CÓDIGO DA OBRA

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Jovem Protagonista
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Proposta

A obra Jovem Protagonista: Projetos Integradores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a nova obra da SM Educação para o Ensino Médio, totalmente de acordo com a BNCC.

A obra apoia a formação integral de cidadãos críticos, éticos e ativos em suas comunidades por meio das atividades teóricas e práticas dos projetos integradores. O educador terá à disposição um material contextualizado, adequado às questões e demandas do século XXI, o que estimula a criatividade e o interesse do aluno pelo estudo.

Cada um dos projetos propostos na obra desenvolve competências gerais, competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e competências de outras áreas do conhecimento de maneira integrada. Os temas integradores seguem o conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Matemática, Engenharia e Arte), e a obra também trabalha Temas Contemporâneos Transversais.

Capa do livro Ciências humanas e sociais aplicadas da coleção Jovem protagonista
Imagem de jovem usando o notebook

Destaques

Argumentação: debates, questões orais e apresentações desenvolvem a competência argumentativa para que os jovens saibam defender suas ideias, ouvir às colocações dos outros e lidar com situações de conflito.
Páginas exemplares: Volume único: p. 36, 37, 59, 68, 83, 110 e 132.

Seção Avaliação: potente instrumento diagnóstico que permite avaliar os estudantes em momentos e maneiras diversas, como a avaliação em equipe, a pesquisa com a comunidade e a autoavaliação.
Páginas exemplares: Volume único: p. 142 e 143.

Videotutoriais: os vídeos da obra permitem que o professor entre em contato de modo rápido e prático com as principais orientações didáticas, a metodologia e os procedimentos para o desenvolvimento de cada projeto integrador.
Páginas exemplares: Material digital do professor

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Dados técnicos

Título da obra: Jovem Protagonista Projetos Integradores Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Número de páginas:
Livro do aluno: 144
Livro do professor: 248

1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da obra Jovem Protagonista Projetos Integradores – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
• Material do professor digital, composto de seis videotutoriais (um para cada projeto integrador)
• Livro do professor.

Dirceu Franco Ferreira

Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ciências, no programa História Econômica, pela FFLCH-USP.

Professor na área de Ciências Humanas na rede particular.

Editor e autor de materiais didáticos para o Ensino Médio.

Elen Doppenschmitt

Bacharela e Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP.

Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade

Federal de Minas Gerais (UFMG).

Autora de materiais didáticos para o Ensino Médio.

Sarah Fernandes

Bacharela em Comunicação Social pela PUC-SP.

Bacharela e Licenciada em Geografia pela FFLCH-USP.

Editora de materiais didáticos.

Viviane Pedroso Domingues Cardoso

Bacharela e Licenciada em História pela FFLCH-USP.

Mestra em Ciências, no programa História Social, pela FFLCH-USP.

Professora na área de Ciências Humanas na rede pública.

Projeto 1

STEAM

Como realizar uma ação de educação patrimonial por meio de instalações e novas tecnologias?

Fechar Projeto

Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como conhecer o potencial educativo das intervenções urbanas e das instalações artísticas e divulgar os patrimônios culturais da comunidade com um audioguia?

Descrição do projeto

A ação de educação patrimonial como produto resultante do Projeto Integrador STEAM envolve uma reflexão sobre as potencialidades das intervenções em espaços públicos. Para isso, utilizaremos o QR code e criaremos um audioguia como promotores de vivências educativas. Além disso, a elaboração de conteúdos provenientes dos conhecimentos e dos repertórios locais, de levantamentos bibliográficos e da produção coletiva de ideias e fazeres abre possibilidades para a produção e a disponibilização de informação de modo criativo, democrático e inclusivo.

Projeto 2

PROTAGONISMO JUVENIL

Como desenvolver e implementar uma ação cultural para enfrentar um desafio da comunidade?

Fechar Projeto

Projeto 2

PROTAGONISMO JUVENIL

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como identificar um problema ou um desafio da comunidade e desenvolver uma ação sociocultural?

Descrição do projeto

As ações protagonistas demandam a mobilização de competências e habilidades socioemocionais e cognitivas de diferentes áreas do conhecimento. Ser protagonista significa ser autônomo e atuar na resolução de problemas de forma criativa. Assim, esse projeto permitirá que o aluno reflita sobre seu papel na sociedade e sobre suas escolhas, valorizando suas experiências e sua autonomia, tanto de realizar seu projeto de vida como de transformar a comunidade, além de dar condições para que exerça o protagonismo de forma cidadã.

