ÁREA DO CONHECIMENTO
Matemática e suas tecnologias – Quadrante

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Quadrante – Matemática e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação para apoiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A coleção é totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De maneira simples e organizada, a obra apresenta conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas da área de Matemática e suas Tecnologias.

Com foco na formação integral, o estudante poderá desenvolver também valores e competências essenciais para exercer a cidadania ativamente, como o trabalho em equipe, o protagonismo e a autonomia.

O engajamento do estudante no processo de aprendizagem vai aumentar com o uso da coleção, já que os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, conectando o conhecimento da escola ao dia a dia do jovem e usando uma linguagem atrativa para a faixa etária.

Além disso, o trabalho com temas contemporâneos transversais proposto na coleção incentiva o jovem a relacionar o conhecimento com a sua realidade e a refletir sobre seu papel como cidadão, desenvolvendo uma aprendizagem efetiva para os desafios profissionais e pessoais do século XXI.

O jovem que tem a oportunidade de ser protagonista de seu processo de aprendizagem tem uma formação mais completa e significativa. Para apoiar esse objetivo, a coleção incentiva a explorar a História da Matemática, a Investigação Matemática, a Resolução de Problemas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Educação Maker e a Modelagem Matemática. O pensamento computacional, por exemplo, é desenvolvido na seção Passo a passo.

Preparação para avaliações e exames importantes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também está presente na coleção. Diversas atividades resolvidas ao longo da obra exercitam a prática de avaliação e ajudam no desempenho nos exames.

Quadrante – Matemática e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela matemática e preparar os jovens para os desafios. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0205P21202

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0205P21202133 Funções
0205P21202134 Trigonometria e Sequências
0205P21202135 Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira
0205P21202136 Geometria Plana e Espacial
0205P21202137 Sistemas Lineares e Geometria Analítica
0205P21202138 Grandezas, Medidas e Programação

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

• Temas atuais, próximos do interesse dos jovens e que proporcionam o trabalho com os temas contemporâneos transversais e com outras áreas de conhecimento: páginas 102 e 103 do volume Funções.

• Protagonismo do estudante: em todo o conteúdo da obra.

• Abordagem dos conteúdos de forma clara: em todo o conteúdo da obra.

• Projeto gráfico arejado com imagens que despertam o interesse dos estudantes: em todo o conteúdo da obra.

• Seção Passo a passo que dá ênfase ao trabalho com pensamento computacional: páginas 78 e 79 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

• Atividades resolvidas e atividades propostas diversificadas: páginas 132 e 133 18 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Quadrante Matemática e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias
  • Nova edição: 1ª edição
  • Número de páginas e título de cada volume:
Volume Título Livro do estudante Livro do professor
1 Funções 160 288
2 Trigonometria e sequências 160 288
3 Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira 160 272
4 Geometria plana e espacial 160 272
5 Sistemas lineares e Geometria analítica 160 288
6 Grandezas, medidas e programação 160 272

Eduardo Chavante

Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Professor da rede pública no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Autor de livros didáticos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Diego Prestes

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Especialista em Educação Matemática pela UEL-PR.

Licenciado em Matemática pela UEL-PR.

Atuou como professor na rede particular no Ensino Médio e no Ensino Superior.
Autor de livros didáticos para o Ensino Médio.

Funções

A ideia de conjuntos faz parte do nosso dia a dia, pois é um modo eficiente de expressar o que há de comum em certo grupo de objetos, pessoas, números. Esse conhecimento é uma base importante para o estudo das funções. O conteúdo de funções permite representar, analisar e facilitar o entendimento de diversas áreas do conhecimento, como Economia, Biologia e Química.

Fechar Projeto

Funções

Trigonometria e Sequências

Tem o objetivo de desenvolver as habilidades e competências relacionadas a trigonometria e sequências. O estudo das funções trigonométricas permite criar modelos que explicam e representam situações periódicas, como as marés e as fases da lua, tornando a aprendizagem significativa. Já o estudo de sequências e progressões se justifica pela necessidade de estudar fenômenos e situações a curto e a longo prazo.

Fechar Projeto

Trigonometria e Sequências

Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira

A Estatística envolve coleta, organização, análise, interpretação e apresentação de dados relacionados aos mais variados assuntos, sendo útil em diversas áreas do conhecimento. Espera-se que os alunos percebam o uso desses conteúdos em seu dia a dia e aprofundem seus conhecimentos.

