OBRAS ESPECÍFICAS
Língua Portuguesa – Ser Protagonista

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas para uma educação integral. Conheça Ser Protagonista – Língua Portuguesa, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A obra faz parte da área de Linguagens e suas Tecnologias e está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio do livro, o docente poderá apoiar os estudantes na criação de espaços de reflexão e liberdade de pensamento por meio de linguagens. Para isso, serão trabalhados gêneros discursivos, uso da linguagem em diversos contextos, análise e produção de textos de temas e estruturas complexas, entre outras estratégias.

Os estudantes serão engajados em atividades de temas relevantes e contemporâneos, pensando nas culturas juvenis, incluindo rodas de conversa, pesquisas, compartilhamento de experiências, projetos de criação de produtos culturais, organização de eventos, etc.

Entre os destaques da coleção está a rica coletânea de textos literários e não literários, incluindo literatura clássica e contemporânea, textos de gêneros e temas relevantes para desenvolver o pensamento crítico e a busca por uma sociedade mais consciente e justa.

Ser Protagonista – Língua Portuguesa propõe ao jovem desenvolver letramentos múltiplos, que colaboram para uma formação abrangente e diversificada, preparando o estudante para usar a linguagem de forma crítica e responsável no mundo contemporâneo. A obra traz, ainda, integração com conteúdo oral e audiovisual que enriquecem o estudo, acessados por meio de QR code em momentos específicos da obra.

A cultura digital, tão relevante e presente do cotidiano dos jovens, está presente na coleção com uma proposta de estudo e pesquisa do uso responsável das redes digitais.

Escolha a obra Ser Protagonista – Língua Portuguesa e apoie a formação integral dos protagonistas do futuro. Escolha SM!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0174P21013

CÓDIGO DA OBRA 0174P21013130

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Coletânea de textos – A curadoria realizada para compor a coletânea de textos da obra abrange ampla diversidade de textos literários e não literários. Em literatura, oferece exemplares do cânone nacional, português e latino-americano em diálogo com textos de novas vertentes da literatura contemporânea, como textos de representantes da literatura negra brasileira e africana, da literatura periférica e da literatura indígena. Nas unidades não literárias, apresenta textos modelares dos gêneros que representam, vinculados a temáticas que promovem a criticidade e o debate para o alcance de uma sociedade mais justa, consciente e democrática.

Pode-se mostrar o conjunto de textos das seções Sua leitura das unidades ímpares (U1, U3 ou U5). Por exemplo:

U1

Olívio Jekupé (p. 13-14)
José de Alencar (p. 18-19)
Mário de Andrade (p. 23-24)
Conceição Evaristo (p. 33-34)
Castro Alvez (p. 41-43)
Noémia de Sousa (p. 47)

 

Letramentos múltiplos – A obra adota uma perspectiva de ensino que visa possibilitar aos jovens letramentos múltiplos (letramentos convencionais, multiletramentos e novos letramentos) e uma formação capaz de propiciar sua atuação nas mais diversas práticas socioculturais contemporâneas. Assim, reúne propostas que consolidam e ampliam as habilidades de uso e reflexão sobre as linguagens de maneira a promover, no curso desse trabalho, o desenvolvimento do conjunto de aprendizagens essenciais para a formação dos estudantes.

Não há uma específica. É no conjunto de propostas que se dá essa perspectiva.

 

O oral e o audiovisual para além do papel – A obra oferece, via QR Code, acesso aos textos orais e audiovisuais que se configuram como objeto de estudo nos capítulos. Isso possibilita aos estudantes e ao professor ter acesso mais ágil e individualizado ao texto original, em áudio ou vídeo, permitindo que a análise dos elementos multissemióticos (como gestualidade, expressão facial, movimentos de câmera, sonoridade etc.), seja realizada de maneira adequada e que questões próprias da oralidade possam ser apreendidas.

p. 69
p. 85
p. 261

 

Pesquisa e Cultura digital – A coleção também tem como foco o desenvolvimento de competências de pesquisa e análise de dados para uso responsável e ético das possibilidades de produção e compartilhamento da cultura digital, apresentando uma reflexão sobre diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais.

p. 201-204
p. 102-105
p. 305-309

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista – Língua Portuguesa
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Número de páginas por volume

Composição da oferta

  • Livro do Estudante, direcionado ao Ensino Médio, composto por um volume único com seis unidades.
  • Livro do professor impresso.
  • 1 videotutorial direcionado ao professor.

