ÁREA DO CONHECIMENTO
Ciências Humanas e Sociais aplicadas – Ser Protagonista

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Ensino Médio mudou e pede novas soluções para a formação integral dos estudantes. Conheça Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos nos caminhos para o futuro.

Totalmente de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra colabora para a educação integral do estudante, que vai muito além do conteúdo: desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural são trabalhados ao longo da obra. Com isso, são desenvolvidas competências gerais da educação básica e competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Exercitar a prática de pesquisa e a solução de problemas é essencial para a formação de alunos críticos e participativos na sociedade. Por isso, a coleção adota metodologias ativas, incentivando o uso do conhecimento para solucionar problemas complexos por meio de atividades de diálogo, reflexão, análise, investigação, elaboração de hipóteses e criação de planos de ação.

A seção Práticas de Pesquisa estimula o raciocínio científico. Assim, o estudante tem um material de apoio completo para desenvolver seu protagonismo e autonomia enquanto exercita múltiplas habilidades e competências.

Os temas dos projetos são atuais e interessantes para o aluno, valorizando as culturas juvenis e usando uma linguagem jovem e direta. Isso aumenta o interesse e o engajamento nas atividades e potencializa o aprendizado.

Com o apoio dessa obra, o estudante poderá refletir sobre seu papel como cidadão consciente e participativo, entender os desafios socioeconômicos, socioambientais e políticos que vivemos, aprendendo a aplicar seus conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a coleção ideal para preparar os jovens para os desafios da sociedade século XXI. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0202P21204

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0202P21204133 Cidadania e Ética
0202P21204134 Economia e Trabalho
0202P21204135 Política e Relações de Poder
0202P21204136 Território e Fronteira
0202P21204137 Sociedade e Cultura
0202P21204137 Sociedade e Cultura

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Pontos fortes

Contextos contemporâneos/temas de interesse do jovem

Para trabalhar temas atuais alinhados às necessidades e aos interesses dos jovens brasileiros, a coleção se amparou em metodologias ativas, com foco na resolução de problemas e no incentivo do protagonismo juvenil. Com isso, abriu-se um leque de possibilidades de contextos mobilizadores de aprendizagem em sintonia com os eixos temáticos pré-definidos de cada volume e com as múltiplas culturas juvenis. A escolha por contextos contemporâneos ainda reverberou positivamente nos tipos de atividades propostas, na amplitude de debates, no alcance comunitário das pesquisas e, principalmente, no cotidiano dos estudantes. O desenvolvimento desses contextos possibilita ainda incentivar os estudantes a buscar de forma autônoma os conhecimentos necessários para elaborar análises sobre os problemas apresentados nos volumes e ações concretas para tentar resolvê-los.

Volume 1: p. 32
Volume 2: p. 133
Volume 3: p. 93
Volume 4: p. 138
Volume 5: p. 136
Volume 6: p. 80

Seção Práticas de Pesquisa – A pesquisa tem papel central na coleção e envolve uma gama de metodologias e de procedimentos relacionados à Ciências Humanas e Sociais. As propostas de pesquisa colaboram ainda com o protagonismo juvenil ao estimular o desenvolvimento da pesquisa com etapas delimitadas, individuais e coletivas; a produção de material intelectual; o compartilhamento dos resultados e o desenvolvimento da investigação e do raciocínio científico.

Volume 1: p. 78-79
Volume 2: p. 44-45
Volume 3: p. 80-81
Volume 4: p. 114-115
Volume 5: p. 122-123
Volume 6: p. 148-149

Linguagem jovem – Os textos didáticos da coleção mobilizam diversas linguagens compostas por itens iconográficos e cartográficos, e enriquecidos cuidadosamente por organogramas e por textos citados de diferentes tipos (letras de canção, poesias, excertos de artigos acadêmicos, notícias, textos de divulgação científica, trechos de romances de segmentos diversos, entre outros) o que torna o material mais atrativo e adequado aos jovens de diversas regiões do Brasil.

