OBRAS ESPECÍFICAS
Língua Inglesa

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

Em um mundo globalizado, a língua inglesa é essencial para a formação integral dos jovens. Conheça New Alive High, a nova obra da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A obra, que compõe a área de Linguagens e suas Tecnologias, está totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes para o uso crítico na língua inglesa no mundo contemporâneo, são trabalhadas as habilidades de listening, reading, speaking e writing, preparando os alunos para usar o idioma estrangeiro em diversos contextos.

New Alive High abre portas para que o jovem tenha acesso a informações e culturas do mundo todo, por meio da compreensão e uso da língua inglesa. Além disso, a obra incentiva o estudo do idioma relacionado a outras áreas do conhecimento, integrando os saberes e o aprendizado de forma interdisciplinar.

As amostras de áudio e audiotranscripts são um destaque da obra, já que representam a pluralidade e a diversidade linguística do idioma inglês falado em todo o mundo, reduzindo inseguranças do aluno na produção oral.

A obra oferece no Manual do Professor propostas de avaliação com questões comentadas, inclusive para preparação para exames importantes do Ensino Médio, como o ENEM.

Conheça New Alive High e apoie os jovens na descoberta de um mundo sem fronteiras. SM Educação é a sua melhor escolha no Novo Ensino Médio!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0143P21093

CÓDIGO DO LIVRO 0143P21093130

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Áudio – Conta com amostras de diferentes variedades linguísticas, permitindo que professor e estudantes

ouçam a pronúncia e a entonação da língua inglesa em diversas situações e com diferentes sotaques, incluindo

falantes do idioma inglês como língua estrangeira

ou segunda língua, o que pode ajudar a reduzir possíveis preconceitos e inseguranças com relação à produção oral por parte daqueles que não têm a língua inglesa como língua materna. Espera-se, com isso, formar usuários da linguagem que respeitem uns aos outros e que acolham a pluralidade e a diversidade linguística e cultural nos mais diversos contextos. A obra apresenta, ainda, os Audiotranscripts.

Páginas exemplares
p. 35, 134, 168, 288-292

Trabalho com outras áreas do conhecimento – Possibilita ao estudante vivenciar experiências que não se limitam à aprendizagem da língua inglesa, motivando-o a se emancipar intelectualmente e a refletir sobre seu papel social e sua consequente participação na sociedade. A interdisciplinaridade é um item explorado de maneira mais específica nas atividades propostas na seção Crossing boundaries, porém o conceito permeia toda a obra já a partir da seleção dos temas abordados e da maneira com que são tratados, promovendo trabalhos interdisciplinares que levam em conta, inclusive, o entorno da escola.

Páginas exemplares
Permeia toda a obra, p. 270-287

Avaliação – No Manual do Professor, há propostas de avaliação formativa e de preparação para exames de larga escala, com respostas e comentadas, que o professor pode usar quando e como melhor atender as suas necessidades e as dos estudantes.

Páginas exemplares
p. 382-401

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: New Alive High
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Número de páginas por volume

Junia Braga

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.

Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras – UFMG.

Marcos Racilan

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG.

Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Professor de Língua Inglesa no CEFET-MG.

Ronaldo Gomes

Mestre em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.

Doutor em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.

Professor de Língua Inglesa na Faculdade de Letras – UFMG.

Língua Inglesa

A obra aborda o ensino e aprendizagem da língua inglesa como uma língua viva, em constante movimento e transformação. O volume apresenta diversas atividades, textos, imagens, sugestão de projetos e ferramentas, entre outros conteúdos que apoiam o desenvolvimento das quatro habilidades (listening, reading, speaking e writing), do vocabulário e da gramática da língua inglesa. Há capítulos focados em cada uma das habilidades. Os alunos terão ainda momentos para a prática da pronúncia no idioma, discussão de textos literários e de temas sobre o mundo do trabalho, além de atividades que envolvem a prática de listening por meio da coletânea de áudios que acompanha a obra.

Fechar Projeto

Língua Inglesa

SEÇÕES

Competências e habilidades da BNCC

Fechar seção

Traz o texto das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhadas ao longo das unidades, apresentando detalhadamente as da área de Linguagens e suas Tecnologias e incluindo competências e habilidades das outras áreas do conhecimento.

  • p. 12-17

Learning Tips

Fechar seção

Esta seção, apenas no início do volume, apresenta ao estudante diferentes estratégias de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das quatro habilidades, de vocabulário e gramática do idioma.