Amanda Moreno

Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livro didático de Língua Portuguesa.

Andréa Gomes de Alencar

Doutora em Letras pela USP.

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professora no Ensino Superior e ex-docente de Língua Portuguesa na rede pública e particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Greta Marchetti

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.
Mestra em Educação pela USP.

Bacharela e licenciada em Letras pela USP.

Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Lívia Bueloni Gonçalves

Doutora e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.
Bacharela em Letras pela USP.

Professora no Ensino Superior na rede pública de ensino.

Autora de livro didático de Língua Portuguesa.

Mirella Cleto

Bacharela e licenciada em Letras pela USP.

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Wilker Sousa

Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.

Bacharel em Letras pela USP e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

Autor de livro didático de Língua Portuguesa.

Andressa Munique Paiva (editora responsável)

Especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP e em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Bacharela em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

Editora de livros didáticos.

Língua Portuguesa

A obra propõe aos estudantes atividades diversificadas com temas contemporâneos que contextualizam a aprendizagem. São apresentados diversos textos de diferentes gêneros discursivos, e o aluno terá momentos dedicados a atividades práticas de análise e produção de textos. O uso das linguagens é exercitado desenvolvendo habilidades e competências de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O incentivo às atividades de investigação e pesquisa está presente em atividades específicas da obra, bem como a análise de textos literários clássicos e contemporâneos.

Fechar Projeto

Língua Portuguesa

SEÇÕES

Abertura

Fechar seção

Traz uma imagem que busca despertar o interesse dos estudantes e convidá-los a uma reflexão sobre o tema a ser abordado ao longo das seções. O boxe Trocando ideias propicia a leitura da imagem e mobiliza conhecimentos prévios acerca dos assuntos a serem discutidos. Trata-se de uma oportunidade para o professor fazer uma avaliação diagnóstica dos estudantes.

  • p. 108-109

Introdução

Fechar seção

Apresenta texto inicial contextualizando o tema e os assuntos a serem abordados, o que permite aos estudantes ter clareza do percurso que realizarão e criar expectativas sobre o que vão estudar. Também traz os objetivos, a justificativa e a relação de competências e habilidades cujo desenvolvimento é promovido pela unidade.

  • p. 212

Sua leitura

Fechar seção

Oferece textos autênticos para leitura, com uma breve contextualização, acompanhada de perguntas de pré-leitura, para ativar conhecimentos prévios dos estudantes e hipóteses acerca do que será lido. Após o texto, há atividades com foco no desenvolvimento da competência leitora e na análise linguística/semiótica. A seção possibilita aos estudantes a ampliação de repertório, bem como a fruição e a apreciação estética, por meio do compartilhamento de opiniões e análises, sempre de forma respeitosa e colaborativa. As atividades consideram o trabalho com o gênero, a linguagem, o contexto de produção e de circulação e o diálogo com outros textos, sem perder de vista a temática abordada e sua relação com a sociedade contemporânea.

  • p. 33-40

Sua voz no mundo

Fechar seção

No final de cada capítulo, propõe uma atividade de produção escrita, oral e/ou multimodal, com objetivos claros e parâmetros bem definidos. Orienta como planejar, elaborar, avaliar, reelaborar e, por fim, compartilhar a produção realizada. Em algumas ocasiões, apresenta textos de apoio à leitura e à observação de características do gênero a ser produzido. Quando envolve produção multimidiática, o boxe Laboratório multimídia auxilia na utilização de ferramentas digitais.

  • p. 82-84

Núcleo de estudos e pesquisas

Fechar seção

Promove a fluência na pesquisa por meio de uma proposta de investigação que parte de uma questão-problema. Os procedimentos metodológicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa incluem localizar, coletar, organizar, analisar, sintetizar, interpretar, relacionar e comparar dados, de modo a alcançar resultados e apresentá-los à comunidade. Desenvolve, de maneira prioritária, as habilidades do campo das práticas de estudo e pesquisa, viabilizando e valorizando o trabalho com o pensamento científico.

  • p. 98-101

Incubadora

Fechar seção

Propõe um trabalho colaborativo relacionado à temática da unidade, favorecendo a aplicação dos conteúdos em uma situação prática, visando à criação de um produto ou um evento que potencialize o alcance e a divulgação das produções dos estudantes para as comunidades intra e extraescolar.

