ÁREA DO CONHECIMENTO
Linguagens e suas tecnologias – Ser Protagonista

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

Para um Novo Ensino Médio cheio de desafios, é preciso fazer novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção articula de forma simples, direta e interdisciplinar os conhecimentos da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e Educação Física).

A obra é uma ferramenta valiosa para desenvolver uma prática educativa inovadora, que coloca o estudante no centro da educação e o torna protagonista de seu próprio aprendizado.

Com base em projetos de trabalho e metodologias ativas, a coleção apresenta temas contemporâneos transversais totalmente contextualizados com a cultura juvenil.

Essa abordagem aumenta o engajamento do estudante no aprendizado enquanto desenvolve habilidades e competências, como a autonomia, o senso crítico e os valores, contribuindo para uma formação integral e postura cidadã.

Entre os destaques da coleção está a curadoria de obras com grande representatividade artística que ajudam a aumentar o repertório cultural do aluno. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos ao criar portfólios de atividades, que também funcionam como ferramentas de avaliação para o professor e mostram a evolução do aprendizado.

A obra ainda equilibra o trabalho interdisciplinar com momentos específicos dedicados a cada disciplina da área de Linguagens, criando novas perspectivas sobre a aprendizagem dos componentes curriculares.

Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias é a coleção ideal para preparar os alunos para os desafios do século XXI. Escolha SM Educação e apoie os protagonistas do futuro!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0175P21201

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0175P21201133 Culturas
0175P21201134 Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania
0175P21201135 Meio Ambiente
0175P21201136 Convivência
0175P21201137 Artes
0175P21201138 Interação Social

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Curadoria das obras – A curadoria das obras que compõem o conjunto dos 6 volumes abrange ampla variedade de obras de diferentes matrizes culturais, movimentos e manifestações artísticas.

Não há uma específica. É no conjunto dos volumes que é possível verificar a qualidade da curadoria.

Produção de portfólio – As propostas didáticas das etapas do projeto investem na ampliação de repertório dos estudantes e na criação de portfólios, promovendo o engajamento e o protagonismo dos estudantes.

  • 62-64 (volume 1)
  • p. 84-85 (volume 2)

Respeito à especificidade das disciplinas – Embora os projetos tragam a perspectiva da área de Linguagens e suas Tecnologias, as etapas guardam momentos de trabalho com os conteúdos disciplinares, mantendo, assim, o respeito às especificidades das disciplinas.

  • Arte – p. 62-69 (vol. 5)
  • LPO – p. 100-190 (vol. 2)
  • Ed. Física – p. 106-119 (vol. 3)

Avaliação contínua – No decorrer dos projetos, os estudantes criam diversos produtos que deixam evidências do processo de aprendizagem, as quais podem ajudar os professores a avaliar os aprendizados, auxiliando-o na identificação de descobertas, dúvidas, dificuldades e sucessos que ocorreram no decorrer dos estudos.

  • Não há uma específica. É no conjunto das atividades que é possível verificar as múltiplas oportunidades de avaliação.

 

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Nº edição: 1ª edição

Composição da oferta

  • 6 volumes impressos do Livro do Estudante.
  • 6 volumes impressos do Livro do Professor.
  • 1 coletânea de músicas direcionada ao estudante
  • Material digital do professor composto por 6 videotutoriais e 1 coletânea de músicas.
  • Número de páginas por volume

 

Volume Livro do aluno Livro do professor
1 160 272
2 160 272
3 160 280
4 160 272
5 160 272
6 160 280

Eliana Pougy

Bacharela em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP).

Especialista em Linguagens das Artes pela Universidade de São Paulo (USP).

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

Doutora em Ciências Sociais com foco em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Autora de livros didáticos e paradidáticos.

André Vilella

Licenciado em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Autor de livros didáticos.

Carolina Rosignoli

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Licenciada em Letras pela FFLCH-USP.

Mestra em Letras pela FFLCH-USP.

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Formadora de docentes.

Autora de material didático.

George Nercessian

Licenciado em Música pela Unesp.

Arte-educador na rede particular de ensino.

Autor de livros e materiais didáticos.

João Pires

Licenciado em Letras pela PUC-SP.

Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

Professor de Língua Portuguesa e assistente de coordenação de tecnologia educacional na rede particular de ensino.

Autor e curador de material didático digital.

Maria Emilia de Lima

Licenciada em Educação Física pela Faculdade Integrada de Educação Física e Técnicas Desportivas de Guarulhos.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban-SP).

Pós-graduada em Magistério de Terceiro Grau pela PUC-SP.

Mestra em Educação pela FE-USP.

Doutora em Educação pela FE-USP.

Nathaly Soares

Bacharela em Letras pela FFLCH-USP.

Licenciada em Letras pela FFLCH-USP.

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual da rede particular de ensino.

Pedro Ogata

Licenciado em Artes Visuais pela Unesp.

Professor de Artes Visuais na rede particular de ensino.

Sofia Ó

Bacharela em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Mestra em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia e Arte pela PUC-SP.

Professora, pesquisadora e criadora de dança.

Culturas

Dedicado ao multiculturalismo, o projeto apresentado no volume Culturas oferece aos estudantes leituras, observações, reflexões, debates, pesquisas e práticas em diferentes linguagens, por meio das quais o assunto será explorado com foco na diversidade cultural brasileira. Dessa forma, no decorrer do projeto, os estudantes vão participar de diferentes vivências e criar diversos produtos que serão apresentados à comunidade, como um festival de cinema documentário, uma mostra científica e uma mostra cultural, participando ativamente de todas as etapas necessárias para a criação desses eventos.