  • p. 18-21

Projects

Fechar seção

Também somente no início do volume, esta seção oferece sugestões de projetos (e ferramentas digitais) para integrar as atividades desenvolvidas pelo estudante ao longo do aprendizado.

  • p. 22-23

Lead-in

Fechar seção

Em página dupla, é a seção de abertura de cada unidade. Traz imagens e, em alguns casos, trechos de textos sobre o tema da unidade, seguidos de atividades de tipos variados; ativa o conhecimento prévio do estudante sobre os temas abordados; introduz vocabulário e estruturas que serão trabalhados na unidade; explora a linguagem não verbal (fotos, ilustrações) e estabelece relações com a linguagem verbal; e favorece um primeiro contato com as características de diversos gêneros discursivos.

  • p. 98-99

Let’s read!

Fechar seção

Seção de leitura, apresenta textos de diversos gêneros sobre temas relevantes para o estudante e para a sociedade, relacionados às diversas áreas do conhecimento, com atividades de compreensão escrita, nas etapas de pre-reading, reading e post-reading. Desenvolve a habilidade de leitura do estudante para a compreensão geral do texto e suas ideias principais e para a identificação de informações específicas; aborda e discute assuntos relacionados ao tema da unidade, a partir da compreensão escrita; leva o estudante a estabelecer relações entre o que leu e sua vivência pessoal e a ter posição crítica em relação ao que foi lido; e trabalha diferentes estratégias de leitura, conforme o objetivo de compreensão escrita.

  • p. 72

Let’s listen and talk!

Fechar seção

A seção apresenta diferentes tipos de textos orais (diálogos, entrevistas, trechos de filmes e programas de TV, podcasts, trechos de palestras, etc.) e atividades variadas de compreensão oral (intensiva, extensiva e seletiva), com atividades nas etapas de pre-listening, listening e post-listening. Oferece chances de compreensão oral e de fala do idioma com base em diferentes gêneros discursivos orais; desenvolve habilidades de compreensão global e de informações específicas de um texto oral; trabalha diferentes estratégias de audição; discute temas ligados à unidade com base na compreensão oral; trabalha diferentes estratégias de fala; propicia oportunidades de uso do vocabulário da unidade em determinado contexto de uso.

  • p. 122

Turn on the jukebox!

Fechar seção

Presente em algumas unidades, a seção apresenta atividades de compreensão oral, com músicas que vêm reproduzidas na coletânea de áudios.

  • p. 152

Let’s focus on language!

Fechar seção

Nesta seção são apresentados, contextualizadamente, o(s) tópico(s) gramatical(is) da unidade. Traz atividades para inferência de regras gramaticais e uso dos tópicos gramaticais apresentados; promove o desenvolvimento do conhecimento sistêmico do estudante com base na observação de situações de uso da língua; desenvolve a autonomia do estudante e sua capacidade de inferência das regras gramaticais; propicia ao estudante oportunidades para empregar as regras gramaticais contextualizadamente.

  • p. 37

Vocabulary corner

Fechar seção

A seção apresenta itens lexicais por meio de atividades, para incrementar o vocabulário do estudante de forma contextualizada. Desenvolve a capacidade do estudante de inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas e elaborar sentidos contextualizadamente, com base na observação da língua em uso e de seu conhecimento de mundo.

  • p. 116

Profession spot

Fechar seção

A seção oferece atividades baseadas em textos sobre diferentes carreiras e profissões. Colabora com o estudante na elaboração de seu Projeto de Vida; possibilita chances de conscientização e discussão sobre carreiras e profissões; propicia oportunidade de uso de vocabulário relacionado a diversas profissões; ajuda o estudante a refletir sobre possibilidades de carreira profissional.

  • p. 254

Time for literature

Fechar seção

A seção traz, entre outros exemplos de obras literárias, aqueles que circulam em suportes populares entre os estudantes, como Instagram, Twitter e sites, para que se familiarizem com o texto ficcional por meio da experiência estética que essas produções artísticas e culturais oferecem. Trabalham-se questões de compreensão e inferência das circunstâncias, características de personagens, tempo e lugar, variações linguísticas, diferenças contextuais das produções, interseção entre obras literárias e outras artes, levando o estudante a refletir sobre semelhanças e diferenças culturais. A seção foi introduzida nas unidades de forma orgânica, sempre que o tema, uma atividade ou uma discussão permitia a interlocução com um texto literário que fosse de interesse dos estudantes.

  • p. 233

Let’s act with words!