Fechar Projeto

Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira

Geometria Plana e Espacial

Nesse volume, o objetivo é aprofundar o conceito de área de diferentes figuras planas e apresentar composições de polígonos utilizados em alguns tipos de ladrilhamento no plano, além de trabalhar a ideia de transformações isométricas de figuras planas, poliedros e corpos redondos.

Fechar Projeto

Geometria Plana e Espacial

Sistemas Lineares e Geometria Analítica

Tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante e desenvolver as habilidades e as competências relacionadas aos temas. Espera-se que os alunos aprofundem seus conhecimentos por meio de situações contextualizadas, a fim de que percebam o uso desses conteúdos em seu dia a dia.

Fechar Projeto

Sistemas Lineares e Geometria Analítica

Grandezas, Medidas e Programação

As medidas fazem parte do dia a dia e é por meio delas que identificamos comprimento, massa, tempo e capacidade, por exemplo. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em setores diversos da sociedade. Por isso, faz-se necessário aprender conceitos relacionados à programação de computadores.

Fechar Projeto

Grandezas, Medidas e Programação

Estrutura da coleção

A coleção é formada por seis livros autocontidos, divididos em capítulos.

Cada capítulo apresenta uma abertura e é estruturado por tópicos e subtópicos.

Há também seções que abordam temas diversificados, trazendo acontecimentos do cotidiano do aluno para a sala de aula. Em alguns momentos, essas seções podem ser interdisciplinares; em outros, abordam a cultura juvenil e o pluralismo de ideias em seus contextos.

Sua organização está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando as Competências gerais, as Competências específicas de Matemática e suas tecnologias para o Ensino Médio, as habilidades relacionadas a essas Competências específicas e também os Temas contemporâneos transversais.

SEÇÕES

Abertura de capítulo

Fechar seção

Disposta em duas páginas, a abertura apresenta uma imagem principal, relacionada ao conteúdo matemático do capítulo a ser estudado. Essa abertura tem como objetivo estabelecer um diálogo inicial entre professor e alunos, por meio de um breve texto e de algumas perguntas sobre o contexto e os conhecimentos prévios dos alunos relacionados ao conteúdo do capítulo.

  • Páginas 10 e 11 do volume Funções.

Matemática a+

Fechar seção

A seção Matemática a+ ocorre em vários momentos durante o desenvolvimento dos conteúdos. Apresenta, em alguns momentos, situações contextualizadas e com informações adicionais e, em outros, conteúdos matemáticos atrelados ao assunto do capítulo em que está inserida.

  • Página 102 do volume Trigonometria e sequências.

 

Passo a passo

Fechar seção

Essa seção ocorrerá ao menos uma vez por livro e se localiza após um tópico de conteúdos e antes da seção Tarefas resolvidas. Um dos objetivos dessa seção é desenvolver o pensamento computacional apresentando maneiras de raciocinar, representar, comunicar e argumentar ao resolver uma situação-problema. Será apresentada a resolução de tarefas passo a passo mobilizando conhecimentos e habilidades, a fim de identificar conceitos e conceber um processo de resolução.

  • Páginas 78 e 79 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

 

Tarefas

Fechar seção

A seção Tarefas, localizada logo após o desenvolvimento de um ou mais tópicos de conteúdos ou da seção Tarefas resolvidas, apresenta questões com aplicação direta do conteúdo matemático, as quais podem ser contextualizadas e situações-problema. Algumas tarefas são destacadas por ícones.

  • Página 21 do volume Geometria plana e espacial

Tarefas resolvidas

Fechar seção

Como parte da abordagem teórica, na seção Tarefas resolvidas são apresentadas e resolvidas situações-problema ou trabalhados procedimentos algorítmicos. Essa seção está geralmente situada logo após um tópico do capítulo e serve para complementar o conteúdo, sendo uma ferramenta para a resolução das próximas tarefas.

  • Páginas 132 e 133 18 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

Valores em ação

Fechar seção

A seção Valores em ação estará presente ao menos uma vez em cada livro. Ela aborda em alguns momentos os temas contemporâneos transversais e apresenta um texto para leitura e interpretação, com questionamentos que visam estabelecer uma relação entre Matemática e determinados valores, como respeito, dignidade e igualdade. As questões propostas visam à reflexão, argumentação e oralidade dos alunos.

  • Páginas 24 e 25 do volume Grandezas, medidas e programação.

