OBRAS ESPECÍFICAS
Ciências Humanas e Sociais aplicadas em diálogo com a Matemática

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

Prepare-se para o Novo Ensino Médio com a nova obra didática da SM Educação, totalmente de acordo com a Base Nacional Comum Curricular! Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática é a escolha ideal para guiar educadores e alunos em um novo caminho de aprendizagem.

A obra integra as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática, especificamente no campo de conhecimento da Economia. Ao longo do livro, o estudante poderá relacionar operações matemáticas a conceitos de ciências humanas como ciência econômica, economia brasileira e desigualdade econômica.

O conteúdo do livro proporciona o estudo de conceitos e índices econômicos que se apresentam no cotidiano e que são essenciais para o desenvolvimento humano, como conceito de valor, renda, riqueza, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

Os temas de desigualdade de gênero e racial também são abordados no livro por meio de ricas discussões contextualizadas à sociedade brasileira.

A obra Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática é uma excelente ferramenta para a formação integral de jovens cidadãos participativos e prontos para colaborar com a transformação da sociedade. Escolha SM Educação e apoie a formação dos protagonistas do futuro!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0176P21205

CÓDIGO DO LIVRO 0176P21205130

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Integração entre ciências humanas e exatas

A obra trabalha de maneira integrada conhecimentos das ciências humanas e exatas, possibilitando que o estudante perceba que o conhecimento científico não é algo estanque e compartimentado.  Ele é levado a entender de modo objetivo, realizando reflexões e atividades que implicam operações matemáticas e conceitos das ciências humanas, que para compreender a realidade é necessário lançar mão de conhecimentos gerados em diversas áreas.

Páginas exemplares
p. 21-23
p. 53-54
p. 84-88

Estudo de conceitos e índices econômicos que se apresentam no cotidiano

 A economia é um assunto presente no cotidiano dos estudantes em muitos sentidos: desde o acesso a notícias em grande número sobre os mais diversos temas econômicos, na imprensa, até a necessidade de administrar finanças pessoais ou planejar o futuro. Essa obra orienta o entendimento dos mecanismos básicos da economia, as formas de cálculos de índices como o PIB, o IDH e o índice de Gini e a leitura de gráficos e tabelas com dados complexos, contribuindo assim para que os estudantes possam compreender melhor a realidade que os cerca e se posicionar em relação a ela.

Páginas exemplares
p. 14-20
p. 68-69
p. 94-101

Videotutorial – O audiovisual disponibilizado permite que o professor conheça de modo rápido e prático as características da obra, apropriando-se da metodologia e dos procedimentos específicos nela utilizados .

Material digital do professor

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas tecnologias
  • Número de páginas

Composição da oferta

  • 1 volume impresso da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática – Livro do Estudante
  • 1 volume impresso da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática – Manual do professor
  • Material do professor digital, composto de um videotutorial

Flávio Manzatto de Souza

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Editor de livros didáticos.

Valéria Vaz

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editora de livros didáticos.

Ciências Humanas e Sociais aplicadas em diálogo com a Matemática

A obra trabalha de maneira integrada conhecimentos das ciências humanas e exatas, por meio de diversas atividades e reflexões que envolvem a aplicação de operações matemáticas para resolver problemas e analisar situações com conceitos das ciências humanas. Economia é um dos assuntos de destaque da obra, e por meio do conteúdo proposto o estudante poderá entender conceitos de economia básica e aprender como são feitos cálculos de índices econômicos importantes. Tais conhecimentos podem contribuir para que o realize seu planejamento de finanças pessoais e do futuro.

Fechar Projeto

Ciências Humanas e Sociais aplicadas em diálogo com a Matemática

SEÇÕES

Abertura de módulo

Fechar seção

A abertura do módulo tem duas duplas de páginas. A primeira dupla traz uma imagem instigante e um texto que introduz o módulo, propondo questões para iniciar a reflexão do tema e para acionar os conhecimentos prévios dos estudantes. Na segunda dupla, são apresentados aos estudantes os principais objetivos do módulo e suas justificativas, além das Competências Gerais da Educação Básica e das competências e habilidades específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática que são desenvolvidas ao longo do estudo do módulo.

  • p. 58-59

O problema

Fechar seção

Essa seção,  que dá início a todos os capítulos, introduz o assunto a ser trabalhado de forma contextualizada à realidade do estudante, seja no nível pessoal, local, regional, nacional ou mundial, mostrando a relevância do problema central do capítulo.

  • p. 62-63

Desvendando o problema

Fechar seção

Desenvolvimento do assunto principal do capítulo. O texto didático é acompanhado de outros itens gráficos, como imagens, tabelas, tirinhas, poemas, letras de música, entre outras possibilidades.