Projeto 3

MIDIAEDUCAÇÃO

Informação: Como você recebe, como você compartilha, como você produz?

Fechar Projeto

Projeto 3

MIDIAEDUCAÇÃO

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como produzir um portal de notícias baseado na investigação dos veículos de comunicação, no debate sobre os temas mais atuais da produção midiática e na produção de conteúdo jornalístico?

Descrição do projeto

Todos os dias nos deparamos com diversos tipos de informação: imagens, propagandas, memes, vídeos, podcasts, mensagens instantâneas, jogos e notícias da mídia tradicional (revistas, jornais, rádio, etc.). Essas mídias têm pelo menos duas características em comum: foram criadas por alguém e têm um objetivo específico, que pode ser convencer, informar ou divertir. Portanto, saber quem é o responsável pelas informações divulgadas é fundamental para entender seu objetivo e os valores que traz consigo. Diante dessa multiplicidade de fontes de dados e notícias, saber reconhecer se as informações são confiáveis e conhecer os riscos relacionados à propagação de falsas notícias são atitudes indispensáveis para o exercício pleno e responsável da cidadania.

Projeto 4

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Como lidar com os conflitos escolares e transformá-los em oportunidades de aprendizagem?

Fechar Projeto

Projeto 4

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como desenvolver um projeto voltado ao debate e à mediação de conflitos no ambiente escolar?

Descrição do projeto

As situações de conflito são próprias da convivência humana. Elas resultam de diferentes visões de mundo, pontos de vista, preferências, anseios e desejos. No ambiente escolar, que reúne tantas diferenças, é provável que surjam conflitos, visto que convivemos muito tempo nesse espaço. Por isso, é fundamental conhecer melhor a nossa escola, identificar os problemas que ali existem ou possam surgir e buscar soluções para eles.

Projeto 5

MIDIAEDUCAÇÃO

Quais desafios as novas mídias impõem à nossa vida cotidiana?

Fechar Projeto

Projeto 5

MIDIAEDUCAÇÃO

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como construir uma mídia social inspirada no conceito de jornalismo de soluções ou jornalismo de engajamento?

Descrição do projeto

Neste projeto, o aluno será incentivado a elaborar uma mídia social que dê voz aos membros de sua comunidade. A turma vai criar um canal midiático em que as pessoas da comunidade poderão falar sobre seus problemas cotidianos e as soluções encontradas por elas. O papel de autores que os alunos vão assumir durante a produção dessa mídia social é extremamente desafiador e, ao mesmo tempo, comporta grande responsabilidade, pois trata-se de interesses reais da comunidade, mesmo quando esses se mostrarem conflitantes. Assim, o projeto, além de desenvolver aspectos relacionados à Midiaeducação, possibilita o aprendizado de práticas relacionadas à responsabilidade e ao trabalho em grupo.

Projeto 6

PROTAGONISMO JUVENIL

Como criar uma entidade de produção cultural com base em princípios éticos e solidários?

Fechar Projeto

Projeto 6

PROTAGONISMO JUVENIL

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como criar uma cooperativa de produção cultural voltada a atender às carências culturais da sua comunidade, com base nos princípios da economia solidária?

Descrição do projeto

Este Projeto Integrador pretende proporcionar suportes para que os alunos reflitam sobre seus projetos pessoais e profissionais para a vida adulta, fazendo-os perceber que há modos alternativos de atuação consciente na comunidade, com posicionamento ético e responsabilidade diante dos problemas sociais. Trata-se de uma oportunidade de os alunos se comunicarem entre si e também com a comunidade em que vivem, expressar seus gostos, interesses, críticas, angústias diante do futuro e propostas de atuação, valorizar suas potencialidades e compartilhar saberes e experiências que possam ampliar os repertórios dos alunos.

SEÇÕES

Abertura de projeto integrador

Fechar seção

No início de cada projeto, há uma abertura com uma dupla de páginas que apresenta uma primeira aproximação da situação-problema a ser trabalhada no projeto. A imagem de abertura é acompanhada por algumas questões para discussão e análise da imagem, além da mobilização de conhecimentos prévios dos alunos.

Páginas exemplares: p. 8 e 9

Apresentação

Fechar seção

A Apresentação é composta por uma dupla de páginas e está presente em cada um dos projetos integradores. Essa seção inclui a situação-problema do projeto, qual é o produto final que será produzido, a relação das competências e das habilidades com o projeto, seus objetivos e justificativas, além dos materiais necessários para realizá-lo.