 

Ampliando fronteiras

Fechar seção

Essa seção apresenta textos que exploram temas transversais atualizados e temas relacionados à História da Matemática. Os assuntos propostos nessas páginas são enriquecidos com imagens e questões reflexivas que motivam a discussão e a argumentação em sala de aula.

  • Páginas 102 e 103 do volume Funções.

 

Matemática em ação

Fechar seção

As tarefas da seção Matemática em ação têm caráter prático, permitindo sua aplicação na comunidade em que o aluno vive ou onde a escola está situada. Essa seção foi elaborada com a finalidade de propor uma sugestão de tarefa dinâmica que relaciona a Matemática com outras disciplinas. No livro do aluno, encontram-se informações que servem de ponto de partida para o trabalho a ser desenvolvido, materiais e recursos necessários, além de dicas para pesquisa. Um roteiro para trabalhar essa seção é disponibilizado na parte específica destas orientações para o professor, contendo informações adicionais a respeito da justificativa das tarefas propostas, objetivos gerais e específicos, bem como sugestões de encaminhamento e avaliação.

  • Página 72 do volume Trigonometria e sequências.

 

Verificando rota

Fechar seção

A seção Verificando rota propõe questões com o intuito de averiguar se foram alcançadas as expectativas de aprendizagem de cada capítulo. Ela pode servir ao professor como medida de avaliação de sua condução didático-metodológica, possibilitando refletir sobre a necessidade de retomada ou continuidade do conteúdo.

  • Página 89 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

 

Ferramentas

Fechar seção

A seção Ferramentas consiste em um tutorial detalhado para o uso da calculadora científica, do software gratuito LibreOffice Calc, e contém sugestões do Scratch sobre iniciação à linguagem de programação e ideias para trabalho com softwares de geometria dinâmica como recursos tecnológicos. Ao reunir essas informações em uma seção no final do volume, espera-se facilitar a localização e a consulta tanto para o professor quanto para o aluno.

  • Páginas 148, 149, 150, 151, 152, 153 e 154 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

Leitura e pesquisa

Fechar seção

Por meio dessa seção destinada a sugestões de referências complementares, como livros e sites, relacionados aos conteúdos abordados, disponível no livro do aluno, pretende-se estimular a competência leitora discente e ampliar seu conhecimento.

  • Páginas 153, 154 e 155 do volume Grandezas, medidas e programação.

Gabarito

Fechar seção

Na seção Gabarito, foi organizada a maioria das respostas das tarefas presentes nas seções Tarefas, as quais não utilizam imagens ou representações gráficas para sua apresentação.

  • Página 155 do volume Funções.

 

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0205P21202

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0205P21202133 Funções
0205P21202134 Trigonometria e Sequências
0205P21202135 Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira
0205P21202136 Geometria Plana e Espacial
0205P21202137 Sistemas Lineares e Geometria Analítica
0205P21202138 Grandezas, Medidas e Programação

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Quadrante – Matemática e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação para apoiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

A coleção é totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De maneira simples e organizada, a obra apresenta conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas da área de Matemática e suas Tecnologias.

Com foco na formação integral, o estudante poderá desenvolver também valores e competências essenciais para exercer a cidadania ativamente, como o trabalho em equipe, o protagonismo e a autonomia.

O engajamento do estudante no processo de aprendizagem vai aumentar com o uso da coleção, já que os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, conectando o conhecimento da escola ao dia a dia do jovem e usando uma linguagem atrativa para a faixa etária.

Além disso, o trabalho com temas contemporâneos transversais proposto na coleção incentiva o jovem a relacionar o conhecimento com a sua realidade e a refletir sobre seu papel como cidadão, desenvolvendo uma aprendizagem efetiva para os desafios profissionais e pessoais do século XXI.

O jovem que tem a oportunidade de ser protagonista de seu processo de aprendizagem tem uma formação mais completa e significativa. Para apoiar esse objetivo, a coleção incentiva a explorar a História da Matemática, a Investigação Matemática, a Resolução de Problemas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Educação Maker e a Modelagem Matemática. O pensamento computacional, por exemplo, é desenvolvido na seção Passo a passo.

Preparação para avaliações e exames importantes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também está presente na coleção. Diversas atividades resolvidas ao longo da obra exercitam a prática de avaliação e ajudam no desempenho nos exames.

Quadrante – Matemática e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela matemática e preparar os jovens para os desafios. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

• Temas atuais, próximos do interesse dos jovens e que proporcionam o trabalho com os temas contemporâneos transversais e com outras áreas de conhecimento: páginas 102 e 103 do volume Funções.