Volume 1: p. 39
Volume 2: p. 32-33
Volume 3: p. 132
Volume 4: p. 20
Volume 5: p. 44-45
Volume 6: p. 50-51

Videotutoriais – Os audiovisuais disponibilizados permitem que o professor conheça de modo rápido e prático as características de cada volume da coleção, apresentando-lhe as principais orientações didáticas, a metodologia utilizada e os procedimentos específicos dos volumes da coleção.

Material digital do professor

 

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • 1ª edição

Composição da oferta

  • 6 Volumes impressos da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Material do professor digital, composto de seis videotutoriais (um para cada volume)
  • Livro do professor.
  • Número de páginas de cada volume

 

Volume Livro do aluno Livro do professor
1 160 256
2 160 256
3 160 256
4 160 256
5 160 256
6 160 256

6 Volumes

SM Educação

Editores responsáveis: Flávio Manzatto de Souza e Valéria Vaz

Flávio Manzatto de Souza

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Editor de livros didáticos.

Valéria Vaz

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editora de livros didáticos.

Cidadania e Ética

Neste volume, são mobilizados contextos contemporâneos que chamam a atenção dos estudantes para sua condição de cidadãos brasileiros. Ao longo das unidades propostas, os jovens vão analisar seus cotidianos e suas possibilidades de ação e refletir sobre eles, questionando quais são as ações éticas que cabem a um cidadão consciente e responsável. A construção da cidadania no Brasil e seus dilemas atuais são os principais contextos abordados.

Fechar Projeto

Cidadania e Ética

Economia e Trabalho

Neste volume, propõe-se o estudo das atividades econômicas e do mundo do trabalho no contexto do capitalismo e da globalização. Ao longo das unidades, os estudantes são motivados a refletir sobre a influência das novas tecnologias nas transformações pessoais, sociais e ambientais contemporâneas, com destaque às novas relações no mundo do trabalho. Desse modo, espera-se contribuir para que os jovens possam desenvolver um olhar crítico sobre as questões sociais, econômicas e ambientais da contemporaneidade.

Fechar Projeto

Economia e Trabalho

Política e Relações de Poder

Neste volume, são estudados contextos políticos atuais, por meio da abordagem de diferentes projetos políticos, os processos de formação dos Estados e as contradições dessa instituição, com foco no Brasil. Os objetivos principais são incentivar os estudantes a perceber as relações de poder em diferentes níveis sociais e destacar os impactos do governo no cotidiano. Espera-se, assim, que os jovens se sintam incentivados a participar de modo ativo da vida política.

Fechar Projeto

Política e Relações de Poder

Território e Fronteira

Neste volume, o foco de estudos são os conteúdos e assuntos relativos às categorias território e fronteira. Ao longo das atividades e textos propostos nas unidades, espera-se contribuir para que o jovem reconheça, de modo consciente e crítico, as diversas fronteiras existentes em nossa sociedade (físicas, sociais, culturais, econômicas) e suas implicações no cotidiano. Os fluxos de imigrantes são exemplos abordados com atenção no volume, pois contribuem à compreensão das atuais dinâmicas populacionais e migratórias.

Fechar Projeto

Território e Fronteira

Sociedade e Cultura

Neste volume, o foco está na compreensão das relações que compõem a sociedade e a cultura. As atividades distribuídas ao longo do volume, principalmente as pesquisas, propiciam estudar as relações sociais entre os indivíduos e o modo como os poderes se configuram e atuam nas diferentes instâncias da vida cotidiana. Nesse contexto, valoriza-se tanto a diversidade de manifestações culturais decorrentes desses processos como a análise das desigualdades econômicas e dos problemas ambientais contemporâneos.

Fechar Projeto

Sociedade e Cultura

Conhecimento Científico e Tecnologias

Neste volume, são apresentados contextos que favorecem o diálogo sobre a construção dos conhecimentos científicos em diferentes sociedades e as relações desses conhecimentos com o desenvolvimento tecnológico. Esse diálogo é permeado pelos principais debates éticos acerca das ciências e das tecnologias, de modo que os jovens possam refletir sobre as possibilidades de ação, coletivas e individuais, diante dos dilemas contemporâneos selecionados.