Fechar Projeto

Culturas

Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania

Visando favorecer o desenvolvimento do protagonismo, o projeto apresentado no volume Juventudes, direitos humanos e cidadania incentiva o conhecimento dos direitos humanos e da cidadania, bem como a análise e a reflexão sobre esses conceitos. Para isso, em diálogo constante com as culturas juvenis, os estudantes vão envolver-se em práticas de linguagem artísticas, corporais e literárias atuais, refletindo sobre processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem. Como produto final do projeto, estão previstas a produção de podcasts ao vivo, a organização de um seminário de divulgação científica e de uma mostra cultural.

Fechar Projeto

Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania

Meio Ambiente

Além de assunto do volume, o meio ambiente é também um dos temas contemporâneos transversais propostos pelo MEC ao ensino dos saberes escolares. Com foco na educação ambiental e na educação para o consumo, o projeto do volume visa promover a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. Para isso, os estudantes farão atividades de iniciação científica utilizando o método de pesquisa-ação que resultará na produção de minidocumentários. Na finalização do projeto, eles deverão organizar um evento de conscientização ambiental, uma mostra de documentários ambientais e uma mostra cultural aberta à comunidade escolar.

Fechar Projeto

Meio Ambiente

Convivência

O volume Convivência dedica-se ao assunto cidadania e civismo, um dos temas contemporâneos transversais propostos pelo MEC. As aprendizagens relacionadas a essa temática no volume focam na compreensão da língua como fenômeno variável e sensível ao contexto de uso e dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais. Para alcançar tal objetivo, são propostas aos alunos leituras, apreciações, reflexões, debates e, sobretudo, pesquisas. Para finalizar o projeto, os estudantes vão elaborar uma ação pública de práticas corporais, um seminário sobre espaços públicos e uma mostra cultural de rua, aberta tanto à comunidade escolar quanto à do entorno da escola.

Fechar Projeto

Convivência

Artes

O projeto do volume Artes aborda os temas contemporâneos multiculturalismo, saúde e economia. Por meio deles, são discutidas concepções de arte e do trabalho de artista, a ação e a intervenção cultural em variadas esferas (espaços públicos, comunidades, hospitais, etc.). O objetivo é levar os estudantes a apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, para (re)construir produções autorais individuais e coletivas, além de refletir sobre o papel do artista nos dias de hoje, como se expressam, participam da sociedade e sobrevivem do trabalho que fazem. Os produtos finais do projeto são um ciclo de palestras com artistas e agentes culturais convidados, um seminário sobre arte contemporânea e uma mostra cultural aberta à comunidade.

Fechar Projeto

Artes

Interação Social

Abordando o tema contemporâneo Ciência e tecnologia, o projeto do volume Interação social enfoca a ciência e a tecnologia e sua relação com as formas de interação social. Para isso, leva os estudantes a mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnica, crítica, criativa, ética e estética, para expandir as formas de produzir sentidos e de interagir no mundo contemporâneo. Como produto final do projeto, estão previstas a criação e a produção de web documentários colaborativos, canais de vídeos científicos e, também, uma mostra virtual.

Fechar Projeto

Interação Social

Identificar e comentar

Cada volume da coleção propõe um projeto de trabalho interdisciplinar na área de Linguagens e suas Tecnologias, envolvendo os componentes curriculares Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Os projetos propostos podem ser trabalhados independentemente, sem ordenação sequencial, pois cada um enfoca um tema específico, que pode ser ampliado a depender do perfil de cada turma. Nesse sentido, cada projeto pode e deve contar com a participação e a interferência dos professores envolvidos a fim de que se façam adequações de acordo com as necessidades da escola e seu planejamento pedagógico.

 

SEÇÕES

BNCC: habilidades e competências

Fechar seção

Traz a íntegra do texto que descreve as competências gerais da Educação Básica, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades de Língua Portuguesa. Esse anexo deve ser consultado tanto pelos alunos como pelo professor.

  • 7-11 (todos os volumes)

Abertura do volume

Fechar seção

Apresenta uma imagem e uma breve reflexão sobre o tema que será abordado ao longo do volume.

  • 12-13

Introdução (página de abertura)

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o contexto e o problema do projeto, além do boxe Trocando ideias, que auxilia na leitura da imagem e mobiliza conhecimentos prévios sobre os assuntos a serem discutidos. Trata-se de uma oportunidade para o professor fazer uma avaliação diagnóstica dos estudantes.

  • 14-15 (Volume 1)

Introdução / Começando os estudos

Fechar seção

Traz textos sobre o assunto que será tratado e apresenta atividades de pesquisa para reflexão individual e em grupo.

  • 16-17 (Volume 4)

 

Introdução / Entrando em ação

Fechar seção

Apresenta atividades práticas para que os estudantes possam vivenciar experiências relacionadas ao tema em estudo.

  • 20-21 (Volume 1)

Introdução / Entendendo o problema

Fechar seção

Apresenta diferentes textos para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema que está sendo discutido, além de trazer atividades de pesquisa e/ou reflexão.

  • 30-31 (Volume 4)

Introdução / Tecendo tramas e enredos

Fechar seção

Traz textos com novas informações e visões diferentes dos que já foram apresentados para ampliar o campo de conhecimento dos estudantes e ser utilizados como base para discussões e reflexões em grupo.