• Protagonismo do estudante: em todo o conteúdo da obra.

• Abordagem dos conteúdos de forma clara: em todo o conteúdo da obra.

• Projeto gráfico arejado com imagens que despertam o interesse dos estudantes: em todo o conteúdo da obra.

• Seção Passo a passo que dá ênfase ao trabalho com pensamento computacional: páginas 78 e 79 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

• Atividades resolvidas e atividades propostas diversificadas: páginas 132 e 133 18 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Quadrante Matemática e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias
  • Nova edição: 1ª edição
  • Número de páginas e título de cada volume:
Volume Título Livro do estudante Livro do professor
1 Funções 160 288
2 Trigonometria e sequências 160 288
3 Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira 160 272
4 Geometria plana e espacial 160 272
5 Sistemas lineares e Geometria analítica 160 288
6 Grandezas, medidas e programação 160 272

Eduardo Chavante

Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Professor da rede pública no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Autor de livros didáticos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Diego Prestes

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Especialista em Educação Matemática pela UEL-PR.

Licenciado em Matemática pela UEL-PR.

Atuou como professor na rede particular no Ensino Médio e no Ensino Superior.
Autor de livros didáticos para o Ensino Médio.

Funções

A ideia de conjuntos faz parte do nosso dia a dia, pois é um modo eficiente de expressar o que há de comum em certo grupo de objetos, pessoas, números. Esse conhecimento é uma base importante para o estudo das funções. O conteúdo de funções permite representar, analisar e facilitar o entendimento de diversas áreas do conhecimento, como Economia, Biologia e Química.

Fechar Projeto

Funções

Trigonometria e Sequências

Tem o objetivo de desenvolver as habilidades e competências relacionadas a trigonometria e sequências. O estudo das funções trigonométricas permite criar modelos que explicam e representam situações periódicas, como as marés e as fases da lua, tornando a aprendizagem significativa. Já o estudo de sequências e progressões se justifica pela necessidade de estudar fenômenos e situações a curto e a longo prazo.

Fechar Projeto

Trigonometria e Sequências

Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira

A Estatística envolve coleta, organização, análise, interpretação e apresentação de dados relacionados aos mais variados assuntos, sendo útil em diversas áreas do conhecimento. Espera-se que os alunos percebam o uso desses conteúdos em seu dia a dia e aprofundem seus conhecimentos.

Fechar Projeto

Estatística, Probabilidade e Matemática Financeira

Geometria Plana e Espacial

Nesse volume, o objetivo é aprofundar o conceito de área de diferentes figuras planas e apresentar composições de polígonos utilizados em alguns tipos de ladrilhamento no plano, além de trabalhar a ideia de transformações isométricas de figuras planas, poliedros e corpos redondos.

Fechar Projeto

Geometria Plana e Espacial

Sistemas Lineares e Geometria Analítica

Tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante e desenvolver as habilidades e as competências relacionadas aos temas. Espera-se que os alunos aprofundem seus conhecimentos por meio de situações contextualizadas, a fim de que percebam o uso desses conteúdos em seu dia a dia.

Fechar Projeto

Sistemas Lineares e Geometria Analítica

Grandezas, Medidas e Programação

As medidas fazem parte do dia a dia e é por meio delas que identificamos comprimento, massa, tempo e capacidade, por exemplo. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em setores diversos da sociedade. Por isso, faz-se necessário aprender conceitos relacionados à programação de computadores.

Fechar Projeto

Grandezas, Medidas e Programação

SEÇÕES

Abertura de capítulo

Fechar seção

Disposta em duas páginas, a abertura apresenta uma imagem principal, relacionada ao conteúdo matemático do capítulo a ser estudado. Essa abertura tem como objetivo estabelecer um diálogo inicial entre professor e alunos, por meio de um breve texto e de algumas perguntas sobre o contexto e os conhecimentos prévios dos alunos relacionados ao conteúdo do capítulo.

  • Páginas 10 e 11 do volume Funções.

Matemática a+

Fechar seção

A seção Matemática a+ ocorre em vários momentos durante o desenvolvimento dos conteúdos. Apresenta, em alguns momentos, situações contextualizadas e com informações adicionais e, em outros, conteúdos matemáticos atrelados ao assunto do capítulo em que está inserida.

  • Página 102 do volume Trigonometria e sequências.