Páginas exemplares: p. 122 e 123

Percurso

Fechar seção

Os percursos apresentam textos didáticos, imagens e atividades, além de orientações para a realização de pesquisas, levantamento de dados, trabalhos de campo, entrevistas, produção de mídias diversas, entre outras atividades que se relacionam aos projetos. As aberturas dos percursos incentivam os alunos a elaborar as primeiras reflexões sobre o tema a ser trabalhado a partir da análise de uma imagem e de questões para discussão. A atividades promovem discussões em grupo e a sistematização das principais informações sobre os conteúdos trabalhados. Cada percurso mobiliza conhecimentos e ferramentas que serão fundamentais para a confecção do produto final do projeto.

Páginas exemplares: Volume único: p. 46 e 47

Produto final

Fechar seção

Nesta seção, são apresentadas as etapas necessárias para a implementação do projeto, colocando em prática o que foi desenvolvido ao longo dos percursos. Assim, o Produto final retoma e integra conteúdos mobilizados ao longo dos percursos, reiterando o trabalho com as competências e habilidades desenvolvidas. Ao final dessa seção, é confeccionado o produto final do projeto, que também deverá ser compartilhado com a comunidade dentro e fora da escola.

Páginas exemplares: Volume único: p. 138 e 139

Avaliação

Fechar seção

A Avaliação é a seção final dos projetos integradores e é o momento de refletir e avaliar o que foi realizado. Nesta seção, questões norteadoras são apresentadas para os alunos a fim de que reflitam sobre a realização do projeto e sua recepção pela comunidade. Também é proposta uma autoavaliação.

Páginas exemplares: Volume único: p. 142 e 143.

BOXES

Saiba mais

Fechar box

O boxe Saiba mais apresenta informações complementares mais aprofundadas sobre um assunto do percurso. Pode ser um texto autoral ou texto de terceiro, como uma notícia ou artigo.

Páginas exemplares: Volume único: p. 84

Glossário

Fechar box

Explica o significado de palavras e conceitos dos textos dos percursos.

Páginas exemplares: Explica o significado de palavras e conceitos dos textos dos percursos.

Explore

Fechar box

Boxe com indicações de livros, filmes, sites, entre outros, que se relacionem com o tema estudado no percurso.

Páginas exemplares: Volume único: p. 109

Proposta

Capa do livro Ciências humanas e sociais aplicadas da coleção Jovem protagonista

A obra Jovem Protagonista: Projetos Integradores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a nova obra da SM Educação para o Ensino Médio, totalmente de acordo com a BNCC.

A obra apoia a formação integral de cidadãos críticos, éticos e ativos em suas comunidades por meio das atividades teóricas e práticas dos projetos integradores. O educador terá à disposição um material contextualizado, adequado às questões e demandas do século XXI, o que estimula a criatividade e o interesse do aluno pelo estudo.

Cada um dos projetos propostos na obra desenvolve competências gerais, competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e competências de outras áreas do conhecimento de maneira integrada. Os temas integradores seguem o conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Matemática, Engenharia e Arte), e a obra também trabalha Temas Contemporâneos Transversais.

Destaques

Imagem de jovem usando o notebook

Argumentação: debates, questões orais e apresentações desenvolvem a competência argumentativa para que os jovens saibam defender suas ideias, ouvir às colocações dos outros e lidar com situações de conflito.
Páginas exemplares: Volume único: p. 36, 37, 59, 68, 83, 110 e 132.

Seção Avaliação: potente instrumento diagnóstico que permite avaliar os estudantes em momentos e maneiras diversas, como a avaliação em equipe, a pesquisa com a comunidade e a autoavaliação.
Páginas exemplares: Volume único: p. 142 e 143.

Videotutoriais: os vídeos da obra permitem que o professor entre em contato de modo rápido e prático com as principais orientações didáticas, a metodologia e os procedimentos para o desenvolvimento de cada projeto integrador.
Páginas exemplares: Material digital do professor

Dados técnicos

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Título da obra: Jovem Protagonista Projetos Integradores Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Segmento: Ensino Médio

Área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Número de páginas:
Livro do aluno: 144
Livro do professor: 248

1ª edição

Composição da oferta

• Volume único impresso da obra Jovem Protagonista Projetos Integradores – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
• Material do professor digital, composto de seis videotutoriais (um para cada projeto integrador)
• Livro do professor.

Dirceu Franco Ferreira

Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ciências, no programa História Econômica, pela FFLCH-USP.

Professor na área de Ciências Humanas na rede particular.

Editor e autor de materiais didáticos para o Ensino Médio.

Elen Doppenschmitt

Bacharela e Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP.

Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade

Federal de Minas Gerais (UFMG).

Autora de materiais didáticos para o Ensino Médio.

Sarah Fernandes

Bacharela em Comunicação Social pela PUC-SP.

Bacharela e Licenciada em Geografia pela FFLCH-USP.

Editora de materiais didáticos.

Viviane Pedroso Domingues Cardoso

Bacharela e Licenciada em História pela FFLCH-USP.

Mestra em Ciências, no programa História Social, pela FFLCH-USP.

Professora na área de Ciências Humanas na rede pública.

Projeto 1

STEAM

Como realizar uma ação de educação patrimonial por meio de instalações e novas tecnologias?

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Projeto 1

STEAM

Tema Integrador: STEAM

Problema: Como conhecer o potencial educativo das intervenções urbanas e das instalações artísticas e divulgar os patrimônios culturais da comunidade com um audioguia?

Descrição do projeto

A ação de educação patrimonial como produto resultante do Projeto Integrador STEAM envolve uma reflexão sobre as potencialidades das intervenções em espaços públicos. Para isso, utilizaremos o QR code e criaremos um audioguia como promotores de vivências educativas. Além disso, a elaboração de conteúdos provenientes dos conhecimentos e dos repertórios locais, de levantamentos bibliográficos e da produção coletiva de ideias e fazeres abre possibilidades para a produção e a disponibilização de informação de modo criativo, democrático e inclusivo.

Projeto 2

PROTAGONISMO JUVENIL

Como desenvolver e implementar uma ação cultural para enfrentar um desafio da comunidade?

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Projeto 2

PROTAGONISMO JUVENIL

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como identificar um problema ou um desafio da comunidade e desenvolver uma ação sociocultural?

Descrição do projeto

As ações protagonistas demandam a mobilização de competências e habilidades socioemocionais e cognitivas de diferentes áreas do conhecimento. Ser protagonista significa ser autônomo e atuar na resolução de problemas de forma criativa. Assim, esse projeto permitirá que o aluno reflita sobre seu papel na sociedade e sobre suas escolhas, valorizando suas experiências e sua autonomia, tanto de realizar seu projeto de vida como de transformar a comunidade, além de dar condições para que exerça o protagonismo de forma cidadã.

Projeto 3

MIDIAEDUCAÇÃO

Informação: Como você recebe, como você compartilha, como você produz?

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Projeto 3

MIDIAEDUCAÇÃO

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como produzir um portal de notícias baseado na investigação dos veículos de comunicação, no debate sobre os temas mais atuais da produção midiática e na produção de conteúdo jornalístico?

Descrição do projeto

Todos os dias nos deparamos com diversos tipos de informação: imagens, propagandas, memes, vídeos, podcasts, mensagens instantâneas, jogos e notícias da mídia tradicional (revistas, jornais, rádio, etc.). Essas mídias têm pelo menos duas características em comum: foram criadas por alguém e têm um objetivo específico, que pode ser convencer, informar ou divertir. Portanto, saber quem é o responsável pelas informações divulgadas é fundamental para entender seu objetivo e os valores que traz consigo. Diante dessa multiplicidade de fontes de dados e notícias, saber reconhecer se as informações são confiáveis e conhecer os riscos relacionados à propagação de falsas notícias são atitudes indispensáveis para o exercício pleno e responsável da cidadania.

Projeto 4

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Como lidar com os conflitos escolares e transformá-los em oportunidades de aprendizagem?

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Projeto 4

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Tema Integrador: Mediação de conflitos

Problema: Como desenvolver um projeto voltado ao debate e à mediação de conflitos no ambiente escolar?

Descrição do projeto

As situações de conflito são próprias da convivência humana. Elas resultam de diferentes visões de mundo, pontos de vista, preferências, anseios e desejos. No ambiente escolar, que reúne tantas diferenças, é provável que surjam conflitos, visto que convivemos muito tempo nesse espaço. Por isso, é fundamental conhecer melhor a nossa escola, identificar os problemas que ali existem ou possam surgir e buscar soluções para eles.

Projeto 5

MIDIAEDUCAÇÃO

Quais desafios as novas mídias impõem à nossa vida cotidiana?

Fechar Projeto

Projeto 5

MIDIAEDUCAÇÃO

Tema Integrador: Midiaeducação

Problema: Como construir uma mídia social inspirada no conceito de jornalismo de soluções ou jornalismo de engajamento?