  • 30-31 (Volume 3)

Introdução / Traçando a rota

Fechar seção

Apresenta o objetivo do projeto e a sua justificativa, além de uma sugestão de rota com os caminhos que serão percorridos, conforme as atividades propostas, até o final do estudo desse tema.

  • 30-31 (Volume 1)

Etapa 1: Observatório

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado. Essa etapa traz um exemplo de mapeamento para que os estudantes possam compreender essa ação e, assim, consigam mapear aspectos do contexto onde vivem. Nela, serão mobilizados saberes de Arte, Educação Física e Língua Portuguesa.

  • 34-35 (Volume 3)

Etapa 1: Observatório / Conhecendo outros olhares

Fechar seção

Traz informações de projetos ou ações relacionadas ao tema em estudo.

  • p. 36 (Volume 3)

Etapa 1: Observatório / O que é mapeamento?

Fechar seção

Apresenta textos e informações para elaborar um mapeamento, com o objetivo de demonstrar aspectos físicos, econômicos, culturais, históricos, entre outros, de um território, possibilitando a investigação do tema por meio de diferentes ângulos e com maior profundidade.

  • 40-41 (Volume 5)

Etapa 1: Observatório / Mapeando contextos

Fechar seção

Traz alguns tópicos a serem seguidos pelos estudantes para auxiliá-los na realização de um mapeamento relacionado ao assunto em discussão na etapa.

  • 38-40 (Volume 2)

Etapa 1: Observatório / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 41 (Volume 1)

Etapa 1: Observatório / Traçando a mapa

Fechar seção

Traz tópicos com informações sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 41 (Volume 2)

Etapa 2: Laboratório multimídias

Fechar seção

Apresenta uma imagem que gera reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema em estudo. Nessa etapa, os estudantes mergulharão no universo das tecnologias, dos novos letramentos e multiletramentos, além da cultura digital, buscando reafirmar a relevância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas práticas escolares. Nesse momento, serão abordados, principalmente, conceitos, procedimentos, atitudes e valores da Língua Portuguesa.

  • p. 42-43 (Volume 1)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Tecnomundo

Fechar seção

Apresenta informações sobre ações ou produções que são viabilizadas por meio da internet e de recursos digitais. Além disso, pode trazer perguntas e atividades de pesquisa para auxiliar os alunos durante a reflexão e compreensão.

  • p. 44-45 (Volume 3)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Experimentando tecnologias

Fechar seção

Essa seção traz uma proposta de planejamento e produção de conteúdo digital ou ação relacionada ao tema em estudo às ferramentas multimídias.

  • p. 46-47 (Volume 2)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 51 (Volume 1)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 51 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas

Fechar seção

Traz uma imagem que gera reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema abordado. Nessa etapa os estudantes poderão fruir e apreciar as mais diferentes manifestações culturais e artísticas, além de compreender seus contextos e conceitos e experimentar e criar as próprias produções artísticas. A etapa é organizada em quatro oficinas de arte (oficina 1: artes visuais; oficina 2: artes corporais; oficina 3: artes musicais; oficina 4: artes teatrais), que podem ser trabalhadas de forma não sequencial, podendo ser realizadas de acordo com o projeto pedagógico do professor e da escola.

  • p. 60- (Volume 5)

Etapa 3: Oficinas / Que arte é essa?

Fechar seção

Traz um pequeno texto sobre o assunto que será abordado na etapa e uma imagem, que convida os estudantes a refletirem sobre o tema, além do boxe Trocando ideias com perguntas para auxiliar na leitura da imagem.

  • p. 54 (Volume 2)

Etapa 3: Oficinas / Contextualizando

Fechar seção

Apresenta uma contextualização do tema estudado nessa etapa por meio de informações, textos, imagens e atividades.

  • p. 63-65 (Volume 3)

Etapa 3: Oficinas / Entendendo a arte

Fechar seção

Traz informações, imagens e atividades sobre um movimento artístico, uma ação artística ou um artista específico, tanto nas artes visuais (oficina 1), quanto nas artes corporais (oficina 2), musicais (oficina 3) ou teatrais (oficina 4).

  • p. 70-71 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas / Criando arte

Fechar seção

Apresenta uma proposta de criação/produção relacionada ao tema estudado nas seções anteriores desta etapa.

  • p.76 (Volume 5)

Etapa 3: Oficinas / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 93 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas / Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 93 (Volume 1)

Etapa 4: Clubes

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado. Essa etapa é formada por dois clubes de estudo, um de literatura (Clube 1) e outro de práticas corporais (Clube 2) e neles são apresentados diferentes textos literários e diversas práticas corporais para que os estudantes possam ler, apreciar, analisar, produzir e experimentar. As aprendizagens desta etapa são voltadas para a Língua Portuguesa e a Educação Física.

  • p. 96-97 (Volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Lendo juntos

Fechar seção

Nesse momento, serão apresentados textos de diferentes campos de atuação social para desenvolver a leitura e análise dos estudantes, ampliando o trabalho com as habilidades de leitura, análise linguística/semiótica e oralidade por meio da reflexão sobre o tema abordado, os recursos empregados, etc.

  • p. 100-101 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Analisando

Fechar seção

Apresenta textos e atividades para propiciar aos estudantes o conhecimento de determinada literatura e/ou gênero literário e suas características para que possam formular análises críticas e exercitar o diálogo com culturas distintas. Além disso, eles ainda são incentivados a produzir os próprios textos multissemióticos, utilizando ferramentas diversas e a oralidade também é trabalhada em discussões direcionadas pelas atividades.