Fechar Projeto

Conhecimento Científico e Tecnologias

SEÇÕES

Abertura de unidade

Fechar seção

Disponibilizada em página dupla, a abertura traz uma imagem de impacto, incentivando o interesse dos estudantes e sugerindo pistas sobre os diálogos propostos na unidade em questão. A abertura possui ainda uma lista com as principais competências e habilidades trabalhadas ao longo dos capítulos; e questões para iniciar os debates.

  • Volume 1: p. 44-45
  • Volume 2: p. 116-117
  • Volume 3: p. 46 e 47
  • Volume 4: p. 10-11
  • Volume 5: p. 10-11
  • Volume 6: p. 44-45

Abertura de capítulo

Fechar seção

Marca o início da abordagem dos contextos que serão trabalhados no capítulo. O texto didático é acompanhado de outros itens gráficos, como imagens, tabelas, mapas, notícias, poesias, letras de música, entre outras possibilidades. Há, ainda, um conjunto de questões que chamam a atenção dos estudantes para os assuntos abordados e, também, para a investigação inicial sobre aspectos relacionados à comunidade onde vivem.

  • Volume 1: p. 100-101
  • Volume 2: p. 112-113
  • Volume 3: p. 110-111
  • Volume 4: p. 72-73
  • Volume 5: p. 110-11
  • Volume 6: p. 72-73

Ampliando

Fechar seção

Aborda textos científicos ou de circulação social relacionados com os temas do capítulo e da unidade. As atividades propostas na seção buscam ampliar as possibilidades de leitura suscitadas pelos textos apresentados.

  • Volume 1: p. 56-57
  • Volume 2: p.139
  • Volume 3: p. 134-135
  • Volume 4: p. 88-89
  • Volume 5: p. 59
  • Volume 6: p. 32-33

Práticas de texto

Fechar seção

Apresenta e analisa um gênero textual relacionado aos assuntos da unidade em questão e propõe também a elaboração de diferentes gêneros (escritos, orais, digitais), com o intuito de capacitar a construção de argumentos, conclusões e opiniões de maneira qualificada e com respeito às colocações dos outros. A seção pode contar com um texto introdutório que contextualiza o gênero ou a linguagem em questão.

  • Volume 1: p. 113
  • Volume 2: p. 80-81
  • Volume 3: p. 78-79
  • Volume 4: p. 112-113
  • Volume 5: p. 146-147
  • Volume 6: p. 100-101

Práticas de pesquisa

Fechar seção

Propõe atividades de caráter investigativo, voltadas à aplicação organizada e orientada de metodologias e procedimentos de pesquisa com o objetivo de aprimorar a investigação e o raciocínio científico. Além disso, sistematiza o compartilhamento dos resultados de modo a favorecer o desenvolvimento das formas de apresentação e a comunicação das investigações e de suas conclusões. A seção está estruturada em etapas: “Para começar” (contextualização da proposta); “O problema” (questão a ser investigada); “A investigação” (indicação da prática de pesquisa); “Procedimentos” (texto instrucional sobre como realizar a atividade); “Questões para discussão” (indagações relacionadas ao modo como a atividade foi realizada e como os resultados foram obtidos); e “Comunicação dos resultados” (orientação a respeito do compartilhamento do conhecimento produzido).

  • Volume 1: p. 78-79
  • Volume 2: p. 44-45
  • Volume 3: p. 80-81
  • Volume 4: p. 114-115
  • Volume 5: p. 122-123
  • Volume 6: p. 148-149

Competências e habilidades desenvolvidas na obra

Fechar seção

Ao final de cada volume, são disponibilizadas as descrições das competências específicas e das habilidades trabalhadas em cada unidade.

  • Volume 1: p. 150-157
  • Volume 2: p. 150-157
  • Volume 3: p. 150-157
  • Volume 4: p. 150-157
  • Volume 5: p. 150-157
  • Volume 6: p. 150-157

Bibliografia comentada

Fechar seção

Para ampliar as possibilidades de pesquisa e aprofundamento dos estudantes em relação às bases de referência utilizadas na elaboração dos materiais oferecidos, é disponibilizada a bibliografia comentada de cada volume.

