ÁREA DO CONHECIMENTO
Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ser Protagonista

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.

Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.

Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.

A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0201P21203

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0201P21203133 Composição e Estrutura dos Corpos
0201P21203134 Matéria e Transformações
0201P21203135 Energia e Transformações
0201P21203136 Evolução, Tempo e Espaço
0201P21203137 Ambiente e Ser Humano
0201P21203138 Vida, Saúde e Genética

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

  • Equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico.
    • Seção Práticas de Ciências (volume Energia e transformações; p. 26).
    • Seção Ciência tem história (volume Matéria e transformações; p. 151).
    • Seção Ciência, tecnologia e sociedade (Volume Matéria e transformações; p. 151).
  • Desenvolvimento de projetos relevantes para os alunos e para a comunidade.
  • Trabalho com a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional.
    • Seção Estudo de Caso (volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75).
    • Seção Pensando Ciências (volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105).
  • Preparação para exames de larga escala / Enem.
    • Seção Atividades (Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85).
    • Seção Questões Globais (livro do estudante – Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159).
  • Alinhada ao Novo Ensino Médio.
  • Conteúdos de Ciências da Natureza integrados de forma organizada, simples e direta.

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Primeira edição

Composição da oferta

  • Seis volumes impressos.
  • Seis manuais para o professor (um para cada volume).
  • Seis videotutoriais para o professor, cada um correspondente a um volume.
  • Número de páginas de cada volume
Volume Livro do aluno Livro do professor
Composição e estrutura dos corpos 160 256
Matéria e transformações 160 248
Energia e transformações 160 264
Evolução, tempo e espaço 160 232
Ambiente e ser humano 160 256
Vida, saúde e genética 160 248

Ana Fukui

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Mestra em Ciências – Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).

Licenciada em Física pela USP.

Atuou como professora de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em projetos de formação de professores.

Pesquisadora em Comunicação da Ciência.

Ana Luiza P. Nery

Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Ciências pela USP.

Professora no Ensino Médio.

Elisa Garcia Carvalho

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto.

Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto.

Doutora em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Jaboticabal.

João Batista Aguilar

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências pelo IB – USP.

Professor no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos.

Madson Molina

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Professor de Física em escolas da rede particular de ensino.

Rodrigo Marchiori Liegel

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ciências pelo IB – USP.

Professor no Ensino Médio.

Venerando Santiago de Oliveira (Venê)

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professor de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em curso pré-vestibular.

Pesquisador em novas metodologias e mídias para o Ensino de Física.

Autor de diversos materiais em divulgação científica e Ensino de Física.

Coordenador e apresentador de canal de Ensino de Física em plataforma de compartilhamento de vídeos e em redes sociais.

Vera Lucia Mitiko Aoki

Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Professora no Ensino Médio.

Composição e Estrutura dos Corpos

O volume aborda a matéria em suas variadas formas, em conteúdos como: propriedades dos materiais e suas aplicações; átomos e modelos atômicos, física quântica e física nuclear; ligações químicas e relações entre massas de átomos e de moléculas; química orgânica, células e tecidos. Também traz projeto em que os alunos têm de criar um portal on-line para divulgação científica.

Fechar Projeto

Composição e Estrutura dos Corpos

Matéria e Transformações

Aborda a matéria e suas transformações, em conteúdos como: equações químicas e cálculo estequiométrico; reações químicas na natureza e no sistema produtivo; reações de oxirredução e metabolismo celular; equilíbrio químico, em especial equilíbrio ácido-base. Também traz projeto em que os alunos têm de fazer um manual para identificação, uso e armazenagem de produtos de limpeza doméstica

Fechar Projeto

Matéria e Transformações

Energia e Transformações

O volume aborda a energia e suas transformações, em conteúdos como: energia e trabalho, torque, impulso e colisões; eletricidade e magnetismo, produção e consumo de energia elétrica; sistemas térmicos, leis da termodinâmica. Também traz projeto em que os alunos têm de pesquisar sistemas de aquecimento de água usando energia solar e construir um protótipo de coletor solar.

Fechar Projeto

Energia e Transformações

Evolução, Tempo e Espaço

Aborda a evolução, o tempo e o espaço, em conteúdos como: cinemática escalar, forças e leis de Newton, gravitação; estrelas, teoria da relatividade, Modelo-Padrão do Universo; evolução da Terra, origem da vida, evolução, taxonomia e sistemática. O volume também traz projeto em que os alunos têm de elaborar uma série de vídeos sobre fake news relacionadas a temas científicos.

Fechar Projeto

Evolução, Tempo e Espaço

Ambiente e Ser Humano

O volume aborda os ambientes e os seres vivos, especialmente o ser humano, em conteúdos como: ecologia e ecossistemas; ciclos biogeoquímicos e funções químicas orgânicas e inorgânicas; ecossistemas brasileiros, impactos ambientais, conservação ambiental e sustentabilidade. Também traz projeto em que os alunos têm de criar jogos de temática socioambiental, como forma de conscientização.