  • p. 96-105 (Volume 6)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Praticando

Fechar seção

Nessa seção é proposta uma atividade de produção escrita, oral e/ou multimodal relacionada ao conteúdo estudado neste clube. Para auxiliar os estudantes, são sugeridas algumas etapas de organização do trabalho a ser feito.

  • p. 108 (volume 5)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagem dessa etapa.

  • p. 109 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 1: Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 109 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Apreciando

Fechar seção

Apresenta um pequeno texto e/ou imagem relacionada ao tema que será estudado ao longo da etapa. Traz também o boxe Trocando ideias, auxiliando na leitura da imagem e mobilizando conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos assuntos a serem discutidos.

  • p. 110 (Volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Analisando

Fechar seção

Apresenta textos, imagens e atividades para auxiliar na análise de determinada atividade física/corporal com o objetivo de que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos sobre uma prática corporal.

  • p. 109-111 (Volume 1)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 – Construindo valores

Fechar seção

Traz textos e atividades ligadas ao autoconhecimento e à problemática que envolve determinada atividade corporal abordada na etapa. A expectativa é que os estudantes possam exercitar o pensamento crítico, ou seja, compreender um contexto específico conforme suas possibilidades e seus próprios limites.

  • p. 114-115 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Praticando

Fechar seção

Por meio de textos e atividades, apresenta propostas de vivências de diferentes práticas corporais, exercitando o aprimoramento da consciência corporal e da percepção do outro, do espaço, do tempo e das características do movimento. Nesse momento, são estimuladas a integração e a cooperação, além da conexão com as aprendizagens construídas nas atividades anteriores.

  • p. 116-118 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagem dessa etapa.

  • p. 119 (volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 119 (Volume 4)

Etapa 5: Núcleo de estudos e pesquisas

Fechar seção

Nessa etapa, aborda-se a iniciação científica no Ensino Médio com vistas a aproximar os estudantes das práticas de produção e socialização de ciência. As metodologias de pesquisa social – relacionadas à Educação Física, às linguagens da Arte (teatro, dança, artes visuais e música), à Literatura e à Linguística – são abordadas em cada volume da coleção. Entretanto, a definição dos temas específicos de pesquisa fica a cargo dos estudantes, sob a orientação do professor. Isso porque o tema de pesquisa precisa ser fruto de um genuíno interesse por parte dos estudantes e da comunidade escolar. A etapa divide o trabalho em Questionando, Contextualizando, Qual é o problema científico?, Construindo o referencial, Conhecendo a metodologia, Analisando dados, Tecendo conclusões, Escrevendo uma monografia (o gênero varia), Avaliando e Traçando o mapa.

  • p. 122-143 (Volume 6)

Etapa 6: Incubadora

Fechar seção

Etapa fornece orientações para o desenvolvimento de determinado produto, técnica ou tecnologia (plataformas digitais, canais de comunicação, páginas eletrônicas/sites, projetos de intervenção, projetos culturais, protótipos, etc.) a título de produção final. Diferentes etapas do projeto são retomadas para a realização do trabalho. Para divulgar o produto final, além de outros elaborados nas etapas anteriores, os estudantes são convidados a realizar eventos, como mostras culturais, mostras científicas e festivais, entre outros, abertos à comunidade. Nessa etapa ainda, há a apresentação de um mapa final das aprendizagens construídas pelos estudantes, sinalizando conceitos e procedimentos apreendidos.

  • p. 144-157 (volume 3)

 

Enem e vestibulares

Fechar seção

Apresenta questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos mais variados vestibulares, para auxiliar os estudantes na avaliação de seus conhecimentos acerca da área de Linguagens e suas Tecnologias, ajudando-os a se preparar para os próximos passos de seus estudos.

  • p. 156-159

BOXES

Trocando ideias

Fechar box

Apresenta questões que incentivam o levantamento de hipóteses e sensibilizam os estudantes em relação aos conteúdos que serão estudados.

  • p. 32 (Volume 1)

Saiba mais

Fechar box

Expõe curiosidades e informações para ampliar as discussões sobre os temas apresentados.

  • p. 98 (Volume 1)

Para explorar

Fechar box

Apresenta a indicação de livros, músicas, sites, vídeos, entre outros, para auxiliar em pesquisas e ampliar o repertório dos estudantes.

  • p. 24 (Volume 1)

Dica de visitação

Fechar box

Por meio de perguntas, levanta a curiosidade dos estudantes para localizar e organizar visitações em museus, academias, teatros e outros lugares relacionados aos temas estudados com intuito de ampliar as vivências ao longo do aprendizado.

  • p. 89 (Volume 1)

Atividade

Fechar box

Propõe debates, experimentações e pesquisas, entre outras modalidades, sempre relacionados às temáticas discutidas, a fim de ampliar o repertório dos estudantes e colocá-los no centro do processo de ensino-aprendizagem.

  • p. 35 (Volume 1)

Portfólio

Fechar box

Aparece uma vez por volume e tem como objetivo explicar aos estudantes o que é o portfólio e para que serve.

  • p. 19 (Volume 1)

Glossário

Fechar box

Traz o significado de termos e palavras utilizados na coleção que podem ser desconhecidos pelos estudantes.