Descrição do projeto

Neste projeto, o aluno será incentivado a elaborar uma mídia social que dê voz aos membros de sua comunidade. A turma vai criar um canal midiático em que as pessoas da comunidade poderão falar sobre seus problemas cotidianos e as soluções encontradas por elas. O papel de autores que os alunos vão assumir durante a produção dessa mídia social é extremamente desafiador e, ao mesmo tempo, comporta grande responsabilidade, pois trata-se de interesses reais da comunidade, mesmo quando esses se mostrarem conflitantes. Assim, o projeto, além de desenvolver aspectos relacionados à Midiaeducação, possibilita o aprendizado de práticas relacionadas à responsabilidade e ao trabalho em grupo.

Projeto 6

PROTAGONISMO JUVENIL

Como criar uma entidade de produção cultural com base em princípios éticos e solidários?

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Projeto 6

PROTAGONISMO JUVENIL

Tema Integrador: Protagonismo juvenil

Problema: Como criar uma cooperativa de produção cultural voltada a atender às carências culturais da sua comunidade, com base nos princípios da economia solidária?

Descrição do projeto

Este Projeto Integrador pretende proporcionar suportes para que os alunos reflitam sobre seus projetos pessoais e profissionais para a vida adulta, fazendo-os perceber que há modos alternativos de atuação consciente na comunidade, com posicionamento ético e responsabilidade diante dos problemas sociais. Trata-se de uma oportunidade de os alunos se comunicarem entre si e também com a comunidade em que vivem, expressar seus gostos, interesses, críticas, angústias diante do futuro e propostas de atuação, valorizar suas potencialidades e compartilhar saberes e experiências que possam ampliar os repertórios dos alunos.

SEÇÕES

Abertura de projeto integrador

Fechar seção

No início de cada projeto, há uma abertura com uma dupla de páginas que apresenta uma primeira aproximação da situação-problema a ser trabalhada no projeto. A imagem de abertura é acompanhada por algumas questões para discussão e análise da imagem, além da mobilização de conhecimentos prévios dos alunos.

Páginas exemplares: p. 8 e 9

Apresentação

Fechar seção

A Apresentação é composta por uma dupla de páginas e está presente em cada um dos projetos integradores. Essa seção inclui a situação-problema do projeto, qual é o produto final que será produzido, a relação das competências e das habilidades com o projeto, seus objetivos e justificativas, além dos materiais necessários para realizá-lo.

Páginas exemplares: p. 122 e 123

Percurso

Fechar seção

Os percursos apresentam textos didáticos, imagens e atividades, além de orientações para a realização de pesquisas, levantamento de dados, trabalhos de campo, entrevistas, produção de mídias diversas, entre outras atividades que se relacionam aos projetos. As aberturas dos percursos incentivam os alunos a elaborar as primeiras reflexões sobre o tema a ser trabalhado a partir da análise de uma imagem e de questões para discussão. A atividades promovem discussões em grupo e a sistematização das principais informações sobre os conteúdos trabalhados. Cada percurso mobiliza conhecimentos e ferramentas que serão fundamentais para a confecção do produto final do projeto.

Páginas exemplares: Volume único: p. 46 e 47

Produto final

Fechar seção

Nesta seção, são apresentadas as etapas necessárias para a implementação do projeto, colocando em prática o que foi desenvolvido ao longo dos percursos. Assim, o Produto final retoma e integra conteúdos mobilizados ao longo dos percursos, reiterando o trabalho com as competências e habilidades desenvolvidas. Ao final dessa seção, é confeccionado o produto final do projeto, que também deverá ser compartilhado com a comunidade dentro e fora da escola.

Páginas exemplares: Volume único: p. 138 e 139

Avaliação

Fechar seção

A Avaliação é a seção final dos projetos integradores e é o momento de refletir e avaliar o que foi realizado. Nesta seção, questões norteadoras são apresentadas para os alunos a fim de que reflitam sobre a realização do projeto e sua recepção pela comunidade. Também é proposta uma autoavaliação.

Páginas exemplares: Volume único: p. 142 e 143.

BOXES

Saiba mais

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O boxe Saiba mais apresenta informações complementares mais aprofundadas sobre um assunto do percurso. Pode ser um texto autoral ou texto de terceiro, como uma notícia ou artigo.

Páginas exemplares: Volume único: p. 84

Glossário

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Explica o significado de palavras e conceitos dos textos dos percursos.

Páginas exemplares: Explica o significado de palavras e conceitos dos textos dos percursos.

Explore

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Boxe com indicações de livros, filmes, sites, entre outros, que se relacionem com o tema estudado no percurso.

Páginas exemplares: Volume único: p. 109