Fechar Projeto

Ambiente e Ser Humano

Vida, Saúde e Genética

Aborda a vida, a saúde e a genética, em conteúdos como: seres vivos em suas formas e funções de nutrição, excreção, circulação, trocas gasosas, coordenação e percepção dos ambientes; saúde individual e coletiva, saúde e tecnologia; hereditariedade e biotecnologia. O volume também traz projeto em que os alunos têm de produzir uma série de podcasts sobre temas relacionados à saúde.

Fechar Projeto

Vida, Saúde e Genética

Estrutura

Esta coleção está organizada em seis volumes autocontidos. Isso significa que cada volume pode ser utilizado de forma autônoma e que, portanto, não há uma sequência predeterminada para o uso dos seis volumes. Cada volume traz um projeto e três unidades; as unidades são formadas por um número variável de capítulos.

PROJETOS

Projeto

Fechar seção

A obra apresenta um projeto no início de cada volume. Nele, os estudantes desenvolvem um produto relevante para a comunidade, como um portal on-line de Ciências, um manual sobre produtos químicos domésticos, um aquecedor solar, vídeos de combate às fake news, jogos com temática socioambiental e um podcast sobre saúde. A realização de um projeto é um dos principais momentos de protagonismo do aluno. Sua estrutura (Preparação, Desenvolvimento, Conclusão) reflete o desenvolvimento do pensamento computacional. A ideia é que o projeto seja desenvolvido ao longo da utilização do volume a que se refere.

  • Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 10 a 14
  •  Volume Vida, saúde e genética; p. 10 a 14

Unidades e capítulos

As unidades iniciam com a abertura de unidade. Cada capítulo da unidade apresenta um número variável de páginas de conteúdo (texto principal, boxes e seções), com base na especificidade de cada tema.

SEÇÕES

Abertura da unidade

Fechar seção

Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.

  • Volume Vida, saúde e genética; p. 78 e 79
  •  Volume Matéria e transformações; p. 74 e 75

Abertura de capítulo

Fechar seção

Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.

  • Volume Matéria e transformações; p. 88

Práticas de Ciências

Fechar seção

Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.

  • Volume Energia e transformações; p. 26
  •  Volume Matéria e transformações; p. 147

Ciência, tecnologia e sociedade

Fechar seção

Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.

• Volume Matéria e transformações; p. 151

Ciência tem história

Fechar seção

Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58

Atividades

Fechar seção

Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85

Estudo de caso*

Fechar seção

Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75

Pensando Ciências*

Fechar seção

Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105

Questões globais*

Fechar seção

Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.

• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159

Bibliografia comentada

Fechar seção

Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 160

 

* Cada final de unidade traz uma seção Estudo de caso ou uma seção Pensando Ciências. Questões globais está presente em todo fechamento de unidade.

BOXES

De olho no conceito

Fechar box

Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143

Ciência se discute

Fechar box

Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Energia e transformações; p. 71

Ação e cidadania

Fechar box

Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Ambiente e ser humano; p. 144

Roteiro

Fechar box

Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.

• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98

Ampliação

Fechar box

Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.

• Volume Energia e transformações; p. 121

Para explorar

Fechar box

Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 17

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

0201P21203

LIVROS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO

0201P21203133 Composição e Estrutura dos Corpos
0201P21203134 Matéria e Transformações
0201P21203135 Energia e Transformações
0201P21203136 Evolução, Tempo e Espaço
0201P21203137 Ambiente e Ser Humano
0201P21203138 Vida, Saúde e Genética

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.

Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.

Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.

A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI. Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

  • Equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico.
    • Seção Práticas de Ciências (volume Energia e transformações; p. 26).
    • Seção Ciência tem história (volume Matéria e transformações; p. 151).
    • Seção Ciência, tecnologia e sociedade (Volume Matéria e transformações; p. 151).
  • Desenvolvimento de projetos relevantes para os alunos e para a comunidade.
  • Trabalho com a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional.
    • Seção Estudo de Caso (volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75).
    • Seção Pensando Ciências (volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105).
  • Preparação para exames de larga escala / Enem.
    • Seção Atividades (Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85).
    • Seção Questões Globais (livro do estudante – Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159).
  • Alinhada ao Novo Ensino Médio.
  • Conteúdos de Ciências da Natureza integrados de forma organizada, simples e direta.

DADOS TÉCNICOS, AUTORES, ESTRUTURA DAS UNIDADES/CAPÍTULOS

  • Título da coleção: Ser Protagonista Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Primeira edição

Composição da oferta

  • Seis volumes impressos.
  • Seis manuais para o professor (um para cada volume).
  • Seis videotutoriais para o professor, cada um correspondente a um volume.
  • Número de páginas de cada volume
Volume Livro do aluno Livro do professor
Composição e estrutura dos corpos 160 256
Matéria e transformações 160 248
Energia e transformações 160 264
Evolução, tempo e espaço 160 232
Ambiente e ser humano 160 256
Vida, saúde e genética 160 248

Ana Fukui

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Mestra em Ciências – Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).

Licenciada em Física pela USP.

Atuou como professora de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em projetos de formação de professores.