  • p. 36 (Volume 1)

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0175P21201

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0175P21201133 Culturas
0175P21201134 Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania
0175P21201135 Meio Ambiente
0175P21201136 Convivência
0175P21201137 Artes
0175P21201138 Interação Social

Para um Novo Ensino Médio cheio de desafios, é preciso fazer novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção articula de forma simples, direta e interdisciplinar os conhecimentos da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e Educação Física).

A obra é uma ferramenta valiosa para desenvolver uma prática educativa inovadora, que coloca o estudante no centro da educação e o torna protagonista de seu próprio aprendizado.

Com base em projetos de trabalho e metodologias ativas, a coleção apresenta temas contemporâneos transversais totalmente contextualizados com a cultura juvenil.

Essa abordagem aumenta o engajamento do estudante no aprendizado enquanto desenvolve habilidades e competências, como a autonomia, o senso crítico e os valores, contribuindo para uma formação integral e postura cidadã.

Entre os destaques da coleção está a curadoria de obras com grande representatividade artística que ajudam a aumentar o repertório cultural do aluno. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos ao criar portfólios de atividades, que também funcionam como ferramentas de avaliação para o professor e mostram a evolução do aprendizado.

A obra ainda equilibra o trabalho interdisciplinar com momentos específicos dedicados a cada disciplina da área de Linguagens, criando novas perspectivas sobre a aprendizagem dos componentes curriculares.

Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias é a coleção ideal para preparar os alunos para os desafios do século XXI. Escolha SM Educação e apoie os protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Curadoria das obras – A curadoria das obras que compõem o conjunto dos 6 volumes abrange ampla variedade de obras de diferentes matrizes culturais, movimentos e manifestações artísticas.

Não há uma específica. É no conjunto dos volumes que é possível verificar a qualidade da curadoria.

Produção de portfólio – As propostas didáticas das etapas do projeto investem na ampliação de repertório dos estudantes e na criação de portfólios, promovendo o engajamento e o protagonismo dos estudantes.

  • 62-64 (volume 1)
  • p. 84-85 (volume 2)

Respeito à especificidade das disciplinas – Embora os projetos tragam a perspectiva da área de Linguagens e suas Tecnologias, as etapas guardam momentos de trabalho com os conteúdos disciplinares, mantendo, assim, o respeito às especificidades das disciplinas.

  • Arte – p. 62-69 (vol. 5)
  • LPO – p. 100-190 (vol. 2)
  • Ed. Física – p. 106-119 (vol. 3)

Avaliação contínua – No decorrer dos projetos, os estudantes criam diversos produtos que deixam evidências do processo de aprendizagem, as quais podem ajudar os professores a avaliar os aprendizados, auxiliando-o na identificação de descobertas, dúvidas, dificuldades e sucessos que ocorreram no decorrer dos estudos.

  • Não há uma específica. É no conjunto das atividades que é possível verificar as múltiplas oportunidades de avaliação.

 

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Área: Linguagens e suas Tecnologias
  • Nº edição: 1ª edição

Composição da oferta

  • 6 volumes impressos do Livro do Estudante.
  • 6 volumes impressos do Livro do Professor.
  • 1 coletânea de músicas direcionada ao estudante
  • Material digital do professor composto por 6 videotutoriais e 1 coletânea de músicas.
  • Número de páginas por volume

 

Volume Livro do aluno Livro do professor
1 160 272
2 160 272
3 160 280
4 160 272
5 160 272
6 160 280

Eliana Pougy

Bacharela em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap-SP).

Especialista em Linguagens das Artes pela Universidade de São Paulo (USP).

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

Doutora em Ciências Sociais com foco em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Autora de livros didáticos e paradidáticos.

André Vilella

Licenciado em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Autor de livros didáticos.

Carolina Rosignoli

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Licenciada em Letras pela FFLCH-USP.

Mestra em Letras pela FFLCH-USP.

Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

Formadora de docentes.

Autora de material didático.

George Nercessian

Licenciado em Música pela Unesp.

Arte-educador na rede particular de ensino.

Autor de livros e materiais didáticos.

João Pires

Licenciado em Letras pela PUC-SP.

Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

Professor de Língua Portuguesa e assistente de coordenação de tecnologia educacional na rede particular de ensino.

Autor e curador de material didático digital.

Maria Emilia de Lima

Licenciada em Educação Física pela Faculdade Integrada de Educação Física e Técnicas Desportivas de Guarulhos.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban-SP).

Pós-graduada em Magistério de Terceiro Grau pela PUC-SP.

Mestra em Educação pela FE-USP.

Doutora em Educação pela FE-USP.

Nathaly Soares

Bacharela em Letras pela FFLCH-USP.

Licenciada em Letras pela FFLCH-USP.

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual da rede particular de ensino.

Pedro Ogata

Licenciado em Artes Visuais pela Unesp.

Professor de Artes Visuais na rede particular de ensino.

Sofia Ó

Bacharela em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Mestra em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia e Arte pela PUC-SP.

Professora, pesquisadora e criadora de dança.

Culturas

Dedicado ao multiculturalismo, o projeto apresentado no volume Culturas oferece aos estudantes leituras, observações, reflexões, debates, pesquisas e práticas em diferentes linguagens, por meio das quais o assunto será explorado com foco na diversidade cultural brasileira. Dessa forma, no decorrer do projeto, os estudantes vão participar de diferentes vivências e criar diversos produtos que serão apresentados à comunidade, como um festival de cinema documentário, uma mostra científica e uma mostra cultural, participando ativamente de todas as etapas necessárias para a criação desses eventos.