Fechar seção

Seção de produção escrita, traz propostas de atividades em gêneros textuais relevantes para o estudante, nas etapas de pre-writing, writing e post-writing. Oferece oportunidades de prática e reflexão sobre o uso da língua inglesa para comunicação escrita, utilizando gêneros textuais relevantes para o estudante, e de uso contextualizado das estruturas linguístico-discursivas e do vocabulário apresentados na unidade; leva o estudante a compreender a escrita como prática social e como processo contínuo de avaliação e reescritura.

  • p. 41

Time to reflect

Fechar seção

Seção de autoavaliação, incentiva a autonomia do estudante e a reflexão sobre sua própria aprendizagem. É apresentado nos moldes de um formulário de (auto)avaliação, baseado nos níveis de desenvolvimento A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas do Council of Europe.

  • p. 54

 

Crossing Boundaries

Fechar seção

A seção propõe atividades sob a forma de leitura e/ou projetos investigativos de caráter experimental, promovendo a articulação dos conteúdos estudados nas unidades com diferentes componentes curriculares, aprofundando a compreensão de questões relevantes ao estudante do Ensino Médio. Estimula o pensamento científico e a capacidade de experimentação, para propiciar ao estudante vivências que o auxiliem a adquirir conhecimento científico ou tecnológico, intermediado pelo uso da língua estrangeira; e permite a articulação de conteúdos integradores para além do ensino da língua em si.

  • p. 270-287

BOXES

Goals

Fechar box

Sempre na página de abertura, apresenta os objetivos e justificativas gerais que serão trabalhados em cada unidade.

  • p. 30

Competências e habilidades

Fechar box

Destaca as competências gerais, as competências específicas e as habilidades articuladas na unidade.

  • p. 42

Did you know?

Fechar box

Traz curiosidades, informações culturais e vocabulário relacionados a uma atividade ou texto da unidade.

  • p. 113

Pronunciation spot

Fechar box

Apresenta questões referentes à pronúncia e à entonação.

  • p. 169

Beyond the lines...

Fechar box

Promove reflexões a partir dos temas dos textos, visando à valorização do pluralismo de ideias e ao desenvolvimento do letramento crítico.

  • p. 193

Hint

Fechar box

Sensibiliza os estudantes para a aplicação de estratégias de recepção e produção de textos orais e escritos.

  • p. 198

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0143P21093

CÓDIGO DO LIVRO 0143P21093130

Em um mundo globalizado, a língua inglesa é essencial para a formação integral dos jovens. Conheça New Alive High, a nova obra da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A obra, que compõe a área de Linguagens e suas Tecnologias, está totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes para o uso crítico na língua inglesa no mundo contemporâneo, são trabalhadas as habilidades de listening, reading, speaking e writing, preparando os alunos para usar o idioma estrangeiro em diversos contextos.

New Alive High abre portas para que o jovem tenha acesso a informações e culturas do mundo todo, por meio da compreensão e uso da língua inglesa. Além disso, a obra incentiva o estudo do idioma relacionado a outras áreas do conhecimento, integrando os saberes e o aprendizado de forma interdisciplinar.

As amostras de áudio e audiotranscripts são um destaque da obra, já que representam a pluralidade e a diversidade linguística do idioma inglês falado em todo o mundo, reduzindo inseguranças do aluno na produção oral.

A obra oferece no Manual do Professor propostas de avaliação com questões comentadas, inclusive para preparação para exames importantes do Ensino Médio, como o ENEM.

Conheça New Alive High e apoie os jovens na descoberta de um mundo sem fronteiras. SM Educação é a sua melhor escolha no Novo Ensino Médio!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Áudio – Conta com amostras de diferentes variedades linguísticas, permitindo que professor e estudantes

ouçam a pronúncia e a entonação da língua inglesa em diversas situações e com diferentes sotaques, incluindo

falantes do idioma inglês como língua estrangeira

ou segunda língua, o que pode ajudar a reduzir possíveis preconceitos e inseguranças com relação à produção oral por parte daqueles que não têm a língua inglesa como língua materna. Espera-se, com isso, formar usuários da linguagem que respeitem uns aos outros e que acolham a pluralidade e a diversidade linguística e cultural nos mais diversos contextos. A obra apresenta, ainda, os Audiotranscripts.

