixo profissional (dimensão do planejamento).

A obra integra áreas do conhecimento, estimula o protagonismo e propõe aprendizagem significativa com a valorização dos conhecimentos prévios com o novo aprendizado. As discussões, atividades e vivências propostas permitem o trabalho com metodologias ativas, em especial a aprendizagem por projetos.

Capa do livro Projeto vida da coleção Jovem protagonista
Imagem de jovem usando o notebook

Destaques

Aprendizagem por projetos: um projeto por módulo para desenvolver o protagonismo do estudante e aprendizagens significativas.
Páginas exemplares: p. 108-109.

Participação social ativa e exercício da cidadania: os alunos poderão refletir sobre suas identidades, aspirações e trajetórias considerando seus locais sociais e comprometimento com o bem comum.

Ênfase no trabalho coletivo: o estudante poderá compreender a importância da coletividade na construção do projeto de vida.

Protagonismo juvenil: o protagonismo é incentivado ao longo de toda a obra, colocando o aluno como o ponto central na construção de seu projeto de vida.

Competências socioemocionais: múltiplas competências desenvolvidas de forma transversal ao longo do livro.

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

Título da obra: Jovem Protagonista – Projeto de Vida

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Jovem Protagonista – Projeto de Vida

Organização: volume único

Número de páginas:
Livro do aluno: 112
Livro do professor: 176

1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da coleção de Projeto de Vida;
• Manual do professor;
• 3 videotutoriais (direcionados ao professor).

Gabriel Medina

Psicólogo pela Universidade São Marcos (USM/SP).

Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Analista de projetos educativos em fundação do terceiro setor.

Coordenador Municipal de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo.

Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Maria Clara Wasserman

Licenciada e Mestra em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Professora da rede pública e da rede particular.

Professora, pesquisadora e coordenadora de organizações não governamentais.

Autora de obras didáticas e paradidáticas.

Projeto 1

Módulo 1

Quem sou eu: autoconhecimento, trajetória e potencialidades

Fechar Projeto

Projeto 1

Módulo 1

Projeto 2

Módulo 2

Eu, cidadão

Fechar Projeto

Projeto 2

Módulo 2

Projeto 3

Módulo 3

Meu projeto de vida

Fechar Projeto

Projeto 3

Módulo 3

SEÇÕES

Abertura do módulo

Fechar seção

Promove uma discussão inicial sobre a temática abordada em cada módulo. Nessa seção também é apresentado um mapa do módulo, indicando o percurso que será seguido nesta discussão.

Páginas exemplares: p. 40-41.

Abertura de capítulo

Fechar seção

As aberturas de capítulo trazem os objetivos e justificativas do trabalho que será desenvolvido. A reflexão se inicia por meio de uma pergunta disparadora.

Páginas exemplares: p.10

Percepção

Fechar seção

Disponibilizada ao final de cada capítulo, esta seção traz propostas de atividades e vivências individuais que culminam em alguma forma de registro no caderno.

Páginas exemplares: p 34-35

Interação

Fechar seção

Disponibilizada sempre na sequência da seção Percepção, esta seção traz propostas de atividades e vivências coletivas, que culminam em alguma forma de compartilhamento.

Páginas exemplares: p. 70-71.

Protagonismo

Fechar seção

A seção Protagonismo apresenta uma proposta de projeto, envolvendo alunos e demais membros da comunidade escolar para a realização de uma ação visando impactos positivos na sociedade.

Páginas exemplares: p. 72-73.

Repertório

Fechar seção

Nesta seção são apresentadas indicações de livros, filmes e sites, de forma a ampliar o repertório pessoal dos alunos relacionado a construção de seus projetos de vida.

Páginas exemplares: p. 110 -111.

BOXES

Ágora

Fechar box

O boxe Ágora ocorre em todos os capítulos e traz propostas de reflexões coletivas acerca das temáticas e discussões abordadas.

Página exemplar: p. 65.

Glossário

Fechar box

O Glossário traz o significado de palavras e expressões pouco conhecidas pelos alunos.

Página exemplar: p. 11.

Fique ligado!

Fechar box

Traz indicações de filmes, livros e sites que ampliam as discussões propostas ao longo do livro.

Página exemplar: p. 80.

Saiba mais

Fechar box

Apresenta informações e discussões complementares às temáticas trabalhadas em cada módulo.

Página exemplar: p. 102.

Outras vozes

Fechar box

Neste boxe são apresentados textos de diferentes autores que complementam ou trazem uma outra visão sobre o assunto abordado. O texto é acompanhado de questões reflexivas.

Página exemplar: p.28

Proposta

Capa do livro Projeto vida da coleção Jovem protagonista

A obra Jovem Protagonista – Projeto de Vida para Ensino Médio é totalmente de acordo com a BNCC e com as novas diretrizes para a última etapa da Educação Básica. A obra vai permitir a construção do projeto de vida do estudante, partindo da reflexão e planejamento.