  • Volume 1: p. 158-159
  • Volume 2: p. 158-159
  • Volume 3: p. 158-159
  • Volume 4: p. 158-159
  • Volume 5: p. 158-159
  • Volume 6: p. 158-159

BOXES

Ação e cidadania

Fechar box

Promove o diálogo sobre as atitudes cidadãs, valorizando exemplos atitudinais relacionados ao tema estudado que promovam melhorias socioeconômicas, ambientais e culturais, entre outras.

  • Volume 1: p. 72
  • Volume 2: p. 134
  • Volume 3: p. 16
  • Volume 4: p. 23
  • Volume 5: p. 108
  • Volume 6: p. 132

Para explorar

Fechar box

Sugere materiais que extrapolam o livro, ampliando as possibilidades dos estudantes de aprofundar o tema proposto. São indicados livros, sites, filmes, músicas, etc.

  • Volume 1: p. 36
  • Volume 2: p. 93
  • Volume 3: p. 55
  • Volume 4: p. 67
  • Volume 5: p. 66
  • Volume 6: p. 55

Interação

Fechar box

Por meio de atividades, proporciona um momento de análise do tema abordado, chamando a atenção, sempre que possível, dos estudantes para as relações entre suas vidas e o tema abordado.

  • Volume 1: p. 130
  • Volume 2: p. 136
  • Volume 3: p. 104
  • Volume 4: p. 102
  • Volume 5: p. 84
  • Volume 6: p. 15

Reflexão

Fechar box

Traz ampliações sobre o tema abordado, sempre acompanhadas de questões que incentivam os estudantes a retomar os conteúdos e a refletir sobre eles.

  • Volume 1: p. 25
  • Volume 2: p. 55
  • Volume 3: p. 106
  • Volume 4: p. 122
  • Volume 5: p. 65
  • Volume 6: p. 35

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0202P21204

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0202P21204133 Cidadania e Ética
0202P21204134 Economia e Trabalho
0202P21204135 Política e Relações de Poder
0202P21204136 Território e Fronteira
0202P21204137 Sociedade e Cultura
0202P21204137 Sociedade e Cultura

O Ensino Médio mudou e pede novas soluções para a formação integral dos estudantes. Conheça Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos nos caminhos para o futuro.

Totalmente de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra colabora para a educação integral do estudante, que vai muito além do conteúdo: desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural são trabalhados ao longo da obra. Com isso, são desenvolvidas competências gerais da educação básica e competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Exercitar a prática de pesquisa e a solução de problemas é essencial para a formação de alunos críticos e participativos na sociedade. Por isso, a coleção adota metodologias ativas, incentivando o uso do conhecimento para solucionar problemas complexos por meio de atividades de diálogo, reflexão, análise, investigação, elaboração de hipóteses e criação de planos de ação.

A seção Práticas de Pesquisa estimula o raciocínio científico. Assim, o estudante tem um material de apoio completo para desenvolver seu protagonismo e autonomia enquanto exercita múltiplas habilidades e competências.

Os temas dos projetos são atuais e interessantes para o aluno, valorizando as culturas juvenis e usando uma linguagem jovem e direta. Isso aumenta o interesse e o engajamento nas atividades e potencializa o aprendizado.

Com o apoio dessa obra, o estudante poderá refletir sobre seu papel como cidadão consciente e participativo, entender os desafios socioeconômicos, socioambientais e políticos que vivemos, aprendendo a aplicar seus conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a coleção ideal para preparar os jovens para os desafios da sociedade século XXI. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Pontos fortes

Contextos contemporâneos/temas de interesse do jovem

Para trabalhar temas atuais alinhados às necessidades e aos interesses dos jovens brasileiros, a coleção se amparou em metodologias ativas, com foco na resolução de problemas e no incentivo do protagonismo juvenil. Com isso, abriu-se um leque de possibilidades de contextos mobilizadores de aprendizagem em sintonia com os eixos temáticos pré-definidos de cada volume e com as múltiplas culturas juvenis. A escolha por contextos contemporâneos ainda reverberou positivamente nos tipos de atividades propostas, na amplitude de debates, no alcance comunitário das pesquisas e, principalmente, no cotidiano dos estudantes. O desenvolvimento desses contextos possibilita ainda incentivar os estudantes a buscar de forma autônoma os conhecimentos necessários para elaborar análises sobre os problemas apresentados nos volumes e ações concretas para tentar resolvê-los.