Páginas exemplares
p. 35, 134, 168, 288-292

Trabalho com outras áreas do conhecimento – Possibilita ao estudante vivenciar experiências que não se limitam à aprendizagem da língua inglesa, motivando-o a se emancipar intelectualmente e a refletir sobre seu papel social e sua consequente participação na sociedade. A interdisciplinaridade é um item explorado de maneira mais específica nas atividades propostas na seção Crossing boundaries, porém o conceito permeia toda a obra já a partir da seleção dos temas abordados e da maneira com que são tratados, promovendo trabalhos interdisciplinares que levam em conta, inclusive, o entorno da escola.

Páginas exemplares
Permeia toda a obra, p. 270-287

Avaliação – No Manual do Professor, há propostas de avaliação formativa e de preparação para exames de larga escala, com respostas e comentadas, que o professor pode usar quando e como melhor atender as suas necessidades e as dos estudantes.

Páginas exemplares
p. 382-401

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: New Alive High
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Número de páginas por volume

Junia Braga

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.

Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Letras – UFMG.

Marcos Racilan

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG.

Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Professor de Língua Inglesa no CEFET-MG.

Ronaldo Gomes

Mestre em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.

Doutor em Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada pela UFMG.

Professor de Língua Inglesa na Faculdade de Letras – UFMG.

Volume 1

Língua Inglesa

A obra aborda o ensino e aprendizagem da língua inglesa como uma língua viva, em constante movimento e transformação. O volume apresenta diversas atividades, textos, imagens, sugestão de projetos e ferramentas, entre outros conteúdos que apoiam o desenvolvimento das quatro habilidades (listening, reading, speaking e writing), do vocabulário e da gramática da língua inglesa. Há capítulos focados em cada uma das habilidades. Os alunos terão ainda momentos para a prática da pronúncia no idioma, discussão de textos literários e de temas sobre o mundo do trabalho, além de atividades que envolvem a prática de listening por meio da coletânea de áudios que acompanha a obra.

Fechar Projeto

Volume 1

Língua Inglesa

SEÇÕES

Competências e habilidades da BNCC

Fechar seção

Traz o texto das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhadas ao longo das unidades, apresentando detalhadamente as da área de Linguagens e suas Tecnologias e incluindo competências e habilidades das outras áreas do conhecimento.

  • p. 12-17

Learning Tips

Fechar seção

Esta seção, apenas no início do volume, apresenta ao estudante diferentes estratégias de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das quatro habilidades, de vocabulário e gramática do idioma.

  • p. 18-21

Projects

Fechar seção

Também somente no início do volume, esta seção oferece sugestões de projetos (e ferramentas digitais) para integrar as atividades desenvolvidas pelo estudante ao longo do aprendizado.

  • p. 22-23

Lead-in

Fechar seção

Em página dupla, é a seção de abertura de cada unidade. Traz imagens e, em alguns casos, trechos de textos sobre o tema da unidade, seguidos de atividades de tipos variados; ativa o conhecimento prévio do estudante sobre os temas abordados; introduz vocabulário e estruturas que serão trabalhados na unidade; explora a linguagem não verbal (fotos, ilustrações) e estabelece relações com a linguagem verbal; e favorece um primeiro contato com as características de diversos gêneros discursivos.

  • p. 98-99

Let’s read!

Fechar seção

Seção de leitura, apresenta textos de diversos gêneros sobre temas relevantes para o estudante e para a sociedade, relacionados às diversas áreas do conhecimento, com atividades de compreensão escrita, nas etapas de pre-reading, reading e post-reading. Desenvolve a habilidade de leitura do estudante para a compreensão geral do texto e suas ideias principais e para a identificação de informações específicas; aborda e discute assuntos relacionados ao tema da unidade, a partir da compreensão escrita; leva o estudante a estabelecer relações entre o que leu e sua vivência pessoal e a ter posição crítica em relação ao que foi lido; e trabalha diferentes estratégias de leitura, conforme o objetivo de compreensão escrita.

  • p. 72

Let’s listen and talk!

Fechar seção

A seção apresenta diferentes tipos de textos orais (diálogos, entrevistas, trechos de filmes e programas de TV, podcasts, trechos de palestras, etc.) e atividades variadas de compreensão oral (intensiva, extensiva e seletiva), com atividades nas etapas de pre-listening, listening e post-listening. Oferece chances de compreensão oral e de fala do idioma com base em diferentes gêneros discursivos orais; desenvolve habilidades de compreensão global e de informações específicas de um texto oral; trabalha diferentes estratégias de audição; discute temas ligados à unidade com base na compreensão oral; trabalha diferentes estratégias de fala; propicia oportunidades de uso do vocabulário da unidade em determinado contexto de uso.

  • p. 122

Turn on the jukebox!