O projeto de vida na obra é abordado como componente curricular transversal, apoiando o jovem em sua formação e inserção profissional, de forma a promover uma formação integral para exercício pleno da cidadania.

O conteúdo da obra é organizado de acordo com os três eixos correspondentes à formação cognitiva e socioemocional: o eixo pessoal (dimensão do autoconhecimento), o eixo cidadão (dimensão da expansão e exploração) e o eixo profissional (dimensão do planejamento).

A obra integra áreas do conhecimento, estimula o protagonismo e propõe aprendizagem significativa com a valorização dos conhecimentos prévios com o novo aprendizado. As discussões, atividades e vivências propostas permitem o trabalho com metodologias ativas, em especial a aprendizagem por projetos.

Destaques

Imagem de jovem usando o notebook

Aprendizagem por projetos: um projeto por módulo para desenvolver o protagonismo do estudante e aprendizagens significativas.
Páginas exemplares: p. 108-109.

Participação social ativa e exercício da cidadania: os alunos poderão refletir sobre suas identidades, aspirações e trajetórias considerando seus locais sociais e comprometimento com o bem comum.

Ênfase no trabalho coletivo: o estudante poderá compreender a importância da coletividade na construção do projeto de vida.

Protagonismo juvenil: o protagonismo é incentivado ao longo de toda a obra, colocando o aluno como o ponto central na construção de seu projeto de vida.

Competências socioemocionais: múltiplas competências desenvolvidas de forma transversal ao longo do livro.

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Título da obra: Jovem Protagonista – Projeto de Vida

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Jovem Protagonista – Projeto de Vida

Organização: volume único

Número de páginas:
Livro do aluno: 112
Livro do professor: 176

1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da coleção de Projeto de Vida;
• Manual do professor;
• 3 videotutoriais (direcionados ao professor).

Gabriel Medina

Psicólogo pela Universidade São Marcos (USM/SP).

Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Analista de projetos educativos em fundação do terceiro setor.

Coordenador Municipal de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo.

Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Maria Clara Wasserman

Licenciada e Mestra em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Professora da rede pública e da rede particular.

Professora, pesquisadora e coordenadora de organizações não governamentais.

Autora de obras didáticas e paradidáticas.

Projeto 1

Módulo 1

Quem sou eu: autoconhecimento, trajetória e potencialidades

Fechar Projeto

Projeto 1

Módulo 1

Projeto 2

Módulo 2

Eu, cidadão

Fechar Projeto

Projeto 2

Módulo 2

Projeto 3

Módulo 3

Meu projeto de vida

Fechar Projeto

Projeto 3

Módulo 3

SEÇÕES

Abertura do módulo

Fechar seção

Promove uma discussão inicial sobre a temática abordada em cada módulo. Nessa seção também é apresentado um mapa do módulo, indicando o percurso que será seguido nesta discussão.

Páginas exemplares: p. 40-41.

Abertura de capítulo

Fechar seção

As aberturas de capítulo trazem os objetivos e justificativas do trabalho que será desenvolvido. A reflexão se inicia por meio de uma pergunta disparadora.

Páginas exemplares: p.10

Percepção

Fechar seção

Disponibilizada ao final de cada capítulo, esta seção traz propostas de atividades e vivências individuais que culminam em alguma forma de registro no caderno.

Páginas exemplares: p 34-35

Interação

Fechar seção

Disponibilizada sempre na sequência da seção Percepção, esta seção traz propostas de atividades e vivências coletivas, que culminam em alguma forma de compartilhamento.

Páginas exemplares: p. 70-71.

Protagonismo

Fechar seção

A seção Protagonismo apresenta uma proposta de projeto, envolvendo alunos e demais membros da comunidade escolar para a realização de uma ação visando impactos positivos na sociedade.

Páginas exemplares: p. 72-73.

Repertório

Fechar seção

Nesta seção são apresentadas indicações de livros, filmes e sites, de forma a ampliar o repertório pessoal dos alunos relacionado a construção de seus projetos de vida.

Páginas exemplares: p. 110 -111.

BOXES

Ágora

Fechar box

O boxe Ágora ocorre em todos os capítulos e traz propostas de reflexões coletivas acerca das temáticas e discussões abordadas.

Página exemplar: p. 65.

Glossário

Fechar box

O Glossário traz o significado de palavras e expressões pouco conhecidas pelos alunos.

Página exemplar: p. 11.

Fique ligado!

Fechar box

Traz indicações de filmes, livros e sites que ampliam as discussões propostas ao longo do livro.

Página exemplar: p. 80.

Saiba mais

Fechar box

Apresenta informações e discussões complementares às temáticas trabalhadas em cada módulo.

Página exemplar: p. 102.

Outras vozes

Fechar box

Neste boxe são apresentados textos de diferentes autores que complementam ou trazem uma outra visão sobre o assunto abordado. O texto é acompanhado de questões reflexivas.

Página exemplar: p.28