Fechar Projeto

Culturas

Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania

Visando favorecer o desenvolvimento do protagonismo, o projeto apresentado no volume Juventudes, direitos humanos e cidadania incentiva o conhecimento dos direitos humanos e da cidadania, bem como a análise e a reflexão sobre esses conceitos. Para isso, em diálogo constante com as culturas juvenis, os estudantes vão envolver-se em práticas de linguagem artísticas, corporais e literárias atuais, refletindo sobre processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem. Como produto final do projeto, estão previstas a produção de podcasts ao vivo, a organização de um seminário de divulgação científica e de uma mostra cultural.

Fechar Projeto

Juventudes, Direitos Humanos e Cidadania

Meio Ambiente

Além de assunto do volume, o meio ambiente é também um dos temas contemporâneos transversais propostos pelo MEC ao ensino dos saberes escolares. Com foco na educação ambiental e na educação para o consumo, o projeto do volume visa promover a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. Para isso, os estudantes farão atividades de iniciação científica utilizando o método de pesquisa-ação que resultará na produção de minidocumentários. Na finalização do projeto, eles deverão organizar um evento de conscientização ambiental, uma mostra de documentários ambientais e uma mostra cultural aberta à comunidade escolar.

Fechar Projeto

Meio Ambiente

Convivência

O volume Convivência dedica-se ao assunto cidadania e civismo, um dos temas contemporâneos transversais propostos pelo MEC. As aprendizagens relacionadas a essa temática no volume focam na compreensão da língua como fenômeno variável e sensível ao contexto de uso e dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais. Para alcançar tal objetivo, são propostas aos alunos leituras, apreciações, reflexões, debates e, sobretudo, pesquisas. Para finalizar o projeto, os estudantes vão elaborar uma ação pública de práticas corporais, um seminário sobre espaços públicos e uma mostra cultural de rua, aberta tanto à comunidade escolar quanto à do entorno da escola.

Fechar Projeto

Convivência

Artes

O projeto do volume Artes aborda os temas contemporâneos multiculturalismo, saúde e economia. Por meio deles, são discutidas concepções de arte e do trabalho de artista, a ação e a intervenção cultural em variadas esferas (espaços públicos, comunidades, hospitais, etc.). O objetivo é levar os estudantes a apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, para (re)construir produções autorais individuais e coletivas, além de refletir sobre o papel do artista nos dias de hoje, como se expressam, participam da sociedade e sobrevivem do trabalho que fazem. Os produtos finais do projeto são um ciclo de palestras com artistas e agentes culturais convidados, um seminário sobre arte contemporânea e uma mostra cultural aberta à comunidade.

Fechar Projeto

Artes

Interação Social

Abordando o tema contemporâneo Ciência e tecnologia, o projeto do volume Interação social enfoca a ciência e a tecnologia e sua relação com as formas de interação social. Para isso, leva os estudantes a mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnica, crítica, criativa, ética e estética, para expandir as formas de produzir sentidos e de interagir no mundo contemporâneo. Como produto final do projeto, estão previstas a criação e a produção de web documentários colaborativos, canais de vídeos científicos e, também, uma mostra virtual.

Fechar Projeto

Interação Social

SEÇÕES

BNCC: habilidades e competências

Fechar seção

Traz a íntegra do texto que descreve as competências gerais da Educação Básica, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias e as habilidades de Língua Portuguesa. Esse anexo deve ser consultado tanto pelos alunos como pelo professor.

  • 7-11 (todos os volumes)

Abertura do volume

Fechar seção

Apresenta uma imagem e uma breve reflexão sobre o tema que será abordado ao longo do volume.

  • 12-13

Introdução (página de abertura)

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o contexto e o problema do projeto, além do boxe Trocando ideias, que auxilia na leitura da imagem e mobiliza conhecimentos prévios sobre os assuntos a serem discutidos. Trata-se de uma oportunidade para o professor fazer uma avaliação diagnóstica dos estudantes.

  • 14-15 (Volume 1)

Introdução / Começando os estudos

Fechar seção

Traz textos sobre o assunto que será tratado e apresenta atividades de pesquisa para reflexão individual e em grupo.

  • 16-17 (Volume 4)

 

Introdução / Entrando em ação

Fechar seção

Apresenta atividades práticas para que os estudantes possam vivenciar experiências relacionadas ao tema em estudo.

  • 20-21 (Volume 1)

Introdução / Entendendo o problema

Fechar seção

Apresenta diferentes textos para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema que está sendo discutido, além de trazer atividades de pesquisa e/ou reflexão.

  • 30-31 (Volume 4)

Introdução / Tecendo tramas e enredos

Fechar seção

Traz textos com novas informações e visões diferentes dos que já foram apresentados para ampliar o campo de conhecimento dos estudantes e ser utilizados como base para discussões e reflexões em grupo.

  • 30-31 (Volume 3)

Introdução / Traçando a rota

Fechar seção

Apresenta o objetivo do projeto e a sua justificativa, além de uma sugestão de rota com os caminhos que serão percorridos, conforme as atividades propostas, até o final do estudo desse tema.

  • 30-31 (Volume 1)

Etapa 1: Observatório

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado. Essa etapa traz um exemplo de mapeamento para que os estudantes possam compreender essa ação e, assim, consigam mapear aspectos do contexto onde vivem. Nela, serão mobilizados saberes de Arte, Educação Física e Língua Portuguesa.