 

Passo a passo

Fechar seção

Essa seção ocorrerá ao menos uma vez por livro e se localiza após um tópico de conteúdos e antes da seção Tarefas resolvidas. Um dos objetivos dessa seção é desenvolver o pensamento computacional apresentando maneiras de raciocinar, representar, comunicar e argumentar ao resolver uma situação-problema. Será apresentada a resolução de tarefas passo a passo mobilizando conhecimentos e habilidades, a fim de identificar conceitos e conceber um processo de resolução.

  • Páginas 78 e 79 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

 

Tarefas

Fechar seção

A seção Tarefas, localizada logo após o desenvolvimento de um ou mais tópicos de conteúdos ou da seção Tarefas resolvidas, apresenta questões com aplicação direta do conteúdo matemático, as quais podem ser contextualizadas e situações-problema. Algumas tarefas são destacadas por ícones.

  • Página 21 do volume Geometria plana e espacial

Tarefas resolvidas

Fechar seção

Como parte da abordagem teórica, na seção Tarefas resolvidas são apresentadas e resolvidas situações-problema ou trabalhados procedimentos algorítmicos. Essa seção está geralmente situada logo após um tópico do capítulo e serve para complementar o conteúdo, sendo uma ferramenta para a resolução das próximas tarefas.

  • Páginas 132 e 133 18 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

Valores em ação

Fechar seção

A seção Valores em ação estará presente ao menos uma vez em cada livro. Ela aborda em alguns momentos os temas contemporâneos transversais e apresenta um texto para leitura e interpretação, com questionamentos que visam estabelecer uma relação entre Matemática e determinados valores, como respeito, dignidade e igualdade. As questões propostas visam à reflexão, argumentação e oralidade dos alunos.

  • Páginas 24 e 25 do volume Grandezas, medidas e programação.

 

Ampliando fronteiras

Fechar seção

Essa seção apresenta textos que exploram temas transversais atualizados e temas relacionados à História da Matemática. Os assuntos propostos nessas páginas são enriquecidos com imagens e questões reflexivas que motivam a discussão e a argumentação em sala de aula.

  • Páginas 102 e 103 do volume Funções.

 

Matemática em ação

Fechar seção

As tarefas da seção Matemática em ação têm caráter prático, permitindo sua aplicação na comunidade em que o aluno vive ou onde a escola está situada. Essa seção foi elaborada com a finalidade de propor uma sugestão de tarefa dinâmica que relaciona a Matemática com outras disciplinas. No livro do aluno, encontram-se informações que servem de ponto de partida para o trabalho a ser desenvolvido, materiais e recursos necessários, além de dicas para pesquisa. Um roteiro para trabalhar essa seção é disponibilizado na parte específica destas orientações para o professor, contendo informações adicionais a respeito da justificativa das tarefas propostas, objetivos gerais e específicos, bem como sugestões de encaminhamento e avaliação.

  • Página 72 do volume Trigonometria e sequências.

 

Verificando rota

Fechar seção

A seção Verificando rota propõe questões com o intuito de averiguar se foram alcançadas as expectativas de aprendizagem de cada capítulo. Ela pode servir ao professor como medida de avaliação de sua condução didático-metodológica, possibilitando refletir sobre a necessidade de retomada ou continuidade do conteúdo.

  • Página 89 do volume Estatística, Probabilidade e Matemática financeira.

 

Ferramentas

Fechar seção

A seção Ferramentas consiste em um tutorial detalhado para o uso da calculadora científica, do software gratuito LibreOffice Calc, e contém sugestões do Scratch sobre iniciação à linguagem de programação e ideias para trabalho com softwares de geometria dinâmica como recursos tecnológicos. Ao reunir essas informações em uma seção no final do volume, espera-se facilitar a localização e a consulta tanto para o professor quanto para o aluno.

  • Páginas 148, 149, 150, 151, 152, 153 e 154 do volume Sistemas lineares e Geometria analítica.

Leitura e pesquisa

Fechar seção

Por meio dessa seção destinada a sugestões de referências complementares, como livros e sites, relacionados aos conteúdos abordados, disponível no livro do aluno, pretende-se estimular a competência leitora discente e ampliar seu conhecimento.

  • Páginas 153, 154 e 155 do volume Grandezas, medidas e programação.

Gabarito

Fechar seção

Na seção Gabarito, foi organizada a maioria das respostas das tarefas presentes nas seções Tarefas, as quais não utilizam imagens ou representações gráficas para sua apresentação.

  • Página 155 do volume Funções.