Volume 1: p. 32
Volume 2: p. 133
Volume 3: p. 93
Volume 4: p. 138
Volume 5: p. 136
Volume 6: p. 80

Seção Práticas de Pesquisa – A pesquisa tem papel central na coleção e envolve uma gama de metodologias e de procedimentos relacionados à Ciências Humanas e Sociais. As propostas de pesquisa colaboram ainda com o protagonismo juvenil ao estimular o desenvolvimento da pesquisa com etapas delimitadas, individuais e coletivas; a produção de material intelectual; o compartilhamento dos resultados e o desenvolvimento da investigação e do raciocínio científico.

Volume 1: p. 78-79
Volume 2: p. 44-45
Volume 3: p. 80-81
Volume 4: p. 114-115
Volume 5: p. 122-123
Volume 6: p. 148-149

Linguagem jovem – Os textos didáticos da coleção mobilizam diversas linguagens compostas por itens iconográficos e cartográficos, e enriquecidos cuidadosamente por organogramas e por textos citados de diferentes tipos (letras de canção, poesias, excertos de artigos acadêmicos, notícias, textos de divulgação científica, trechos de romances de segmentos diversos, entre outros) o que torna o material mais atrativo e adequado aos jovens de diversas regiões do Brasil.

Volume 1: p. 39
Volume 2: p. 32-33
Volume 3: p. 132
Volume 4: p. 20
Volume 5: p. 44-45
Volume 6: p. 50-51

Videotutoriais – Os audiovisuais disponibilizados permitem que o professor conheça de modo rápido e prático as características de cada volume da coleção, apresentando-lhe as principais orientações didáticas, a metodologia utilizada e os procedimentos específicos dos volumes da coleção.

Material digital do professor

 

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da obra: Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • 1ª edição

Composição da oferta

  • 6 Volumes impressos da obra Ser Protagonista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Material do professor digital, composto de seis videotutoriais (um para cada volume)
  • Livro do professor.
  • Número de páginas de cada volume

 

Volume Livro do aluno Livro do professor
1 160 256
2 160 256
3 160 256
4 160 256
5 160 256
6 160 256

6 Volumes

SM Educação

Editores responsáveis: Flávio Manzatto de Souza e Valéria Vaz

Flávio Manzatto de Souza

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Editor de livros didáticos.

Valéria Vaz

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Especialista em Linguagens Visuais e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).

Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Editora de livros didáticos.

Cidadania e Ética

Neste volume, são mobilizados contextos contemporâneos que chamam a atenção dos estudantes para sua condição de cidadãos brasileiros. Ao longo das unidades propostas, os jovens vão analisar seus cotidianos e suas possibilidades de ação e refletir sobre eles, questionando quais são as ações éticas que cabem a um cidadão consciente e responsável. A construção da cidadania no Brasil e seus dilemas atuais são os principais contextos abordados.

Fechar Projeto

Cidadania e Ética

Economia e Trabalho

Neste volume, propõe-se o estudo das atividades econômicas e do mundo do trabalho no contexto do capitalismo e da globalização. Ao longo das unidades, os estudantes são motivados a refletir sobre a influência das novas tecnologias nas transformações pessoais, sociais e ambientais contemporâneas, com destaque às novas relações no mundo do trabalho. Desse modo, espera-se contribuir para que os jovens possam desenvolver um olhar crítico sobre as questões sociais, econômicas e ambientais da contemporaneidade.