  • 34-35 (Volume 3)

Etapa 1: Observatório / Conhecendo outros olhares

Fechar seção

Traz informações de projetos ou ações relacionadas ao tema em estudo.

  • p. 36 (Volume 3)

Etapa 1: Observatório / O que é mapeamento?

Fechar seção

Apresenta textos e informações para elaborar um mapeamento, com o objetivo de demonstrar aspectos físicos, econômicos, culturais, históricos, entre outros, de um território, possibilitando a investigação do tema por meio de diferentes ângulos e com maior profundidade.

  • 40-41 (Volume 5)

Etapa 1: Observatório / Mapeando contextos

Fechar seção

Traz alguns tópicos a serem seguidos pelos estudantes para auxiliá-los na realização de um mapeamento relacionado ao assunto em discussão na etapa.

  • 38-40 (Volume 2)

Etapa 1: Observatório / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 41 (Volume 1)

Etapa 1: Observatório / Traçando a mapa

Fechar seção

Traz tópicos com informações sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 41 (Volume 2)

Etapa 2: Laboratório multimídias

Fechar seção

Apresenta uma imagem que gera reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema em estudo. Nessa etapa, os estudantes mergulharão no universo das tecnologias, dos novos letramentos e multiletramentos, além da cultura digital, buscando reafirmar a relevância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas práticas escolares. Nesse momento, serão abordados, principalmente, conceitos, procedimentos, atitudes e valores da Língua Portuguesa.

  • p. 42-43 (Volume 1)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Tecnomundo

Fechar seção

Apresenta informações sobre ações ou produções que são viabilizadas por meio da internet e de recursos digitais. Além disso, pode trazer perguntas e atividades de pesquisa para auxiliar os alunos durante a reflexão e compreensão.

  • p. 44-45 (Volume 3)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Experimentando tecnologias

Fechar seção

Essa seção traz uma proposta de planejamento e produção de conteúdo digital ou ação relacionada ao tema em estudo às ferramentas multimídias.

  • p. 46-47 (Volume 2)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 51 (Volume 1)

Etapa 2: Laboratório multimídias / Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 51 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas

Fechar seção

Traz uma imagem que gera reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema abordado. Nessa etapa os estudantes poderão fruir e apreciar as mais diferentes manifestações culturais e artísticas, além de compreender seus contextos e conceitos e experimentar e criar as próprias produções artísticas. A etapa é organizada em quatro oficinas de arte (oficina 1: artes visuais; oficina 2: artes corporais; oficina 3: artes musicais; oficina 4: artes teatrais), que podem ser trabalhadas de forma não sequencial, podendo ser realizadas de acordo com o projeto pedagógico do professor e da escola.

  • p. 60- (Volume 5)

Etapa 3: Oficinas / Que arte é essa?

Fechar seção

Traz um pequeno texto sobre o assunto que será abordado na etapa e uma imagem, que convida os estudantes a refletirem sobre o tema, além do boxe Trocando ideias com perguntas para auxiliar na leitura da imagem.

  • p. 54 (Volume 2)

Etapa 3: Oficinas / Contextualizando

Fechar seção

Apresenta uma contextualização do tema estudado nessa etapa por meio de informações, textos, imagens e atividades.

  • p. 63-65 (Volume 3)

Etapa 3: Oficinas / Entendendo a arte

Fechar seção

Traz informações, imagens e atividades sobre um movimento artístico, uma ação artística ou um artista específico, tanto nas artes visuais (oficina 1), quanto nas artes corporais (oficina 2), musicais (oficina 3) ou teatrais (oficina 4).

  • p. 70-71 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas / Criando arte

Fechar seção

Apresenta uma proposta de criação/produção relacionada ao tema estudado nas seções anteriores desta etapa.

  • p.76 (Volume 5)

Etapa 3: Oficinas / Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagens dessa etapa.

  • p. 93 (Volume 1)

Etapa 3: Oficinas / Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 93 (Volume 1)

Etapa 4: Clubes

Fechar seção

Apresenta uma imagem que traz reflexões sobre o assunto que será tratado na etapa, além do boxe Trocando ideias para auxiliar na leitura da imagem e mobilizar conhecimentos prévios sobre o tema que será abordado. Essa etapa é formada por dois clubes de estudo, um de literatura (Clube 1) e outro de práticas corporais (Clube 2) e neles são apresentados diferentes textos literários e diversas práticas corporais para que os estudantes possam ler, apreciar, analisar, produzir e experimentar. As aprendizagens desta etapa são voltadas para a Língua Portuguesa e a Educação Física.

  • p. 96-97 (Volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Lendo juntos

Fechar seção

Nesse momento, serão apresentados textos de diferentes campos de atuação social para desenvolver a leitura e análise dos estudantes, ampliando o trabalho com as habilidades de leitura, análise linguística/semiótica e oralidade por meio da reflexão sobre o tema abordado, os recursos empregados, etc.

  • p. 100-101 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Analisando

Fechar seção

Apresenta textos e atividades para propiciar aos estudantes o conhecimento de determinada literatura e/ou gênero literário e suas características para que possam formular análises críticas e exercitar o diálogo com culturas distintas. Além disso, eles ainda são incentivados a produzir os próprios textos multissemióticos, utilizando ferramentas diversas e a oralidade também é trabalhada em discussões direcionadas pelas atividades.

  • p. 96-105 (Volume 6)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Praticando

Fechar seção

Nessa seção é proposta uma atividade de produção escrita, oral e/ou multimodal relacionada ao conteúdo estudado neste clube. Para auxiliar os estudantes, são sugeridas algumas etapas de organização do trabalho a ser feito.