  • p. 94-101

Tomada de decisão

Fechar seção

Apresenta um problema que deve ser resolvido pelos estudantes, tendo com prerrogativa a realização de uma escolha embasada em estudos e pesquisas. Alguns dos objetivos da seção são estimular a argumentação e desenvolver o pensamento crítico e a autonomia intelectual dos estudantes.

  • p. 104-105

Minha vida

Fechar seção

Proporciona reflexões que auxiliam na vida prática dos estudantes, no seu autoconhecimento e na sua organização pessoal, auxiliando-os a pensar em seu projeto de vida. Um dos objetivos é que o estudante se organize e se prepare para o mundo do trabalho, percebendo-se como cidadão, pensando em alternativas para se adaptar às condições de mundo futuro.

  • p. 120-121

Pesquisa e ação

Fechar seção

Propõe aos estudantes a execução de pesquisas sociais. As atividades têm caráter investigativo, voltadas à aplicação organizada e orientada de metodologias e procedimentos de pesquisa com o objetivo de aprimorar a investigação e o raciocínio científico. Além disso, sistematiza o compartilhamento dos resultados de modo a favorecer o desenvolvimento das formas de apresentação e a comunicação das investigações e de suas conclusões.

  • p. 72-73

Atividades

Fechar seção

Ao longo do desenvolvimento dos conteúdos, oportuniza-se aos estudantes momentos de prática, reflexão e desenvolvimento de competências e habilidades. As propostas de atividade privilegiam a metodologia de pesquisa e de resolução de problemas, de modo que o estudante seja o centro do processo de ensino e aprendizagem, respeitando a pluralidade de ideias e a individualidade de cada um.

  • p. 154

Bibliografia comentada

Fechar seção

Ao final do volume, essa seção tem como objetivo ampliar as possibilidades de pesquisa e aprofundamento dos estudantes em relação às bases de referência utilizadas na elaboração dos materiais oferecidos.

  • p. 160

BOXES

Para pensar e registrar

Fechar box

Ocorre em momentos chave do desenvolvimento dos conteúdos. Apresenta questões individuais que tem o objetivo de levar o estudante a refletir sobre os conteúdos e registrar suas conclusões.

  • p. 134

Para refletir e compartilhar

Fechar box

Apresenta questões para discussão conjunta sobre as reflexões propostas no texto didático, que permitem a exposição de pontos de vista dos estudantes.

  • p. 79

Para ir mais longe

Fechar box

Sugestões de livros, filmes, sites e outras referências sobre o assunto desenvolvido no capítulo.

  • p. 25

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0176P21205

CÓDIGO DO LIVRO 0176P21205130

Prepare-se para o Novo Ensino Médio com a nova obra didática da SM Educação, totalmente de acordo com a Base Nacional Comum Curricular! Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática é a escolha ideal para guiar educadores e alunos em um novo caminho de aprendizagem.

A obra integra as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática, especificamente no campo de conhecimento da Economia. Ao longo do livro, o estudante poderá relacionar operações matemáticas a conceitos de ciências humanas como ciência econômica, economia brasileira e desigualdade econômica.

O conteúdo do livro proporciona o estudo de conceitos e índices econômicos que se apresentam no cotidiano e que são essenciais para o desenvolvimento humano, como conceito de valor, renda, riqueza, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

Os temas de desigualdade de gênero e racial também são abordados no livro por meio de ricas discussões contextualizadas à sociedade brasileira.

A obra Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática é uma excelente ferramenta para a formação integral de jovens cidadãos participativos e prontos para colaborar com a transformação da sociedade. Escolha SM Educação e apoie a formação dos protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Integração entre ciências humanas e exatas

A obra trabalha de maneira integrada conhecimentos das ciências humanas e exatas, possibilitando que o estudante perceba que o conhecimento científico não é algo estanque e compartimentado.  Ele é levado a entender de modo objetivo, realizando reflexões e atividades que implicam operações matemáticas e conceitos das ciências humanas, que para compreender a realidade é necessário lançar mão de conhecimentos gerados em diversas áreas.

Páginas exemplares
p. 21-23
p. 53-54
p. 84-88

Estudo de conceitos e índices econômicos que se apresentam no cotidiano

 A economia é um assunto presente no cotidiano dos estudantes em muitos sentidos: desde o acesso a notícias em grande número sobre os mais diversos temas econômicos, na imprensa, até a necessidade de administrar finanças pessoais ou planejar o futuro. Essa obra orienta o entendimento dos mecanismos básicos da economia, as formas de cálculos de índices como o PIB, o IDH e o índice de Gini e a leitura de gráficos e tabelas com dados complexos, contribuindo assim para que os estudantes possam compreender melhor a realidade que os cerca e se posicionar em relação a ela.

Páginas exemplares
p. 14-20
p. 68-69
p. 94-101

Videotutorial – O audiovisual disponibilizado permite que o professor conheça de modo rápido e prático as características da obra, apropriando-se da metodologia e dos procedimentos específicos nela utilizados .