  • p. 102-105

Enem e vestibulares

Fechar seção

Reúne questões de exames de larga escala para os estudantes se prepararem para as provas que marcam a finalização da etapa do Ensino Médio. As questões remetem a assuntos discutidos na respectiva unidade.

  • p. 208

Avaliando

Fechar seção

Perguntas direcionadas aos estudantes a fim de auxiliá-los a refletir sobre os conhecimentos construídos durante o estudo da unidade e a avaliar tanto seu engajamento nas propostas quanto o próprio processo de aprendizagem.

  • p. 209

Anexo BNCC

Fechar seção

Traz a íntegra do texto que descreve as competências gerais da Educação Básica, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades de Língua Portuguesa. Esse anexo deve ser consultado tanto pelos alunos como pelo professor.

  • p. 312-317

BOXES

Saiba mais

Fechar box

Expõe curiosidades e informações adicionais relacionadas aos temas estudados.

  • p. 222

Repertório

Fechar box

Apresenta informações sobre movimentos artísticos, características regionais, questões sociais, entre outros aspectos que podem enriquecer seu repertório e a análise dos textos.

  • p. 142

É bom relembrar

Fechar box

Retoma informações e conceitos apreendidos nos anos finais do Ensino Fundamental.

  • p. 16

Ação e cidadania

Fechar box

Articula o conteúdo apresentado a um aspecto ligado a um tema contemporâneo e a questões de valores.

  • p. 17

O que você pensa disto?

Fechar box

Propõe questões relacionadas a problemáticas contemporâneas, com intuito de provocar reflexões e desenvolver a competência argumentativa.

  • p. 196

Margens do texto

Fechar box

Destaca elementos do texto, como assunto principal, aspectos composicionais e discursivos, de linguagem e/ou do contexto de produção, circulação e recepção.

  • p. 305

Linguagem em foco

Fechar box

Chama a atenção para aspectos linguísticos ou semióticos de determinado gênero, tendo em vista a produção textual.

  • p. 255

Laboratório multimídia

Fechar box

Mostra como utilizar algumas ferramentas digitais durante a elaboração de um texto que nasce e/ou circula em contexto digital.

  • p. 265

Para explorar

Fechar box

Apresenta a indicação de livros, áudios, vídeos, locais de visitação, etc.

  • p. 138

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0174P21013

CÓDIGO DA OBRA 0174P21013130

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas para uma educação integral. Conheça Ser Protagonista – Língua Portuguesa, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A obra faz parte da área de Linguagens e suas Tecnologias e está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio do livro, o docente poderá apoiar os estudantes na criação de espaços de reflexão e liberdade de pensamento por meio de linguagens. Para isso, serão trabalhados gêneros discursivos, uso da linguagem em diversos contextos, análise e produção de textos de temas e estruturas complexas, entre outras estratégias.

Os estudantes serão engajados em atividades de temas relevantes e contemporâneos, pensando nas culturas juvenis, incluindo rodas de conversa, pesquisas, compartilhamento de experiências, projetos de criação de produtos culturais, organização de eventos, etc.

Entre os destaques da coleção está a rica coletânea de textos literários e não literários, incluindo literatura clássica e contemporânea, textos de gêneros e temas relevantes para desenvolver o pensamento crítico e a busca por uma sociedade mais consciente e justa.

Ser Protagonista – Língua Portuguesa propõe ao jovem desenvolver letramentos múltiplos, que colaboram para uma formação abrangente e diversificada, preparando o estudante para usar a linguagem de forma crítica e responsável no mundo contemporâneo. A obra traz, ainda, integração com conteúdo oral e audiovisual que enriquecem o estudo, acessados por meio de QR code em momentos específicos da obra.

A cultura digital, tão relevante e presente do cotidiano dos jovens, está presente na coleção com uma proposta de estudo e pesquisa do uso responsável das redes digitais.

Escolha a obra Ser Protagonista – Língua Portuguesa e apoie a formação integral dos protagonistas do futuro. Escolha SM!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Coletânea de textos – A curadoria realizada para compor a coletânea de textos da obra abrange ampla diversidade de textos literários e não literários. Em literatura, oferece exemplares do cânone nacional, português e latino-americano em diálogo com textos de novas vertentes da literatura contemporânea, como textos de representantes da literatura negra brasileira e africana, da literatura periférica e da literatura indígena. Nas unidades não literárias, apresenta textos modelares dos gêneros que representam, vinculados a temáticas que promovem a criticidade e o debate para o alcance de uma sociedade mais justa, consciente e democrática.