  • p. 108 (volume 5)

Etapa 4: Clubes / Clube 1 - Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagem dessa etapa.

  • p. 109 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 1: Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 109 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Apreciando

Fechar seção

Apresenta um pequeno texto e/ou imagem relacionada ao tema que será estudado ao longo da etapa. Traz também o boxe Trocando ideias, auxiliando na leitura da imagem e mobilizando conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos assuntos a serem discutidos.

  • p. 110 (Volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Analisando

Fechar seção

Apresenta textos, imagens e atividades para auxiliar na análise de determinada atividade física/corporal com o objetivo de que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos sobre uma prática corporal.

  • p. 109-111 (Volume 1)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 – Construindo valores

Fechar seção

Traz textos e atividades ligadas ao autoconhecimento e à problemática que envolve determinada atividade corporal abordada na etapa. A expectativa é que os estudantes possam exercitar o pensamento crítico, ou seja, compreender um contexto específico conforme suas possibilidades e seus próprios limites.

  • p. 114-115 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Praticando

Fechar seção

Por meio de textos e atividades, apresenta propostas de vivências de diferentes práticas corporais, exercitando o aprimoramento da consciência corporal e da percepção do outro, do espaço, do tempo e das características do movimento. Nesse momento, são estimuladas a integração e a cooperação, além da conexão com as aprendizagens construídas nas atividades anteriores.

  • p. 116-118 (Volume 2)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Avaliando

Fechar seção

Apresenta perguntas para os estudantes refletirem e avaliarem o processo de aprendizagem dessa etapa.

  • p. 119 (volume 4)

Etapa 4: Clubes / Clube 2 - Traçando o mapa

Fechar seção

Traz informações organizadas em tópicos sobre o conteúdo apreendido ao longo da etapa.

  • p. 119 (Volume 4)

Etapa 5: Núcleo de estudos e pesquisas

Fechar seção

Nessa etapa, aborda-se a iniciação científica no Ensino Médio com vistas a aproximar os estudantes das práticas de produção e socialização de ciência. As metodologias de pesquisa social – relacionadas à Educação Física, às linguagens da Arte (teatro, dança, artes visuais e música), à Literatura e à Linguística – são abordadas em cada volume da coleção. Entretanto, a definição dos temas específicos de pesquisa fica a cargo dos estudantes, sob a orientação do professor. Isso porque o tema de pesquisa precisa ser fruto de um genuíno interesse por parte dos estudantes e da comunidade escolar. A etapa divide o trabalho em Questionando, Contextualizando, Qual é o problema científico?, Construindo o referencial, Conhecendo a metodologia, Analisando dados, Tecendo conclusões, Escrevendo uma monografia (o gênero varia), Avaliando e Traçando o mapa.

  • p. 122-143 (Volume 6)

Etapa 6: Incubadora

Fechar seção

Etapa fornece orientações para o desenvolvimento de determinado produto, técnica ou tecnologia (plataformas digitais, canais de comunicação, páginas eletrônicas/sites, projetos de intervenção, projetos culturais, protótipos, etc.) a título de produção final. Diferentes etapas do projeto são retomadas para a realização do trabalho. Para divulgar o produto final, além de outros elaborados nas etapas anteriores, os estudantes são convidados a realizar eventos, como mostras culturais, mostras científicas e festivais, entre outros, abertos à comunidade. Nessa etapa ainda, há a apresentação de um mapa final das aprendizagens construídas pelos estudantes, sinalizando conceitos e procedimentos apreendidos.

  • p. 144-157 (volume 3)

 

Enem e vestibulares

Fechar seção

Apresenta questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos mais variados vestibulares, para auxiliar os estudantes na avaliação de seus conhecimentos acerca da área de Linguagens e suas Tecnologias, ajudando-os a se preparar para os próximos passos de seus estudos.

  • p. 156-159

BOXES

Trocando ideias

Fechar box

Apresenta questões que incentivam o levantamento de hipóteses e sensibilizam os estudantes em relação aos conteúdos que serão estudados.

  • p. 32 (Volume 1)

Saiba mais

Fechar box

Expõe curiosidades e informações para ampliar as discussões sobre os temas apresentados.

  • p. 98 (Volume 1)

Para explorar

Fechar box

Apresenta a indicação de livros, músicas, sites, vídeos, entre outros, para auxiliar em pesquisas e ampliar o repertório dos estudantes.

  • p. 24 (Volume 1)

Dica de visitação

Fechar box

Por meio de perguntas, levanta a curiosidade dos estudantes para localizar e organizar visitações em museus, academias, teatros e outros lugares relacionados aos temas estudados com intuito de ampliar as vivências ao longo do aprendizado.

  • p. 89 (Volume 1)

Atividade

Fechar box

Propõe debates, experimentações e pesquisas, entre outras modalidades, sempre relacionados às temáticas discutidas, a fim de ampliar o repertório dos estudantes e colocá-los no centro do processo de ensino-aprendizagem.

  • p. 35 (Volume 1)

Portfólio

Fechar box

Aparece uma vez por volume e tem como objetivo explicar aos estudantes o que é o portfólio e para que serve.

  • p. 19 (Volume 1)

Glossário

Fechar box

Traz o significado de termos e palavras utilizados na coleção que podem ser desconhecidos pelos estudantes.

  • p. 36 (Volume 1)