Material digital do professor

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas tecnologias
  • Número de páginas

Composição da oferta

  • 1 volume impresso da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática – Livro do Estudante
  • 1 volume impresso da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática – Manual do professor
  • Material do professor digital, composto de um videotutorial

Flávio Manzatto de Souza

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Editor de livros didáticos.

Valéria Vaz

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editora de livros didáticos.

Volume 1

Ciências Humanas e Sociais aplicadas em diálogo com a Matemática

A obra trabalha de maneira integrada conhecimentos das ciências humanas e exatas, por meio de diversas atividades e reflexões que envolvem a aplicação de operações matemáticas para resolver problemas e analisar situações com conceitos das ciências humanas. Economia é um dos assuntos de destaque da obra, e por meio do conteúdo proposto o estudante poderá entender conceitos de economia básica e aprender como são feitos cálculos de índices econômicos importantes. Tais conhecimentos podem contribuir para que o realize seu planejamento de finanças pessoais e do futuro.

Fechar Projeto

Volume 1

Ciências Humanas e Sociais aplicadas em diálogo com a Matemática

SEÇÕES

Abertura de módulo

Fechar seção

A abertura do módulo tem duas duplas de páginas. A primeira dupla traz uma imagem instigante e um texto que introduz o módulo, propondo questões para iniciar a reflexão do tema e para acionar os conhecimentos prévios dos estudantes. Na segunda dupla, são apresentados aos estudantes os principais objetivos do módulo e suas justificativas, além das Competências Gerais da Educação Básica e das competências e habilidades específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática que são desenvolvidas ao longo do estudo do módulo.

  • p. 58-59

O problema

Fechar seção

Essa seção,  que dá início a todos os capítulos, introduz o assunto a ser trabalhado de forma contextualizada à realidade do estudante, seja no nível pessoal, local, regional, nacional ou mundial, mostrando a relevância do problema central do capítulo.

  • p. 62-63

Desvendando o problema

Fechar seção

Desenvolvimento do assunto principal do capítulo. O texto didático é acompanhado de outros itens gráficos, como imagens, tabelas, tirinhas, poemas, letras de música, entre outras possibilidades.

  • p. 94-101

Tomada de decisão

Fechar seção

Apresenta um problema que deve ser resolvido pelos estudantes, tendo com prerrogativa a realização de uma escolha embasada em estudos e pesquisas. Alguns dos objetivos da seção são estimular a argumentação e desenvolver o pensamento crítico e a autonomia intelectual dos estudantes.

  • p. 104-105

Minha vida

Fechar seção

Proporciona reflexões que auxiliam na vida prática dos estudantes, no seu autoconhecimento e na sua organização pessoal, auxiliando-os a pensar em seu projeto de vida. Um dos objetivos é que o estudante se organize e se prepare para o mundo do trabalho, percebendo-se como cidadão, pensando em alternativas para se adaptar às condições de mundo futuro.

  • p. 120-121

Pesquisa e ação

Fechar seção

Propõe aos estudantes a execução de pesquisas sociais. As atividades têm caráter investigativo, voltadas à aplicação organizada e orientada de metodologias e procedimentos de pesquisa com o objetivo de aprimorar a investigação e o raciocínio científico. Além disso, sistematiza o compartilhamento dos resultados de modo a favorecer o desenvolvimento das formas de apresentação e a comunicação das investigações e de suas conclusões.

  • p. 72-73

Atividades

Fechar seção

Ao longo do desenvolvimento dos conteúdos, oportuniza-se aos estudantes momentos de prática, reflexão e desenvolvimento de competências e habilidades. As propostas de atividade privilegiam a metodologia de pesquisa e de resolução de problemas, de modo que o estudante seja o centro do processo de ensino e aprendizagem, respeitando a pluralidade de ideias e a individualidade de cada um.

  • p. 154

Bibliografia comentada

Fechar seção

Ao final do volume, essa seção tem como objetivo ampliar as possibilidades de pesquisa e aprofundamento dos estudantes em relação às bases de referência utilizadas na elaboração dos materiais oferecidos.

  • p. 160

BOXES

Para pensar e registrar

Fechar box

Ocorre em momentos chave do desenvolvimento dos conteúdos. Apresenta questões individuais que tem o objetivo de levar o estudante a refletir sobre os conteúdos e registrar suas conclusões.

  • p. 134

Para refletir e compartilhar

Fechar box

Apresenta questões para discussão conjunta sobre as reflexões propostas no texto didático, que permitem a exposição de pontos de vista dos estudantes.

  • p. 79

Para ir mais longe

Fechar box

Sugestões de livros, filmes, sites e outras referências sobre o assunto desenvolvido no capítulo.

  • p. 25