Pode-se mostrar o conjunto de textos das seções Sua leitura das unidades ímpares (U1, U3 ou U5). Por exemplo:

U1

Olívio Jekupé (p. 13-14)
José de Alencar (p. 18-19)
Mário de Andrade (p. 23-24)
Conceição Evaristo (p. 33-34)
Castro Alvez (p. 41-43)
Noémia de Sousa (p. 47)

 

Letramentos múltiplos – A obra adota uma perspectiva de ensino que visa possibilitar aos jovens letramentos múltiplos (letramentos convencionais, multiletramentos e novos letramentos) e uma formação capaz de propiciar sua atuação nas mais diversas práticas socioculturais contemporâneas. Assim, reúne propostas que consolidam e ampliam as habilidades de uso e reflexão sobre as linguagens de maneira a promover, no curso desse trabalho, o desenvolvimento do conjunto de aprendizagens essenciais para a formação dos estudantes.

Não há uma específica. É no conjunto de propostas que se dá essa perspectiva.

 

O oral e o audiovisual para além do papel – A obra oferece, via QR Code, acesso aos textos orais e audiovisuais que se configuram como objeto de estudo nos capítulos. Isso possibilita aos estudantes e ao professor ter acesso mais ágil e individualizado ao texto original, em áudio ou vídeo, permitindo que a análise dos elementos multissemióticos (como gestualidade, expressão facial, movimentos de câmera, sonoridade etc.), seja realizada de maneira adequada e que questões próprias da oralidade possam ser apreendidas.

p. 69
p. 85
p. 261

 

Pesquisa e Cultura digital – A coleção também tem como foco o desenvolvimento de competências de pesquisa e análise de dados para uso responsável e ético das possibilidades de produção e compartilhamento da cultura digital, apresentando uma reflexão sobre diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais.

p. 201-204
p. 102-105
p. 305-309

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista – Língua Portuguesa
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Número de páginas por volume

Composição da oferta

  • Livro do Estudante, direcionado ao Ensino Médio, composto por um volume único com seis unidades.
  • Livro do professor impresso.
  • 1 videotutorial direcionado ao professor.

Amanda Moreno

Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livro didático de Língua Portuguesa.

Andréa Gomes de Alencar

Doutora em Letras pela USP.

Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professora no Ensino Superior e ex-docente de Língua Portuguesa na rede pública e particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Greta Marchetti

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.
Mestra em Educação pela USP.

Bacharela e licenciada em Letras pela USP.

Professora e coordenadora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Lívia Bueloni Gonçalves

Doutora e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.
Bacharela em Letras pela USP.

Professora no Ensino Superior na rede pública de ensino.

Autora de livro didático de Língua Portuguesa.

Mirella Cleto

Bacharela e licenciada em Letras pela USP.

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa.

Wilker Sousa

Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.

Bacharel em Letras pela USP e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

Autor de livro didático de Língua Portuguesa.

Andressa Munique Paiva (editora responsável)

Especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP e em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Bacharela em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

Editora de livros didáticos.

Volume 1

Língua Portuguesa

A obra propõe aos estudantes atividades diversificadas com temas contemporâneos que contextualizam a aprendizagem. São apresentados diversos textos de diferentes gêneros discursivos, e o aluno terá momentos dedicados a atividades práticas de análise e produção de textos. O uso das linguagens é exercitado desenvolvendo habilidades e competências de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O incentivo às atividades de investigação e pesquisa está presente em atividades específicas da obra, bem como a análise de textos literários clássicos e contemporâneos.

Fechar Projeto

Volume 1

Língua Portuguesa

SEÇÕES

Abertura

Fechar seção

Traz uma imagem que busca despertar o interesse dos estudantes e convidá-los a uma reflexão sobre o tema a ser abordado ao longo das seções. O boxe Trocando ideias propicia a leitura da imagem e mobiliza conhecimentos prévios acerca dos assuntos a serem discutidos. Trata-se de uma oportunidade para o professor fazer uma avaliação diagnóstica dos estudantes.

  • p. 108-109

Introdução

Fechar seção

Apresenta texto inicial contextualizando o tema e os assuntos a serem abordados, o que permite aos estudantes ter clareza do percurso que realizarão e criar expectativas sobre o que vão estudar. Também traz os objetivos, a justificativa e a relação de competências e habilidades cujo desenvolvimento é promovido pela unidade.