Fechar seção

Presente em algumas unidades, a seção apresenta atividades de compreensão oral, com músicas que vêm reproduzidas na coletânea de áudios.

  • p. 152

Let’s focus on language!

Fechar seção

Nesta seção são apresentados, contextualizadamente, o(s) tópico(s) gramatical(is) da unidade. Traz atividades para inferência de regras gramaticais e uso dos tópicos gramaticais apresentados; promove o desenvolvimento do conhecimento sistêmico do estudante com base na observação de situações de uso da língua; desenvolve a autonomia do estudante e sua capacidade de inferência das regras gramaticais; propicia ao estudante oportunidades para empregar as regras gramaticais contextualizadamente.

  • p. 37

Vocabulary corner

Fechar seção

A seção apresenta itens lexicais por meio de atividades, para incrementar o vocabulário do estudante de forma contextualizada. Desenvolve a capacidade do estudante de inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas e elaborar sentidos contextualizadamente, com base na observação da língua em uso e de seu conhecimento de mundo.

  • p. 116

Profession spot

Fechar seção

A seção oferece atividades baseadas em textos sobre diferentes carreiras e profissões. Colabora com o estudante na elaboração de seu Projeto de Vida; possibilita chances de conscientização e discussão sobre carreiras e profissões; propicia oportunidade de uso de vocabulário relacionado a diversas profissões; ajuda o estudante a refletir sobre possibilidades de carreira profissional.

  • p. 254

Time for literature

Fechar seção

A seção traz, entre outros exemplos de obras literárias, aqueles que circulam em suportes populares entre os estudantes, como Instagram, Twitter e sites, para que se familiarizem com o texto ficcional por meio da experiência estética que essas produções artísticas e culturais oferecem. Trabalham-se questões de compreensão e inferência das circunstâncias, características de personagens, tempo e lugar, variações linguísticas, diferenças contextuais das produções, interseção entre obras literárias e outras artes, levando o estudante a refletir sobre semelhanças e diferenças culturais. A seção foi introduzida nas unidades de forma orgânica, sempre que o tema, uma atividade ou uma discussão permitia a interlocução com um texto literário que fosse de interesse dos estudantes.

  • p. 233

Let’s act with words!

Fechar seção

Seção de produção escrita, traz propostas de atividades em gêneros textuais relevantes para o estudante, nas etapas de pre-writing, writing e post-writing. Oferece oportunidades de prática e reflexão sobre o uso da língua inglesa para comunicação escrita, utilizando gêneros textuais relevantes para o estudante, e de uso contextualizado das estruturas linguístico-discursivas e do vocabulário apresentados na unidade; leva o estudante a compreender a escrita como prática social e como processo contínuo de avaliação e reescritura.

  • p. 41

Time to reflect

Fechar seção

Seção de autoavaliação, incentiva a autonomia do estudante e a reflexão sobre sua própria aprendizagem. É apresentado nos moldes de um formulário de (auto)avaliação, baseado nos níveis de desenvolvimento A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas do Council of Europe.

  • p. 54

 

Crossing Boundaries

Fechar seção

A seção propõe atividades sob a forma de leitura e/ou projetos investigativos de caráter experimental, promovendo a articulação dos conteúdos estudados nas unidades com diferentes componentes curriculares, aprofundando a compreensão de questões relevantes ao estudante do Ensino Médio. Estimula o pensamento científico e a capacidade de experimentação, para propiciar ao estudante vivências que o auxiliem a adquirir conhecimento científico ou tecnológico, intermediado pelo uso da língua estrangeira; e permite a articulação de conteúdos integradores para além do ensino da língua em si.

  • p. 270-287

BOXES

Goals

Fechar box

Sempre na página de abertura, apresenta os objetivos e justificativas gerais que serão trabalhados em cada unidade.

  • p. 30

Competências e habilidades

Fechar box

Destaca as competências gerais, as competências específicas e as habilidades articuladas na unidade.

  • p. 42

Did you know?

Fechar box

Traz curiosidades, informações culturais e vocabulário relacionados a uma atividade ou texto da unidade.

  • p. 113

Pronunciation spot

Fechar box

Apresenta questões referentes à pronúncia e à entonação.

  • p. 169

Beyond the lines...

Fechar box

Promove reflexões a partir dos temas dos textos, visando à valorização do pluralismo de ideias e ao desenvolvimento do letramento crítico.

  • p. 193

Hint

Fechar box

Sensibiliza os estudantes para a aplicação de estratégias de recepção e produção de textos orais e escritos.

  • p. 198