Fechar Projeto

Economia e Trabalho

Política e Relações de Poder

Neste volume, são estudados contextos políticos atuais, por meio da abordagem de diferentes projetos políticos, os processos de formação dos Estados e as contradições dessa instituição, com foco no Brasil. Os objetivos principais são incentivar os estudantes a perceber as relações de poder em diferentes níveis sociais e destacar os impactos do governo no cotidiano. Espera-se, assim, que os jovens se sintam incentivados a participar de modo ativo da vida política.

Fechar Projeto

Política e Relações de Poder

Território e Fronteira

Neste volume, o foco de estudos são os conteúdos e assuntos relativos às categorias território e fronteira. Ao longo das atividades e textos propostos nas unidades, espera-se contribuir para que o jovem reconheça, de modo consciente e crítico, as diversas fronteiras existentes em nossa sociedade (físicas, sociais, culturais, econômicas) e suas implicações no cotidiano. Os fluxos de imigrantes são exemplos abordados com atenção no volume, pois contribuem à compreensão das atuais dinâmicas populacionais e migratórias.

Fechar Projeto

Território e Fronteira

Sociedade e Cultura

Neste volume, o foco está na compreensão das relações que compõem a sociedade e a cultura. As atividades distribuídas ao longo do volume, principalmente as pesquisas, propiciam estudar as relações sociais entre os indivíduos e o modo como os poderes se configuram e atuam nas diferentes instâncias da vida cotidiana. Nesse contexto, valoriza-se tanto a diversidade de manifestações culturais decorrentes desses processos como a análise das desigualdades econômicas e dos problemas ambientais contemporâneos.

Fechar Projeto

Sociedade e Cultura

Conhecimento Científico e Tecnologias

Neste volume, são apresentados contextos que favorecem o diálogo sobre a construção dos conhecimentos científicos em diferentes sociedades e as relações desses conhecimentos com o desenvolvimento tecnológico. Esse diálogo é permeado pelos principais debates éticos acerca das ciências e das tecnologias, de modo que os jovens possam refletir sobre as possibilidades de ação, coletivas e individuais, diante dos dilemas contemporâneos selecionados.

Fechar Projeto

Conhecimento Científico e Tecnologias

SEÇÕES

Abertura de unidade

Fechar seção

Disponibilizada em página dupla, a abertura traz uma imagem de impacto, incentivando o interesse dos estudantes e sugerindo pistas sobre os diálogos propostos na unidade em questão. A abertura possui ainda uma lista com as principais competências e habilidades trabalhadas ao longo dos capítulos; e questões para iniciar os debates.

  • Volume 1: p. 44-45
  • Volume 2: p. 116-117
  • Volume 3: p. 46 e 47
  • Volume 4: p. 10-11
  • Volume 5: p. 10-11
  • Volume 6: p. 44-45

Abertura de capítulo

Fechar seção

Marca o início da abordagem dos contextos que serão trabalhados no capítulo. O texto didático é acompanhado de outros itens gráficos, como imagens, tabelas, mapas, notícias, poesias, letras de música, entre outras possibilidades. Há, ainda, um conjunto de questões que chamam a atenção dos estudantes para os assuntos abordados e, também, para a investigação inicial sobre aspectos relacionados à comunidade onde vivem.

  • Volume 1: p. 100-101
  • Volume 2: p. 112-113
  • Volume 3: p. 110-111
  • Volume 4: p. 72-73
  • Volume 5: p. 110-11
  • Volume 6: p. 72-73

Ampliando

Fechar seção

Aborda textos científicos ou de circulação social relacionados com os temas do capítulo e da unidade. As atividades propostas na seção buscam ampliar as possibilidades de leitura suscitadas pelos textos apresentados.

  • Volume 1: p. 56-57
  • Volume 2: p.139
  • Volume 3: p. 134-135
  • Volume 4: p. 88-89
  • Volume 5: p. 59
  • Volume 6: p. 32-33

Práticas de texto

Fechar seção

Apresenta e analisa um gênero textual relacionado aos assuntos da unidade em questão e propõe também a elaboração de diferentes gêneros (escritos, orais, digitais), com o intuito de capacitar a construção de argumentos, conclusões e opiniões de maneira qualificada e com respeito às colocações dos outros. A seção pode contar com um texto introdutório que contextualiza o gênero ou a linguagem em questão.