Pesquisadora em Comunicação da Ciência.

Ana Luiza P. Nery

Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Ciências pela USP.

Professora no Ensino Médio.

Elisa Garcia Carvalho

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto.

Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto.

Doutora em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Jaboticabal.

João Batista Aguilar

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências pelo IB – USP.

Professor no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos.

Madson Molina

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Professor de Física em escolas da rede particular de ensino.

Rodrigo Marchiori Liegel

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Ciências pelo IB – USP.

Professor no Ensino Médio.

Venerando Santiago de Oliveira (Venê)

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professor de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em curso pré-vestibular.

Pesquisador em novas metodologias e mídias para o Ensino de Física.

Autor de diversos materiais em divulgação científica e Ensino de Física.

Coordenador e apresentador de canal de Ensino de Física em plataforma de compartilhamento de vídeos e em redes sociais.

Vera Lucia Mitiko Aoki

Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Professora no Ensino Médio.

Composição e Estrutura dos Corpos

O volume aborda a matéria em suas variadas formas, em conteúdos como: propriedades dos materiais e suas aplicações; átomos e modelos atômicos, física quântica e física nuclear; ligações químicas e relações entre massas de átomos e de moléculas; química orgânica, células e tecidos. Também traz projeto em que os alunos têm de criar um portal on-line para divulgação científica.

Fechar Projeto

Composição e Estrutura dos Corpos

Matéria e Transformações

Aborda a matéria e suas transformações, em conteúdos como: equações químicas e cálculo estequiométrico; reações químicas na natureza e no sistema produtivo; reações de oxirredução e metabolismo celular; equilíbrio químico, em especial equilíbrio ácido-base. Também traz projeto em que os alunos têm de fazer um manual para identificação, uso e armazenagem de produtos de limpeza doméstica

Fechar Projeto

Matéria e Transformações

Energia e Transformações

O volume aborda a energia e suas transformações, em conteúdos como: energia e trabalho, torque, impulso e colisões; eletricidade e magnetismo, produção e consumo de energia elétrica; sistemas térmicos, leis da termodinâmica. Também traz projeto em que os alunos têm de pesquisar sistemas de aquecimento de água usando energia solar e construir um protótipo de coletor solar.

Fechar Projeto

Energia e Transformações

Evolução, Tempo e Espaço

Aborda a evolução, o tempo e o espaço, em conteúdos como: cinemática escalar, forças e leis de Newton, gravitação; estrelas, teoria da relatividade, Modelo-Padrão do Universo; evolução da Terra, origem da vida, evolução, taxonomia e sistemática. O volume também traz projeto em que os alunos têm de elaborar uma série de vídeos sobre fake news relacionadas a temas científicos.

Fechar Projeto

Evolução, Tempo e Espaço

Ambiente e Ser Humano

O volume aborda os ambientes e os seres vivos, especialmente o ser humano, em conteúdos como: ecologia e ecossistemas; ciclos biogeoquímicos e funções químicas orgânicas e inorgânicas; ecossistemas brasileiros, impactos ambientais, conservação ambiental e sustentabilidade. Também traz projeto em que os alunos têm de criar jogos de temática socioambiental, como forma de conscientização.

Fechar Projeto

Ambiente e Ser Humano

Vida, Saúde e Genética

Aborda a vida, a saúde e a genética, em conteúdos como: seres vivos em suas formas e funções de nutrição, excreção, circulação, trocas gasosas, coordenação e percepção dos ambientes; saúde individual e coletiva, saúde e tecnologia; hereditariedade e biotecnologia. O volume também traz projeto em que os alunos têm de produzir uma série de podcasts sobre temas relacionados à saúde.

Fechar Projeto

Vida, Saúde e Genética

SEÇÕES

Abertura da unidade

Fechar seção

Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.

  • Volume Vida, saúde e genética; p. 78 e 79
  •  Volume Matéria e transformações; p. 74 e 75

Abertura de capítulo

Fechar seção

Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.

  • Volume Matéria e transformações; p. 88

Práticas de Ciências

Fechar seção

Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.

  • Volume Energia e transformações; p. 26
  •  Volume Matéria e transformações; p. 147

Ciência, tecnologia e sociedade

Fechar seção

Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.

• Volume Matéria e transformações; p. 151

Ciência tem história

Fechar seção

Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58

Atividades

Fechar seção

Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85

Estudo de caso*

Fechar seção

Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75

Pensando Ciências*

Fechar seção

Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105

Questões globais*

Fechar seção

Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.

• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159

Bibliografia comentada

Fechar seção

Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 160

 

* Cada final de unidade traz uma seção Estudo de caso ou uma seção Pensando Ciências. Questões globais está presente em todo fechamento de unidade.

BOXES

De olho no conceito

Fechar box

Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143

Ciência se discute

Fechar box

Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Energia e transformações; p. 71

Ação e cidadania

Fechar box

Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Ambiente e ser humano; p. 144

Roteiro

Fechar box

Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.

• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98

Ampliação

Fechar box

Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.

• Volume Energia e transformações; p. 121

Para explorar

Fechar box

Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 17