  • p. 212

Sua leitura

Fechar seção

Oferece textos autênticos para leitura, com uma breve contextualização, acompanhada de perguntas de pré-leitura, para ativar conhecimentos prévios dos estudantes e hipóteses acerca do que será lido. Após o texto, há atividades com foco no desenvolvimento da competência leitora e na análise linguística/semiótica. A seção possibilita aos estudantes a ampliação de repertório, bem como a fruição e a apreciação estética, por meio do compartilhamento de opiniões e análises, sempre de forma respeitosa e colaborativa. As atividades consideram o trabalho com o gênero, a linguagem, o contexto de produção e de circulação e o diálogo com outros textos, sem perder de vista a temática abordada e sua relação com a sociedade contemporânea.

  • p. 33-40

Sua voz no mundo

Fechar seção

No final de cada capítulo, propõe uma atividade de produção escrita, oral e/ou multimodal, com objetivos claros e parâmetros bem definidos. Orienta como planejar, elaborar, avaliar, reelaborar e, por fim, compartilhar a produção realizada. Em algumas ocasiões, apresenta textos de apoio à leitura e à observação de características do gênero a ser produzido. Quando envolve produção multimidiática, o boxe Laboratório multimídia auxilia na utilização de ferramentas digitais.

  • p. 82-84

Núcleo de estudos e pesquisas

Fechar seção

Promove a fluência na pesquisa por meio de uma proposta de investigação que parte de uma questão-problema. Os procedimentos metodológicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa incluem localizar, coletar, organizar, analisar, sintetizar, interpretar, relacionar e comparar dados, de modo a alcançar resultados e apresentá-los à comunidade. Desenvolve, de maneira prioritária, as habilidades do campo das práticas de estudo e pesquisa, viabilizando e valorizando o trabalho com o pensamento científico.

  • p. 98-101

Incubadora

Fechar seção

Propõe um trabalho colaborativo relacionado à temática da unidade, favorecendo a aplicação dos conteúdos em uma situação prática, visando à criação de um produto ou um evento que potencialize o alcance e a divulgação das produções dos estudantes para as comunidades intra e extraescolar.

  • p. 102-105

Enem e vestibulares

Fechar seção

Reúne questões de exames de larga escala para os estudantes se prepararem para as provas que marcam a finalização da etapa do Ensino Médio. As questões remetem a assuntos discutidos na respectiva unidade.

  • p. 208

Avaliando

Fechar seção

Perguntas direcionadas aos estudantes a fim de auxiliá-los a refletir sobre os conhecimentos construídos durante o estudo da unidade e a avaliar tanto seu engajamento nas propostas quanto o próprio processo de aprendizagem.

  • p. 209

Anexo BNCC

Fechar seção

Traz a íntegra do texto que descreve as competências gerais da Educação Básica, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades de Língua Portuguesa. Esse anexo deve ser consultado tanto pelos alunos como pelo professor.

  • p. 312-317

BOXES

Saiba mais

Fechar box

Expõe curiosidades e informações adicionais relacionadas aos temas estudados.

  • p. 222

Repertório

Fechar box

Apresenta informações sobre movimentos artísticos, características regionais, questões sociais, entre outros aspectos que podem enriquecer seu repertório e a análise dos textos.

  • p. 142

É bom relembrar

Fechar box

Retoma informações e conceitos apreendidos nos anos finais do Ensino Fundamental.

  • p. 16

Ação e cidadania

Fechar box

Articula o conteúdo apresentado a um aspecto ligado a um tema contemporâneo e a questões de valores.

  • p. 17

O que você pensa disto?

Fechar box

Propõe questões relacionadas a problemáticas contemporâneas, com intuito de provocar reflexões e desenvolver a competência argumentativa.

  • p. 196

Margens do texto

Fechar box

Destaca elementos do texto, como assunto principal, aspectos composicionais e discursivos, de linguagem e/ou do contexto de produção, circulação e recepção.

  • p. 305

Linguagem em foco

Fechar box

Chama a atenção para aspectos linguísticos ou semióticos de determinado gênero, tendo em vista a produção textual.

  • p. 255

Laboratório multimídia

Fechar box

Mostra como utilizar algumas ferramentas digitais durante a elaboração de um texto que nasce e/ou circula em contexto digital.

  • p. 265

Para explorar

Fechar box

Apresenta a indicação de livros, áudios, vídeos, locais de visitação, etc.

  • p. 138