  • Volume 1: p. 113
  • Volume 2: p. 80-81
  • Volume 3: p. 78-79
  • Volume 4: p. 112-113
  • Volume 5: p. 146-147
  • Volume 6: p. 100-101

Práticas de pesquisa

Fechar seção

Propõe atividades de caráter investigativo, voltadas à aplicação organizada e orientada de metodologias e procedimentos de pesquisa com o objetivo de aprimorar a investigação e o raciocínio científico. Além disso, sistematiza o compartilhamento dos resultados de modo a favorecer o desenvolvimento das formas de apresentação e a comunicação das investigações e de suas conclusões. A seção está estruturada em etapas: “Para começar” (contextualização da proposta); “O problema” (questão a ser investigada); “A investigação” (indicação da prática de pesquisa); “Procedimentos” (texto instrucional sobre como realizar a atividade); “Questões para discussão” (indagações relacionadas ao modo como a atividade foi realizada e como os resultados foram obtidos); e “Comunicação dos resultados” (orientação a respeito do compartilhamento do conhecimento produzido).

  • Volume 1: p. 78-79
  • Volume 2: p. 44-45
  • Volume 3: p. 80-81
  • Volume 4: p. 114-115
  • Volume 5: p. 122-123
  • Volume 6: p. 148-149

Competências e habilidades desenvolvidas na obra

Fechar seção

Ao final de cada volume, são disponibilizadas as descrições das competências específicas e das habilidades trabalhadas em cada unidade.

  • Volume 1: p. 150-157
  • Volume 2: p. 150-157
  • Volume 3: p. 150-157
  • Volume 4: p. 150-157
  • Volume 5: p. 150-157
  • Volume 6: p. 150-157

Bibliografia comentada

Fechar seção

Para ampliar as possibilidades de pesquisa e aprofundamento dos estudantes em relação às bases de referência utilizadas na elaboração dos materiais oferecidos, é disponibilizada a bibliografia comentada de cada volume.

  • Volume 1: p. 158-159
  • Volume 2: p. 158-159
  • Volume 3: p. 158-159
  • Volume 4: p. 158-159
  • Volume 5: p. 158-159
  • Volume 6: p. 158-159

BOXES

Ação e cidadania

Fechar box

Promove o diálogo sobre as atitudes cidadãs, valorizando exemplos atitudinais relacionados ao tema estudado que promovam melhorias socioeconômicas, ambientais e culturais, entre outras.

  • Volume 1: p. 72
  • Volume 2: p. 134
  • Volume 3: p. 16
  • Volume 4: p. 23
  • Volume 5: p. 108
  • Volume 6: p. 132

Para explorar

Fechar box

Sugere materiais que extrapolam o livro, ampliando as possibilidades dos estudantes de aprofundar o tema proposto. São indicados livros, sites, filmes, músicas, etc.

  • Volume 1: p. 36
  • Volume 2: p. 93
  • Volume 3: p. 55
  • Volume 4: p. 67
  • Volume 5: p. 66
  • Volume 6: p. 55

Interação

Fechar box

Por meio de atividades, proporciona um momento de análise do tema abordado, chamando a atenção, sempre que possível, dos estudantes para as relações entre suas vidas e o tema abordado.

  • Volume 1: p. 130
  • Volume 2: p. 136
  • Volume 3: p. 104
  • Volume 4: p. 102
  • Volume 5: p. 84
  • Volume 6: p. 15

Reflexão

Fechar box

Traz ampliações sobre o tema abordado, sempre acompanhadas de questões que incentivam os estudantes a retomar os conteúdos e a refletir sobre eles.

  • Volume 1: p. 25
  • Volume 2: p. 55
  • Volume 3: p. 106
  • Volume 4: p. 122
  • Volume 5: p. 65
  • Volume 6: p. 35